1. BÔNUS 1
1.1. MODELAGEM
1.1.1. Conceito da Arte de Modelar
1.1.1.1. 1 - Me conte o que é mais fácil, descobrir QUAL é o caminho para chegar até o sucesso e ter que passar por todas as adversidades ao longo do percurso e errar várias vezes, ou... aprender com quem já teve sucesso, já chegou onde você quer chegar e pegar o mapa desse caminho?
1.1.1.1.1. Você não precisa inventar a roda de novo, já teve alguém que gastou muito neurônio, dinheiro, tempo e recurso para inventar a roda. Você só precisa pegar ela girando agora e encaixar no seu carro.
1.1.1.2. 2 - Você deve aprender a modelar o seu concorrente, inclusive os que estão lá na frente, passos muito adiante dos seus, concorrentes que já vendem o tanto que você quer vender.
1.1.1.2.1. Essas pessoas já gastaram muito tempo, milhares de reais, já passaram por diversas dificuldades que as vezes não teve ninguém para poder ajudar-las e elas mesmas inventaram um jeito (talvez um método) para sair de lá e chagar onde chegaram.
1.1.2. Prática da Modelgem
1.1.2.1. Sabe porque seu concorrente vende mais do que você? Porque ele faz algo que você ainda não está fazendo, simples assim.
1.1.2.1.1. Eu vou te ensinar como que você pode aprender com quem já chegou lá:
1.1.2.1.2. EXCEÇÕES:
1.1.3. OBSERVAÇÃO
1.1.3.1. -Analise como um todo o cardápio do iFood, mas aconselho vocês irem mais a fundo e modelar o instagram, o whatsapp da empresa. Se perguntar qual canal de vendas eles mais usam? O que eles estão falando no instagram?
1.1.3.1.1. Tudo isso que falei com você acima é uma bomba atômica para aprender, se você souber utilizar da maneira correta você vai dominar o mercado. Você vai aprender a pegar apenas as coisas boas para o seu negócio.
2. Os 7 Padrões
2.1. Padrão 1 - APRESENTAÇÃO VISUAL
2.1.1. Aula Geral
2.1.1.1. IMPORTÂNCIA
2.1.1.1.1. Este é de longe o padrão que mais gera resultado quando se trata de Ifood e de delivery comparado individualmente com cada um dos outros 6 padrões.
2.1.1.1.2. PREMISSA:
2.1.1.1.3. Se eu fosse te dar um conselho qual dos 7 padrões começar, seria a apresentação visual do seu produto.
2.1.1.2. Porque tão importante? ANALOGIA (INVERSA)
2.1.1.2.1. Temos que pensar como se fossemos o cliente... Lembrete: Fique nesta aula, por mais que você saiba que tenha que ter boas fotos no seu cardápio, vai fazer sentido pra você
2.1.1.3. Explicando a Analogia! (INVERSA)
2.1.1.3.1. Você deu espaço para o cliente imaginar o que ele quiser na cabeça dele! As pessoas sempre tendem a pensar pelo lado negativo (PNL) do que pelo lado positivo e isso vai virando uma bola de neve.
2.1.1.4. Plano de Ação:
2.1.1.4.1. Agora que entendemos como nossos clientes pensam quando entram em um cardápio sem foto, vamos fazer totalmente ao contrário e quebrar todos esse pensamentos e objeções antes mesmo que eles possam se quer vir a pensar.
2.1.1.5. Exercício:
2.1.1.5.1. Se você escolheu a OPÇÃO 3 de reinvestir no seu negócio e vai contratar um fotógrafo para fazer as fotos, você vai: -Procurar no Google, Instagram e Facebook pessoas que fazem fotos de comida e cardápios da sua cidade. -Você vai listar todos os contatos em uma planilha ou no seu caderno. -Você vai ligar e cotar com todas elas. -Você vai escolher e agendar para no máximo daqui a 20 dias para fazer essas fotos. Se você escolheu a OPÇÃO 1 ou OPÇÃO 2, vá para a próxima aula neste módulo que lá eu vou passar os exercícios.
