Política como Vocação - Max Weber

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Política como Vocação - Max Weber por Mind Map: Política como Vocação - Max Weber

1. 3 tipos de dominação legítima

1.1. Poder tradicional: autoridade do "passado eterno"

1.2. Poder carismático: carisma

1.3. Poder racional-legal: imposição em razão da legalidade

2. Diferença entre Burocratas e Políticos

3. RESUMO

3.1. Definição de Estado e de política, talvez a mais utilizada hoje: ente territorial que reinvindica o monopólio do uso legítimo da força física naquele território. Ao fazer isso, excerce poder político - baseado no uso da força física. A política é uma atividade social, e inclusive profissional - quanto mais a divisão social do trabalho se desenvolve, mais natural é o surgimento do ‘político profissional’. Hoje, muitos defendem que a política é a única esfera da atividade humana, curiosamente, onde o não-profissional é supostamente mais bem-sucedido do que o profissional. Mais curioso ainda, para tal definição, só aqueles que podem dispensar uma remuneração constante estaria apto à política - profundamente elitista, por definição. Discute também a problemática da ética na política (diferenciando ética como específica à um grupo, e moral como socialmente determinada).

4. O que é Política?

4.1. "Todas as espécies de atividade diretiva (tarefa realizada por um dirigente/líder) autônoma)

4.1.1. NOÇÃO GERAL

4.2. "Direção do agrupamento político hoje denominado Estado ou a influência (lobby, movimentos) que se exerce em tal sentido"

4.2.1. Abrange a política internacional (influência de outros estados)

5. O que é Estado?

5.1. Estado contemporâneo: comunidade humana que dentro dos limites de determinado território REIVINDICA O MONOPÓLIO DO USO LEGÍTIMO DA VIOLÊNCIA FÍSICA

5.2. Violência é instrumento específico do Estado, mas não exclusivo