O uso do objeto direto e objeto indireto

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
O uso do objeto direto e objeto indireto por Mind Map: O uso do objeto direto e objeto indireto

1. OBJETO DIRETO

2. É o termo que completa o sentido do verbo transitivo direto, ligando-se a ele sem o auxílio necessário da preposição.

3. O objeto direto pode ser constituído:

4. a) Por um substantivo ou expressão substantivada. Exemplos: O agricultor cultiva a terra./ Unimos o útil ao agradável.

5. b) Pelos pronomes oblíquos o, a, os, as, me, te, se, nos, vos. Exemplos: Espero-o na minha festa. / Ela me ama.

6. c) Por qualquer pronome substantivo. Por Exemplo: O menino que conheci está lá fora.

7. Atenção: Em alguns casos, o objeto direto pode vir acompanhado de preposição facultativa. Isso pode ocorrer: - quando o objeto é um substantivo próprio: Adoremos a Deus. - quando o objeto é representado por um pronome pessoal oblíquo tônico: Ofenderam a mim, não a ele. - quando o objeto é representado por um pronome substantivo indefinido: O diretor elogiou a todos. - para evitar ambiguidade: Venceu ao inimigo o nosso colega.

8. Objeto Indireto

9. É o termo que completa o sentido de um verbo transitivo indireto. Vem sempre regido de preposição clara ou subentendida. Atuam como objeto indireto os pronomes: lhe, lhes, me te, se, nos, vos.

10. EXEMPLOS: Não desobedeço a meus pais. Objeto Indireto Preciso de ajuda. (Preposição clara "de") Objeto Indireto Enviei-lhe um recado. (Enviei a ele - a preposição a está subentendida

11. Objeto Indireto Obs.: muitas vezes o objeto indireto inicia-se com crase (à, àquele, àquela, àquilo). Isso ocorre quando o verbo exige a preposição "a", que acaba se contraindo com a palavra seguinte. Por Exemplo: Entregaram à mãe o presente. (à = "a" preposição + "a" artigo definido)

12. Por Exemplo: Abri os braços ao vê-lo