VERTEBRADOS

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
VERTEBRADOS por Mind Map: VERTEBRADOS

1. MAMÍFEROS

1.1. Os mamíferos são os únicos vertebrados que possuem fecundação interna, também são os únicos que possuem glândulas mamárias pelos e diafragma.As principais glândulas presentes no corpo dos mamíferos são: as glândulas mamárias, as glândulas suríparas e as gândulas sebáceas. São animais endotérmicos, ou seja: Podem regular a temperatura corporal, mesmo com a mudança do clima, atavés das glândulas sudoríparas, pois elas secretam suor que auxilia na regulação da tempertura copórea, e apresentam mais 2 estruturas importantes para a manutenção da temperatura copórea: Os pelos que revestem seu corpo e uma camada de gordura. A sua respiração é pulmonar auxiliada por um músculo chamado diafragma. Os mamífeross podem ser classificados em 3 grupos : os Monotremados. Marsupiais, e placentáriaos.

2. RÉPTEIS

2.1. U exemplo de répteis são as tartarugas, as serpentes e os jacarés. Apresentam corpo adaptado a ambientes secos, com pele sem glândulas e coberto por escamas. Em alguns casos a pele apresentam pouca elasticidade e precisa ser trocada para permitir o desenvolvimento do animal. Põem ovos com casca relativamente duro que protege o embrião contra choque mecânicos e contra a perda da água. São ectotérmicos, ou seja dependem da energia externa para controlar sua temperatura. E possuem respiração pulmonar. Os répteis podem ser divididos em 3 grupos: Escamados, Quelônios e crocodilianos.

3. AVES

3.1. As aves são animais endotérmicos assim como os mamíferos, ou seja regula a sua temperatura pelo controle da produção de energia interna, poem ovos com casca dura assim como os répteis. Apresentam o corpo revestido por penas que auxiliam tanto no voo quanto na temperatura copórea. Possuem diversas adaptações relacionadas ao voo, como : Formato do corpo aerodinâmico, presença de ossos pneumáticos que por serem dotados por câmeras ocas são mais leves. E a Quilha

4. anfíbios

4.1. Os anfíbios constituem uma classe de animais vertebrados.A característica mais marcante dos seres vivos da classe é o seu ciclo de vida dividido em duas fases: uma aquática e outra terrestre, apesar de haver exceções.Quando jovens, a maioria das espécies de anfíbios vivem exclusivamente em ambiente aquático e sua estrutura corpórea é semelhante a de um alevino, realizando respiração branquial. A fase jovem, também conhecida como larval, é determinada do nascimento até a metamorfose do anfíbio, que lhe permitirá sair do ambiente aquático e fazer parte do ambiente terrestre.Já adultos, a dependência da água dos anfíbios jovens é superada parcialmente, e após a metamorfose, a maioria das espécies, pode deixar a água e viver em habitat terrestre. Apesar de pulmonados, os representantes dessa classe possuem uma superfície alveolar muito pequena, incapaz de suprir toda a demanda gasosa do animal. Portanto, como complemento à respiração pulmonar, os anfíbios realizam a respiração cutânea (trocas de gases através da pele), e para tanto possuem a pele bastante vascularizada e sempre umedecida.No modo mais comum, a reprodução dos anfíbios está ligada à água doce, e ocorre nos Anuros sexuadamente por fecundação externa. Apresentam 3 grupos, Anuros, Urodelos e o grupo dos Gymnophio.

5. peixes

5.1. Os peixes possuem membros locomotores em forma de nadadeiras a maioria dos peixes apresenta nadadeiras ventrais, dorsais, caudais e ventrais. Apresentam o corpo revestido por escamas. respirão por meio de brânquias, que são estruturas irrigadas por vasos sanguíneos nas quais ocorre as trocas gasosas com a água. São ectotérmicos, pois dependem da energia externa para controlar sua temperatura. Possue linha lateral, que é um orgão sensorial