2.1.2. Aula 01 - Como tirar boas fotos (OPÇÃO 1)
2.1.2.1. PASSO-A-PASSO para tirar boas fotos
2.1.2.1.1. 1 - CENÁRIO
2.1.2.1.2. 2 - ILUMINAÇÃO
2.1.2.1.3. 3 - CELULAR OU CÂMERA (Dispositivo para tirar a foto)
2.1.2.1.4. 4 - POSICIONAMENTO
2.1.2.1.5. 5 - RESULTADO FINAL
2.1.2.2. Exercícios:
2.1.2.2.1. 1 - Pesquisar os concorrentes para ter ideias de como fazer as fotos e cenários. Anotar todas as ideias já pensando no seus produtos. 2 - Organizar o que você precisa para fazer as fotos. -Aparelho para tirar foto. -Espaço para montar cenário. -Objetos para composição do cenário. -Iluminação. -Etc... 3 - Programar em sua agenda o dia que você irá fazer as fotos. Se for usar a luz natural, marque para começar a fazer as fotos por volta de 08:00 para dar tempo de testar e ver qual melhor ângulo das fotos e montar o cenário. 4 - Fazer as fotos. 5 - Programar em sua agenda após fazer as fotos, o dia para editar elas. -Escolher as fotos ficaram boas. -Cortar as fotos para o tamanho certo do iFood. -Tratar a foto. -Separar as fotos finais de cada produto. 6 - Subir na sua loja do iFood.
2.1.3. Aula 02 - Garimpando fotos (OPÇÃO 2)
2.1.3.1. PASSO-A-PASSO para garimpar boas fotos
2.1.3.1.1. 1 - ONDE GARIMPAR BOAS FOTOS?
2.1.3.1.2. 2 - COMO GARIMPAR BOAS FOTOS?
2.1.3.1.3. 3 - EDIÇÃO DAS FOTOS
2.1.3.2. Exercícios:
2.1.3.2.1. 1 - Pegar a lista de produtos que você tem em sua loja de maneira clara quanto as características de cada um. Exemplo: -Hambúrguer (Pão, carne e queijo) -Bolo de Pote de ninho com nutela 2 - Entrar nos sites e começar a garimpagem das fotos de acordo com o passo-a-passo, a sua lista de produtos e baixar todas as fotos que fazem sentido para aquele produto. 3 - Organizar em pastas as fotos para cada produto e selecionar a melhor para cada um. 4 - Editar as fotos para o formato correto do iFood. 5 - Colocar as fotos em seu cardápio do iFood
2.2. Padrão 2 - PROMOÇÃO
2.2.1. O que são as promoções?
2.2.1.1. A Palavra: PROMOCÃO PROMO - ÇÃO PROMOVER - AÇÃO Significa promover uma ação.
2.2.1.1.1. "Quem nunca comprou algo que não estava precisando só porque tinha desconto!"
2.2.1.2. São os combos, os de: por:, compre 1 leve 2, etc... Exemplos de Grandes Marcas
2.2.1.2.1. Exemplo 1 -Mc Donald's Maior rede de hambúrgueres e fastfood do Mundo.
2.2.1.2.2. Exemplo 2 -Subway Maior rede de sanduíches do Mundo.
2.2.1.2.3. Exemplo 3 -China in Box Maior rede de comida chinesa do Brasil
2.2.1.2.4. Exemplo 4 -StarBucks Maior rede de cafeterias do Mundo
2.2.1.3. PORQUE FAZER? -Cultura brasileira. (Querer ganhar sempre) -Sentimento que estamos fazendo um bom negócio. -Sentimento que estamos comprando por menos do que vale. -Gatilho de escassez. (Única chance) Gera Ação -Conforto -"Vou gastar menos dinheiro" -"Isso tá barato em relação ao preço normal"
2.2.2. Como fazer isso?
2.2.2.1. O que uma uma promoção gera no cliente: -Oportunidade -Bom negócio -Escassez
2.2.2.2. Você sempre deve ter promoções em sua loja. As vezes você pode ter promoções que nem te dão lucro, só para atrair clientes com intuito de conhecer seu produto e trazer-los novamente para sua loja.
2.2.2.3. -Ações promocionais promovem vendas. -Além disso, o Ifood impulsiona as lojas e os próprios produtos em promoção.
