Os primeiros contatos do portugueses com os nativos da América

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Os primeiros contatos do portugueses com os nativos da América por Mind Map: Os primeiros contatos do portugueses com os nativos da América

1. Os portugueses e os nativos

1.1. -As viagens maritimas

1.1.1. foi marcada pela tentativa de domínio e modificação dos costumes dos nativos.

1.2. -Preconceito contra os nativos

1.2.1. como os portugueses não entendiam como funcionava as comunidades indígenas, tiveram seus valores manchados de preconceito contra os mesmos.

1.3. -Catequização

1.3.1. Padre Antônio Vieira defendeu os nativos contra a escravidão, pois achava que podia salvar a vida deles, catequizando-os.

2. Os desentendimento

2.1. -Revolta dos Nativos

2.1.1. os portugueses e os indigenas tiveram conflitos devido a extraçao do Pau-Brasil , pois os portugueses queriam controlar a retirada , ja os nativos queriam retirar sem restriçoes . neste momento ocorreu o conflito.

2.1.1.1. u

2.2. - Rivalidade com os recém-chegados

2.3. -Tribos resolve lutar por madeira

2.4. -Corte da Madeira

2.5. -Início dos conflitos

2.6. Decreto do monopólio

2.6.1. -Não seguido pelos lusitanos, pois começaram a contrabandear a madeira

3. O caminho da colonização: intensificação dos conflitos

3.1. -Não encontraram ouro

3.1.1. A descoberta do Brasil ocorreu em 1500, mas como não foi encontrado ouro os portugueses não quiseram colonizar e ocupar o território. Apenas em 1530 o Rei de Portugal, João 3, ordenou que Martim Afonso fosse ao Brasil comandando uma expedição para povoar, e isso ocorreu somente porque Portugal estava em mal economicamente e alguns países estavam ameaçando invadir américa, destaque para a França.

3.2. -Martin Afonso chegou com expedição para povoar

3.3. -Portugal estava em crise economicamente

3.4. -Portugal ocupa e tenta relacionar com os colonos

3.4.1. Portugal adotou uma estratégia de se relacionar com os colonos, pois se resolvessem atacar o Brasil eles teriam aliados.

3.5. -Invadem o Brasil, porem Portugal tinha ajuda de seus aliados

4. A exploração pré-colonial

4.1. -Comércio de especiarias

4.1.1. O interesse maior de Portugal era o comércio e especiarias na Índia. Nesse período já realizavam viagens pela costa africana e toda mercadoria desejada era obtida por escambo.

4.2. -Exploração na costa brasileira

4.3. -Pau-Brasil avermelhada

4.3.1. De maior interesse do povo brasileiro era o Pau-Brasil, da onde se retirava o corante para avermelhado para pintar tecidos.

4.4. -Escambo

4.4.1. Os escambos não eram só utilizados para troca de mercadoria, mas principalmente de trabalho aborígenes. A atuação francesa aumentava a tensão entre as as monarquias europeias. Os portugueses perceberam que se apoiasse entre as tribos ganhariam aliados.