Software: Software de sistemas e de aplicação

Track and organize your meetings within your company

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Software: Software de sistemas e de aplicação por Mind Map: Software: Software de sistemas e de aplicação

1. SOFTWARE: conjunto de componentes lógicos de um computador ou sistema de processamento de dados; programa, rotina ou conjunto de instruções que controlam o funcionamento de um computador; suporte lógico.

1.1. Software de Sistemas - conjunto de programas que coordena as atividades e as funções do hardware e outros programas do sistema computacional .

1.1.1. Sistemas Operacionais - conjunto de programas que controla o hardware e age como interface com as aplicativos combinações de sistemas operacionais, computadores e usuários

1.1.1.1. Kernel(núcleo): coração do SO , controla os processos mais críticos juntando todos os componentes do SO e regulando outros programas.

1.1.1.2. Atividades de um SO

1.1.1.2.1. Executar funções comuns de hardware

1.1.1.2.2. Obter entradas do teclado ou outros dispositivos de entrada

1.1.1.2.3. Recuperar dados dos discos

1.1.1.2.4. Armazenar dados em disco

1.1.1.2.5. Exibir informações em um monitor ou impressora

1.1.1.2.6. Fornecer interface de usuário e gerenciamento de entrada/saída

1.1.1.2.7. Fornecer grau de independência de hardware

1.1.1.2.8. Gerenciar o sistema de memória

1.1.1.2.9. Gerenciar as tarefas de processamento

1.1.1.2.10. Gerenciar arquivos

1.1.1.2.11. Controlar o acesso aos recursos de sistemas

1.1.1.2.12. Fornecer recursos de rede

1.1.1.3. Sistemas Operacionais para Grupos de Trabalho

1.1.1.3.1. Windows Server - Ferramenta da Microsoft desenvolvida para gerenciamento de servidor web que trabalha desenvolvendo tarefas impostantes para websites e corporativas web e também na proteção de dados.

1.1.1.3.2. Unix - Pode ser utilizado em muitos tipos de plataformas e sistemas computacionais, desde computadores pessoais a mainframe. Também torna muito mais fácil transferir programas e dados entre computadores ou para conectar mainframe e computadores pessoais a fim de compartilhar recursos.

1.1.1.3.3. NetWare - É uma rede de sistema operacional que pode dar suporte aos usuários em plataformas Windows, Macintosh e UNIX. Fornece software de diretórios parar acompanhar computadores, programas e pessoas em uma rede, auxiliando as grandes empresas a gerenciar redes complexas.

1.1.1.3.4. Red Hot Linux - Oferece um sistema operacional de rede Linux que obtém o talento de dezenas de milhares de programadores voluntários gerar fluxo constante de melhorias para o sistema operacional Linux.

1.1.1.3.5. Mac OSX Server - Inclui características que permitem o fácil gerenciamento da rede e serviços de internet como e-mail, hospedagens de sites web, gerenciamento de calendário e compartilhamento.

1.1.1.4. Sistemas Operacionais para Empresas

1.1.1.4.1. z/OS

1.1.1.4.2. HP UX e Linux

1.1.1.5. Sistemas Operacionais para pequenos computadores, computadores embutidos e dispositivos de uso especial - Sistemas que acompanham dispositivos portáteis como celulares aparelhos domésticos, também computadores de ônibus espaciais e afins.

1.1.1.5.1. Palm OS

1.1.1.5.2. Windows Embedded

1.1.1.5.3. Windows Mobile

1.1.1.6. Programas Utilitários - Auxiliam a realizar a manutenção ou corrigir problemas em um sistema computacional. Também na otimização do computador e na segurança de arquivos.

1.1.1.6.1. Utilitários de Hardware - Verificam o estado de todas as partes do PC.

1.1.1.6.2. Utilitários de Segurança - Softwares antivírus e antispyware instalados para monitorar constantemente e proteger o PC.

1.1.1.6.3. Utilitários de Compactação de Arquivos - Programas que reduzem a quantidade de espaço para armazenar arquivos ou reduzir o tempo gasto para a transferência dos mesmos.

1.1.1.6.4. Utilitários para bloquear spam e pop-up

1.1.1.6.5. Utilitários para rede e internet

1.1.1.6.6. Utilitários de servidor e computador mainframe - Software de fácil acesso que detecta falhas e as corrige num computador mainframe.

1.2. software de aplicação - programas que auxiliam ao usuário resolver problemas específicos de computação.