2.2.2.4. Para poder gerar esses gatilhos e sentimentos no seu cliente:
2.2.2.4.1. 1- Preço De: 39,90 Por: 29,90
2.2.2.4.2. 2- Combos
2.2.3. Exercício
2.2.3.1. Exercício 1 - Pesquisar 15 lojas do seu nicho no Ifood e analisar os tipos de promoções e combos que eles já colocam em prática. Exercício 2 - Anotar 10 ideias de promoções em um bloco de notas ou caderno. Exercício 3 - Colocar no mínimo 4 ideias de promoções das que você anotou no seu cardápio.
2.3. Padrão 3 - DESCRIÇÃO DO PRODUTO
2.3.1. O que são as descrições?
2.3.1.1. A descrição é a maneira como você apresenta o seu produto. Dependendo de como você descreve aquele produto ele pode valer muito ou pode não valer nada. É tudo sobre agregar valor. Valor x Preço
2.3.1.1.1. Vamos imaginar que este simples Bolo de Chocolate, que foi feito com os mesmos ingredientes, pela mesma pessoa, na mesma cozinha e no mesmo dia.
2.3.2. Porque fazer uma boa descrição?
2.3.2.1. A descrição é a hora que você vai provar para o seu cliente que o seu produto é bom. (Ele se interessou porque clicou na foto)
2.3.2.2. Existem 3 objetivos na sua descrição:
2.3.2.2.1. 1-Engrandecer seu produto.
2.3.2.2.2. 2-Torna-lo único em comparação com seus concorrentes.
2.3.2.2.3. 3-Quebra de objeções.
2.3.3. Exercício
2.3.3.1. 1 - Entrar em 10 lojas do Ifood de concorrentes bons, analisar como eles fazem a descrição dos produtos e anotar ideias. 2 - Analisar a descrição dos produtos que você tem em sua loja, ver qual dos 3 objetivos estão faltando em sua descrição e completar a mesma. 3 - Pedir para um amigo, familiar ou qualquer outra pessoa para ler a sua descrição, se der água na boca dela, você pode seguir em frente, se não, refaça sua descrição.
2.4. Padrão 4 - SEO
2.4.1. O que é o SEO?
2.4.1.1. SEO significa Search Engine Optimization, ou em português, Mecanismo de otimização de busca.
2.4.1.1.1. O SEO é uma estratégia que os cardápios vencedores utilizam para que o algoritmo do Ifood posicione-os no topo. Isso acontece porque o Ifood utiliza do algoritmo para oferecer a melhor experiência para o seu cliente com o objetivo de mostrar sempre o que ele esta buscando.
2.4.2. Como funciona essa estratégia? Podemos utilizar essa estratégia de 2 formas dentro do Ifood.
2.4.2.1. 1 - Perfil da sua Loja no Ifood
2.4.2.1.1. 1-Nome da sua Loja
2.4.2.1.2. 2-Categoria da sua Loja
2.4.2.1.3. 3-Descrição da sua Loja (MAIS IMPORTANTE)
2.4.2.2. 2 - No seu Cardápio
2.4.2.2.1. 1 - Nome do seu produto.
2.4.2.2.2. 2 - Descrição do seu produto
2.4.3. Exercício
2.4.3.1. Agora que você aprendeu como posicionar seu restaurante, você irá fazer as seguintes:
2.4.3.1.1. 1 - Em um bloco de notas você irá anotar todas as palavras-chave do seu negócio e dos produtos que você vende em sua loja. -Mínimo de 40 palavras -Pensar em palavras-chave que também giram em torno do seu negócio.
2.4.3.1.2. 2- Você irá colocar todas as palavras-chave que você anotou da tarefa anterior na descrição da sua loja do Ifood.
2.4.3.1.3. 3 - Você irá rever todas as descrições dos seus produtos e melhorar-las para acrescentar o máximo de palavras-chave que possa ter naquele produto.
2.5. Padrão 5 - CONEXÃO
2.5.1. Gere conexão com seu potencial cliente
2.5.1.1. 1- Mantenha sempre seu cardápio atualizado
2.5.1.1.1. Manter o seu cardápio atualizado é muito importante para suas vendas. Utilizando eventos e datas festivas, todo mês você terá oportunidade de argumentar ou criar promoções em cima da sazonalidade. Uma promoção totalmente diferente que só é possível em determinada época do ano.
