CICLO HIDROLÓGICO

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
CICLO HIDROLÓGICO por Mind Map: CICLO HIDROLÓGICO

1. 3° - Precipitação: o tamanho das partículas que condensaram, crescem até atingir um ponto em que as forças de sustentação são menores que a força gravitacional. Assim precipitando na forma de chuva, neve ou granizo, dependendo da temperatura.

2. 4° - Interceptação: a água que cai e é interceptada pela vegetação do terreno, armazenando nas copas das arvores e voltando para a atmosfera por evaporação

3. 5° - Evapotranspiração: é a parte da água existente no solo que é utilizada pela vegetação , sendo este eliminada pelas folhas na forma de vapor, por meio de sua transpiração.

4. 6° - Infiltração: a água que não é interceptada, parte é infiltrada no solo, parte é utilizada pela vegetação e o remanescente alimenta as águas subterrâneas.

5. 7° - Escoamento subsuperficial: é constituído por parte da água infiltrada na camada superior do solo, sendo bem mais lento que o escoamento superficial.

6. Imagine ter todo o conteúdo específico da prova do concurso da CAESA disponível para você estudar de qualquer lugar e a qualquer hora? Imagine poder visualizar como as questões de conhecimento específico cai nas provas. E tudo isso por um preço acessível. Entre em contato comigo, nos comentários.

7. A ) Precipitação acontece quando a água sai da atmosfera e vai para superfície terrestre (Atmosfera -> Superfície), esse processo pode ocorre somente de 3 formas. Quando a água sobre o processo de condensação (Gasoso -> líquido), chamamos de Chuva. Outros dois processos é quando a água no estado gasoso (nuvens) sofre o processo de sublimação (Gasoso -> Sólido), nesse caso a água precipita nas formas de granizo ou neve, dependendo da temperatura. // B ) O escoamento superficial é quando o solo já está totalmente saturado e a água não consegue mais infiltrar, assim ocorre o escoamento da água na primeira cama do solo, até encontrar um curso d’água. // C ) Infiltração é quando o solo ainda não está saturado, ou seja, o solo tem uma capacidade de absorver a água proveniente da atmosfera. // D ) ESTA É A RESPOSTA CORRETA, evaporação é quando a água passa do estado liquido para o gasoso, formando a massa de vapor d’água (nuvens).

8. 2° - Condensação: a medida que a água é aquecida, ela sobe e se expande, reduzindo a temperatura até atingir a condensação do vapor. A capacidade máxima de armazenamento de vapor de água na atmosfera é proporcional à temperatura do ar.

9. 1° - Evaporação: consiste no princípio de elevar a água da superfície terrestre para a atmosfera, impulsionada pela energia proveniente do sol.

10. 8° - Escoamento Superficial: a precipitação não interceptada pela vegetação atinge a superfície do terreno e parte dela se infiltra. A parcela remanescente escoa superficialmente, até encontrar o primeiro riacho, e daí percorre até a chegada ao oceano, onde o ciclo se repete.