VERTEBREDOS

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
VERTEBREDOS por Mind Map: VERTEBREDOS

1. Peixes

1.1. Possuem membros locomotores em forma de nadadeiras, maioria apresenta nadadeiras ventrais, dorsais e cauda.Apresentam corpo coberto por escamas.respiram por meio de brânqueas . São ectotérmicos, e possuem linha lateral.São divididos em dois grupos:

1.2. ÓSSEOS : Possuem esqueleto ósseo, apresentam escamas achatadas,brânquias protegidas por estrutura nominada opérculo. Maioria possui bexiga natatória, órgão em forma de bolsa localizado na cavidade do abdome.

1.3. CARTILAGENOSOS : Caracterizados pela presença de esqueleto apenas de cartilagem. As raias e tubarões são exemplos. Apresentam escamas com formato de dentículos, não possuem opérculo, a água que entra pela boca passa pelas brânquias e sai do corpo pelos pares de fendas branquias. nesse grupo a bexiga natatória está ausente, mas, em alguns tubarões, o fígado repleto de óleo exerce função semelhante. As espécies que não aprestam essa característica controlam a flutuação por meio da natação.

2. Anfíbios

2.1. as primeiras etapas de desenvolvimento da maioria dos anfíbios ocorrem em ambientes aquáticos, nessa fase do ciclo de vida são conhecidos como girinos. quando adultos, a maioria é terrestre, porem vivem em ambientes úmidos. Apresentam espécies muito diferentes, porém com algumas características comuns a muitas delas. Quando adultos possuem membros locomotores em forma de patas (exceção do grupo formado pela cobras-cegas ou cecílias).Têm pele fina, úmida e permeável a gases e água. Apresentam várias glândulas que lubrificam e mantêm a umidade da pele e, em alguns casos, possuem glândulas de veneno.Os adultos respiram por meio dos pulmões e pela pele. Os girinos são aquáticos e respiram principalmente por meio de brânquias.São ectotérmicos e, devido a essa característica, geralmente não conseguem viver emambientes com temperaturas extremas. São divididos em três grupos:

2.2. ANUROS:Grupo mais diversificado dos anfíbios, caracterizado por adultos sem cauda e em sua maioria terrestres. Possuem quatro patas e as posteriores são geralmente mais alongadas, adaptadas ao salto. Os sapos, as rãs e as pererecas são exemplos desse grupo.

2.3. ÁPODES: Esses animais têm corpo alongado e não possuem membros locomotores. A maioria é terrestre e vive enterrada no solo. Seus representantes são conhecidos como cecílias ou cobras-cegas.

2.4. URODELOS: Os representantes desse grupo apresentam corpo e cauda alongados e quatro patas curtas.A maioria das espécies é aquática. Esse grupo inclui as salamandras.

3. Répteis

3.1. Apresentam corpo adaptado a ambientes secos, com pele sem glândulas e coberta por escamas ou placas córneas de queratina. Em alguns casos, a pele apresenta pouca elasticidade e precisa ser trocada para permitir o crescimento do animal. No grupo das tartarugas, existe a presença de uma carapaça protetora que envolve o seu tronco. Põem ovos com casca relativamente dura, que protege o embrião contra choques mecânicos e, principalmente, contra perda de água.O ovo dos répteis também apresenta reservas de água e de nutrientes que suprem as necessidades do embrião ao longo de todo o seu desenvolvimento. São ectotérmicos, ou seja, dependem da energia de fontes externas para controlar sua temperatura. Respiram por pulmões, mesmo os répteis aquáticos. São divididos em três grupos:

3.2. QUELÔNIOS: Podem ser aquáticos ou terrestres e possuem o tronco revestido por placas córneas fundidas, formando uma carapaça protetora.Ex. jabutis, cágados e tartarugas.

3.3. CROCODILIANOS: Possuem dentes afiados e corpo revestido por placas córneas de queratina.Ex. crocodilos e jacarés.

3.4. ESCAMADOS: caracterizados pelo corpo revestido por escamas.Necessitam realizar mudas de pele ao longo da vida, para que possam crescer.Ex. serpentes e lagartos.

4. Aves

4.1. existem quase 10 mil especies de aves identificadas que habitam quase todos os tipos de ambientes da terra ,são endotérmicos,põe ovos com casca dura ,corpo coberto de penas ,corpo em formato aerodinâmico ,possui ossos pneumáticos ,respiram pelo no pulmões e apresentam sacos aéreos ,algumas especies possuem glândulas uropigiana na cauda ,apresentam bico córneo e não tem dentes ,aprsentam moela ,presença de papo .Tem vários grupos entre eles:

4.2. PASSERIFORMES:essa é uma ordem muito rica e diversificada como representantes tem : sabiá ,canário e outros

4.3. PSITACIFORMES:apresentam bico curvo e forte

4.4. GALIFORMES:tem grande importância econômica são representadas pela a galinha

4.5. ESTRIGIFORMES: são caçadores noturnos ,com olhos bem desenvolvidos

5. Mamíferos

5.1. Presença de glândulas no corpo. As principais são as mamárias, sudoríparas e as sebáceas. As mamárias são desenvolvidas nas fêmeas,´são endotérmicos ,apresentam respiração pulmonar,os mamíferos sao divididos em 3 grandes grupos:

5.2. monotremados:são os únicos mamíferos que põe ovos, são representados pelos ornitorrincoe as equidnas

5.3. MARSUPIAIS:nascem sem estar completamente desenvolvidos ,em muitas especieis a fêmeas apresentam uma bolsa esterna na qual os filhotes completam seu desenvolvimento .

5.4. PLACENTÁRIOS :tem placenta anexo no embrião recebe nutrientes da mãe,é o grupo mais diversificado de mamíferos .