2.5.1.1.2. Alguns exemplos de datas comemorativas:
2.5.1.2. 2- Foto de Capa (Credibilidade)
2.5.1.2.1. O que é a foto de capa? A foto de capa é aquela foto que fica no topo da sua loja.
2.5.2. Exercício
2.5.2.1. 1- Pesquise quais são as datas importantes do ano e anote quais são as mais importantes para o seu negócio. 2- Em sua agenda, marque os dias que forem importantes para sua marca e em seguida programe o que você irá fazer nesta data. (Ou apenas agende uma data pra você se planejar para esta data) 3- Coloque uma foto de capa na sua loja.
2.6. Padrão 6 - ESTRUTURA DO CARDÁPIO
2.6.1. O que é a estrutura de um cardápio? -Organização
2.6.1.1. A estrutura do seu cardápio é muito importante para que o usuário não saia da sua loja. -Cardápios complexos não convertem. -Uma mente confusa tende a dizer não. Os cardápios vencedores possuem sempre uma estrutura parecida composta por:
2.6.1.1.1. 1- Destaques
2.6.1.1.2. 2 - Estrutura das categorias
2.6.2. Exercícios:
2.6.2.1. Exercícios: 1- Analise o seus produtos e suas vendas e veja qual é o produto ou combo/promoção mais vendido, após isso, crie um desconto de mais de 10% para que ele apareça nos destaques. (Aumentar o preço) 2- Analise a estruturação de produtos e categorias no seu cardápio, se necessário adeque-o para o formato do cardápio vencedor.
2.7. Padrão 7 - MAIS POR MENOS
2.7.1. O que é o Mais por Menos ou Cross-Selling?
2.7.1.1. É uma técnica na qual consiste em melhorar o aproveitamento de cada oportunidade de venda! É mais um dos padrões que percebemos nos cardápios que vendem muito no Ifood
2.7.1.1.1. Ou seja, se um potencial cliente entra na loja para comprar algo que precise, porque não oferecer outros produtos para complementar a compra. A estratégia proporciona o aumento do ticket médio do seu negócio.
2.7.2. Como funciona essa estratégia? E porque aplicar-la em meu negócio?
2.7.2.1. Esta estratégia vai fazer com que você fature mais com a mesma quantidade de pessoas que entram na sua loja e compram de você.
2.7.2.1.1. EX: 100 Visitas por mês na minha loja e com essas 100 visitas eu consigo gerar 10 vendas. As 10 Vendas são de Hambúrgueres que custam R$20,00 Ou seja, você fatura R$20,00 x 10 = R$200,00/mês
2.7.2.2. Atualmente, no cardápio do Ifood existe apenas uma maneira de aplicar a estratégia do "Mais por Menos" que é através dos complementos de um produto.
2.7.2.2.1. Neste complemento de produtos, você pode utilizar a estratégia para vender mais de 3 formas diferentes:
2.7.3. Conclusão
2.7.3.1. Se você tem mais de 1 produto em sua loja, você consegue aplicar esta estratégia. Não só os cardápios vencedores do Ifood tem este padrão em comum mas também as maiores empresas do mundo aplicam esta estratégia para faturar mais. E ai, você vai ficar de fora dessa?
2.7.3.1.1. OBSERVAÇÕES:
2.7.4. Exercício
2.7.4.1. 1 - Descubra em qual dos 3 tipos da estratégia, seu restaurante ou a sua loja do Ifood se encaixa! 2 - Liste em uma planilha ou em uma folha de caderno os produtos que você tem, e análise qual opcional/acréscimo, produto adicional ou ambos combina com cada produto do seu cardápio e faça a ligação entre eles. (EX Produto Hambúrguer Clássico Opcionais/Acrescimos: -Bacon -Queijo -Picles Produtos a mais: -Brownie -Cookie 3 - Após fazer esta ligação dos seus produtos, esta na hora de colocar online. Coloque no mínimo metade deles com o "Mais por Menos" em seu cardápio.