1.3. Apoio aos objetivos de indivíduos, grupos e organizações - Sistemas de informação que operam na esfera de influência pessoal atendem a necessidades de um usuário individual.

2. Sistemas de Informação no Trabalho

2.1. software a direcionar o tratamento de radiação para câncer: foi desenvolvido em anos um sistema confiável que esta em uso ate os dias de hoje ajudando milhares de pessoas ao redor do mundo.

2.2. Funções executadas por software de aplicação: desde produtividade pessoal a analise de negocio.

2.3. Gerenciador de informações pessoais

2.3.1. Gerenciadores de Informações pessoais(PIMs – personal information managers) auxiliam pessoas, grupos e organizações a armazenar informações úteis, como uma lista de tarefas a serem completadas ou um conjunto de nomes e endereços.

2.3.2. Conjuntos de software e pacotes de software integrados - Um conjunto de software é um conjunto de programas de aplicação única reunidos em um pacote, podem incluir processadores de texto, planilhas, sistemas de gerenciamento de banco de dados, programas de gráficos, ferramentas de comunicação, organizadores, entre outros.

2.3.3. Outros softwares de aplicação pessoal Além dos já citados, as pessoas podem utilizar outras ferramentas de software de aplicação potentes e interessantes. Em alguns casos, as características e as capacidades dessas aplicações podem mais do que justificar o custo de todo um sistema computacional.

3. Tendências e questões de Software

3.1. Bug de Software - É um defeito em um programa de computador que o impede de funcionar de forma como foi projetado.

3.2. Direitos autorais e licença - A maioria dos produtos de software é protegida por lei,utilizando direitos autorais ou cláusulas de licenciamento. Pode ser fornecido uso ilimitado do software para um ou mais computadores e em outros caso paga-se pelo uso.

3.3. Software de código aberto - Encontra-se disponível para qualquer pessoa num formato que pode ser facilmente modificado,em que os usuários podem baixar o código-fonte e construir eles próprios o software.

3.4. Shareware e freeware - São softwares que são muito baratos ou gratuitos devido à sua forma de distribuição, impõe algumas limitações ao utilizador. É habitual que o shareware/freeware seja um programa informático que é distribuído gratuitamente. Exemplos são: StarOffice (Freeware para escritório),PhotoPlus6 (Edição de fotos), Picasa (Gerenciamento e edicão de foto).

3.5. Atualizações de Software - As empresas de software revisam os programas e vendem novas versões periodicamente, que oferecem muitas vezes aperfeiçoamento novos e valiosos e resolvendo muitas das vezes erros e defeitos do software revisto.

3.6. Suporte global de software - A maioria dos softwares é vendido com um contrato de manutenção , ou um acordo pelo qual o fornecedor modifica o software após a instalação para um determinado período de tempo para remover erros ou aumentar a funcionalidade.

4. Linguagens de programação

4.1. Linguagens visuais – Visual Basic

4.2. Orientadas a objetos – {Smaltalk, Visual Basic.NET, Visual C++.NET, Visual C# e Visual J#. Linguagem Java desenvolvida pela Sun Microsystems -> Opera em qualquer sistema operacional e na internet.

5. Aplicativo para grupos de trabalho - É projetado para dar suporte ao trabalho em grupo, estejam as pessoas no mesmo local ou dispersas ao redor do mundo. Esse suporte pode ser realizado com um software conhecido como groupware, que ajuda os grupos a trabalhar juntos de forma eficaz.

5.1. O “Three Cs [Três Cs]”, regra para implementação bem-sucedida de groupware.

5.1.1. Conveniência – Se for difícil demais(interface pouco amigável) não é utilizado; deve ser tão fácil de utilizar como telefone.

5.1.2. Conteúdo – Deve fornecer uma corrente constante de conteúdo personalizado rico e relevante.

5.1.3. Cobertura –Se não for fácil de acessar, provavelmente não será utilizado nunca.

5.2. Software de aplicação para empresas

5.3. Software de planejamento dos recursos da empresa(ERP – enterprise resource planning)

5.3.1. Eliminar sistemas ineficientes;

5.3.2. Adoção fácil de processos de trabalho aperfeiçoados

5.3.3. Melhorar o acesso aos dados

5.3.4. Padronização da tecnologia e equipamentos dos fabricantes

5.3.5. Melhora no gerenciamento da cadeia de suprimento.