Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
AUGUSTE COMTE por Mind Map: AUGUSTE COMTE

1. MAX WEBER

1.1. (1798-1857)

1.2. é um dos principais pensadores que colaboraram para a construção da Sociologia. Entretanto, assim como Karl Marx, Weber enveredou-se por uma gama gigantesca de assuntos e colaborou para o desenvolvimento da Filosofia, Política, Economia, História e Direito. Weber foi fortemente influenciado pelas ideias de Karl Marx e Émile Durkheim, sendo também crítico das obras desses grandes pensadores.

1.2.1. A Sociologia Compreensiva de Max Weber auxilia-nos a entender o mundo social com base nas ações dos indivíduos inseridos no contexto.

1.2.2. 2. Ação social racional com relação a valores, na qual não é o fim que orienta a ação, mas o valor, seja este ético, religioso, político ou estético;

1.3. OBJETO: Ação social - é a Ação executada por dois ou mais indivíduos dotada de sentido (possível de ser compreendido) e que gera expectativas de respostas.

1.4. AÇÃO SOCIAL É RACIONAL

1.4.1. TIPOS DE AÇÃO SOCIAL

1.4.1.1. 1. Ação social racional com relação a fins, na qual a ação é estritamente racional. Toma-se um fim e este é, então, racionalmente buscado. Há a escolha dos melhores meios para se realizar um fim;

1.4.1.2. 3. Ação social afetiva, em que a conduta é movida por sentimentos, tais como orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, medo, etc., e

1.4.1.3. 4. Ação social tradicional, que tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos arraigados. (Observe que as duas últimas são irracionais).

1.4.1.4. Observamos que as duas últimas são irracionais.

1.4.2. A Ação Social é um conceito que Weber estabelece para as sociedades humanas e a essa ação só existe quando o indivíduo estabelece uma comunicação com os outros.

2. 1798-1857

2.1. QUEM FOI ?

2.1.1. Auguste Comte foi um importante filósofo e sociólogo francês do século XIX. É considerado o criador do Positivismo e da disciplina Sociologia.

3. POSITIVISMO

3.1. Positivismo é uma corrente de pensamento filosófico, sociológico e político que surgiu em meados do século XIX na França. A principal ideia do positivismo era a de que o conhecimento científico devia ser reconhecido como o único conhecimento verdadeiro.

3.1.1. LEI DA ESTÁTICA SOCIAL

3.1.1.1. estática social, o desenvolvimento só pode ocorrer se a sociedade se organizar de modo a evitar o caos, a confusão

3.1.1.1.1. Estuda as forças que mantem a sociedade unida

3.1.2. DINÂMICA SOCIAL

3.1.2.1. Uma vez organizada, porém ela pode dar saltos qualitativos, e nisso consiste a dinâmica social.

3.1.2.1.1. Volta-se para mudanças sociais e suas causas

3.1.3. TRÊS ESTÁGIOS

3.1.3.1. O TEOLÓGICO :Estágio teológico é aquele onde as explicações aos fenômenos até então desconhecidos são atribuídas à divindade, ao sobrenatural.

3.1.3.2. O METAFISICO; Metafísico é o estágio onde o ser humano procura explicar as coisas através de fenômenos naturais, ou seja, a natureza é autossuficiente para explicar as suas próprias manifestações.

3.1.3.3. POSITIVO/ CIÊNTIFICO;Já o Positivo ou Científico, é o estágio onde as explicações, as verdades absolutas, advêm exclusivamente da ciência.