DEPRESSÃO.

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
DEPRESSÃO. por Mind Map: DEPRESSÃO.

1. FISIOPATOLOGIA

1.1. hipótese das monoaminas (↓↓ NA e 5-HT)  mecanismo neuroendócrinos (↑ cortisol)  o transtorno depressivo maior e transtorno afetivo bipolar se carecterizam por uma desregulação do humor, no TDM teremos é caracterizado por episódios recorrentes enquanto que TAB é caracterizado presença de mania e hipomania que esta ligado ações deduzidas do lítio

1.2. Tipos de depressão:  Típica: acordar cedo, diminuição do apetite com perda de e sentimentos pronunciados de rompimento social (ISRS)  Atípica: é mais comum, maior apetite (gordura e carboidratos), sensibilidade a critica, passam por pequenos momentos de prazer. (IMAO – media a degradação da serotonina, aumenta NE e 5HT)  Melancólica: perde qualquer tipo de interesse, não se incomoda com criticas ou problemas, não sentem prazer. (ISRS e MISTAZAPINA, pode se estender para os tricíclicos

2. Diminuição do humor, redução de energia e menor atividade.

3. -Pode ser classificada como : leve, moderado ou grave

4. Baixo nível de serotonina

4.1. A 5-HT é uma indolamina resultante da hidroxilação e carboxilacao do AA tiptofano. Este é captado através do alimento nas células enterocromafins, pra depois ser transformado em serotonina.

4.2. Acredita-se que a serotonina representa um papel importante no sistema nervoso central como neurotransmissor na inibição da ira, agressão, temperatura corporal, humor, sono, vómito e apetite.

4.3. As projeções serotoninérgicas para a medula espinal estão envolvidas: na percepção da dor, regulação visceral e controle motor; as projeções para o prosencéfalo são importantes na modulação: do humor, na cognição e na função endócrina.

4.4. Os receptores da serotonina podem ser metabotropicos ou ionotropicos

5. DELIRIUM

5.1. Distúrbio da consciência, alteração na cognição,

5.2. Pode ser decorrente da presença de uma ou mais doenças clinicas ou de toxidade    Medicamentosa.

5.3. Diagnostico diferencial: a demência é um dos fatores de risco mais importantes para o delirium.

6. DEMÊNCIA

6.1. Perturbações múltiplas funções corticais superiores, incluindo a memoria, pensamento , orientação, compreensão e capacidade critica.

6.2. Geralmente, ocorre na doença de Alzheimer,

7. Mini exame do estado mental: É  um teste de 30 pontos que avalia orientação, memória imediata e de evocação, concentração, cálculo, linguagem e domínio espacial.

7.1. Orientação temporal -5 pontos              Orientação espacial - 5 pontos                Registro de três palavras -3 pontos        Atenção e calculo - 5 pontos              Recordação das três palavras - 3 pontos  linguagem - 8 pontos                           Capacidade construtiva visual - 1 ponto

7.2. Não é ultilizado para diagnosticar demência.

8. GDS-15 :Escala de depressão Geriátrica.Amplamente utilizada e validada como instrumento diagnóstico de depressão em pacientes idosos.

8.1. teste para detecção de sintomas Depressivos no idoso, com 15 perguntas negativas/afirmativas onde o resultado de 5 ou mais pontos diagnostica depressão, sendo que o escore igual ou maior que 11 caracteriza depressão grave.

9. TRATAMENTO:

9.1. MEDICAMENTOSO: Tricíclicos , IMAO ( inibidores da monoaminaoxidase) , ISRS ( inibidores seletivos de recaptação da serotonina , IRSN ( inibidores da recaptação de serotonina e noradrenalina)

9.1.1. Os ISRSs aumentam a concentração extracelular do neurotransmissor serotonina a inibir a sua recaptação pelo neurónio pré-sináptico, aumentando o nível de serotonina  disponível para se ligar ao receptor pós-sináptico .

9.2. NÃO MEDICAMENTOSO: Psicoterapia , terapia cognitivo- comportamental , terapia interpessoal.