Genética

Plan your website and create the next important tasks for get your project rolling

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Genética por Mind Map: Genética

1. conceitos

1.1. .Herança Biológica (hereditariedade) → Transmissão das informações genéticas de pais para filhos durante a reprodução. Genes → Seguimento da molécula de DNA que contém uma instrução gênica codificada para a síntese de uma proteína. Genótipo → Constituição genética de um indivíduo que em interação com o meio ambiente determina suas características. Fenótipo → Características ou conjunto de características físicas, fisiológicas ou comportamentais de um ser vivo. Cromossomo → Cada um dos longos filamentos presentes no núcleo das células eucarióticas, constituídos basicamente por DNA e proteínas. Cromossomos Homólogos → Cada membro de um par de cromossomos geneticamente equivalentes, presentes em uma célula diploide, apresentando a mesma sequência de lócus gênico. Lócus Gênico → Posição ocupada por um gene no cromossomo. Homozigótico → Indivíduo em que os dois genes alelos são idênticos. Heterozigóticos → Indivíduos em que os dois alelos de um gene são diferentes entre si. Dominância → Propriedade de um alelo (dominante) de produzir o mesmo fenótipo tanto em condição homozigótica quanto heterozigótica. Segregação dos Alelos → Separação dos alelos de cada gene que ocorre com a separação dos cromossomos homólogos durante a meiose. Codominância → Propriedade do alelo de um gene expressar-se sem encobrir ou mesmo mesclar sua expressão com a de seu outro alelo, em indivíduos heterozigóticos. Interação Gênica → Ação combinada de dois ou mais genes na produção de uma mesma característica. Herança Quantitativa (Poligênica) → Tipo de herança biológica em que uma característica é codificada por dois ou mais genes, cujos alelos exercem efeitos cumulativos sobre a intensidade da característica (peso, altura, pigmentação da pele).

1.2. Cariótipo → Conjunto de cromossomos de cada célula de um organismo.

2. 1º e 2º lei de mendel

2.1. 2º Os fatores para duas ou mais características segregam-se no híbrido, distribuindo-se independentemente para os gametas, onde se combinam ao acaso.

2.2. 1º Cada característica é determinada por dois fatores que se separam na formação dos gametas, onde ocorrem em dose simples

3. dominancia: aqueles que determinam uma característica hereditária mesmo quando em dose simples nos genótipo.

3.1. recessividade: expressam seu caráter somente em dose dupla

4. epistasia

4.1. tipo de interação gênica que acontece quando um par de genes alelos se interage para alterar de forma inibitória a ação de outro par de genes alelos.

5. pleiotropia

5.1. propriedade de um gene determinar mais de uma característica fenotípica.

6. herança ligada ao sexo

6.1. Herança ligada ao sexo é aquela determinada por genes localizados na região heteróloga do cromossomo X. Como as mulheres possuem dois cromossomos X, elas têm duas dessas regiões. Já os homens, como possuem apenas um cromossomo X (pois são XY), têm apenas um de cada gene. Um gene recessivo presente no cromossomo X de um homem irá se manifestar, uma vez que não há um alelo dominante que impeça a sua expressão.

6.1.1. Daltonismo

6.1.2. Hemofilia

7. Herança Autossômica Recessiva:

7.1. São necessários dois genes com defeito, um do pai e um da mãe para que a pessoa tenha a doença.

8. sistema ABO

9. eristroblastose fetal

9.1. doença hemolítica por incompatibilidade de Rh ou doença hemolítica do recém-nascido ocorre em 1 entre 200 nascimentos e consiste na destruição das hemácias do feto de Rh+ pelos anticorpos de mãe Rhֿ.