Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
ANTIOXIDANTE por Mind Map: ANTIOXIDANTE

1. ANATOMIA

2. As alterações na membrana celular causada pelos radicais livres provam lesões na fibras musculares seguido por um processo inflamatório, o que causa redução da função e dor muscular.

3. NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

4. Dieta balanceada contendo, frutas, legumes, verduras, castanhas, nozes e peixes.

5. - Pré-Preparo: Fatiar manualmente, rasgando as folhas. - Preparo: deve ser feito próximo ao consumo. - Cocção: Preferencialmente sob pressão.

6. Para que tenhamos a produção correta de antioxidantes devemos sempre ingerir os micronutrientes adequados. Podendo ser suplementados atráves de prescrição feita por um NUTRICIONISTA.

7. ÉTICA

8. Lei nº 6.583, de 20 de outubro de 1978 e pelo Decreto 84.444, de 30 de janeiro de 1980, confere ao nutricionista a competência para a prescrição de suplementos nutricionais que está estabelecida no inciso Vll, do artigo 4º, da Lei 8234/1991, Resolução CFN nº 390/2006 e, de acordo com a Resolução CFN nº 380/2005, é considerada atividade complementar do nutricionista nas áreas de Nutrição Clínica, Saúde Coletiva e Nutrição em Esportes, a prescrição de suplementos nutricionais quando forem indispensáveis para suprir necessidades nutricionais específicas, previstas no artigo 2º da Resolução CFN nº 390/2006, sendo de caráter de complementação ou suplementação do plano alimentar e não de substituição de uma alimentação saudável e equilibrada. O CRN lista no inciso ll, do artigo 1º, da Resolução CFN nº 390/2006, os suplementos nutricionais que o nutricionista pode prescrever, sendo eles: formulados de vitaminas, minerais, proteínas e aminoácidos, lipídios e ácidos graxos, carboidratos e fibras, isolados ou associados entre si, compostos bioativos aprovados pela ANVISA, conforme Resolução RDC N.º 2, de 7 de Janeiro de 2002. Além disso, o nutricionista também tem a competência legal para prescrever os produtos denominados polivitaminicos e/ou poliminerais, conforme determina a Portaria SVS/MS nº 40/1998.

9. RADICAIS LIVRES

10. Substâncias moleculares originadas através da oxidação de outras. Causam envelhecimento e morte celular precoce.

11. BIOLOGIA CELULAR.                                                  A ação do antioxidante na proteção das células.

12. - Enzimático: Através da produção de enzimas a um controle na formação de radicais livres. - Não-Enzimático: Antioxidantes de origem dietética como, vitaminas, mineirais e compostos fenolicos.

13. TÉCNICA DIETÉTICA

14. Prevenção dos micronutrientes. Exemplo: Alface

15. PARASITOLOGIA

16. Malária é uma doença parasitaria e sistemica transmitida através da picada do mosquito do gênero Anopheles.

17. Tanto o hospedeiro quanto o parasito produzem grandes quantidades de radicais livres causando assim uma batalha química entre os dois. Porém inibindo a produção de óxido nítrico, que é um tipo de radical livre, diminui a chance da doença se agravar e causa problemas mais sérios ou ate mesmo óbito.