Análise Sintática

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Análise Sintática por Mind Map: Análise Sintática

1. As relações sintáticas dentro do sintagma verbal

1.1. Adjunto adverbial:termos da oração que indica circunstância do verbo,ou intesifica o sentido do verbo,do adjetivo ou de otro advérbio.

1.2. Agente da passiva:é um termos que só aparece em orações em que o verbo está na voz passiva analítica(verbo auxiliar mais particípio do verbo que exprime o fato).Designa o ser que pratica a ação,E VEM SEMPRE ANTECEDIDO POR PREPOSIÇÃO.Função substantiva.

1.2.1. O animal foi ferido pelo homem.Sujeito:O animal/Agente da passiva:pelo homem.

2. As relações sintáticas dentro do sintagma nominal

2.1. Vocativo: serve para chamar,invocar ou interpelar um ouvinte real ou hipotético.

2.2. Aposto:Termo acessório que relaciona ao núcleo de outro termo-via de regra,um substantivo-para esclarecê-lo ou explicá-lo, ao mesmo tempo que o retorna.O APOSTO SEMPRE PERTENCE AO TERMO A QUE SE REFERE,PODENDO,SEM PERDA DE SENTIDO,SUBSTITUÍ-LO.

2.3. Adjunto adnominal:Gravitam em torno de um substantivo.Exerce uma função adjetiva.RELACIONA-SE APENAS COM O SUBSTANTIVO.TEM SEMPRE VALOR ATIVO.PODE SER ANTECEDIDO POR PREPOSIÇÃO.

2.4. Complemento nominal:APRESENTA-SE SEMPRE ANTECEDIO POR PREPOSIÇÃO.RELACIONA-SE AO SUBSTANTIVO,ADJETIVO OU ADVÉRBIO.SÓ SE RELACIONA A SUBSTANTIVOS CUJOS SIGNIFICADOS TRANSITAM,PORTANTO TERÁ VALOR PASSIVO.É FUNÇÃO SUBSTANTIVA.

3. Frase=Cada uma das unidades da fala que espressam uma ideia,uma emoção,uma ordem,um apelo,enfim,um enunciado de sentido completo que estabelece comunicação.

4. Oração=Quando a frase,ou membro da frase,for constituída de um predicado e um sujeito,ou às vezes só de um predicado.TODA ORAÇÃO CONTÉM UM VERBO!!!!

4.1. Sujeito:é o tema do que se vai comunicar, o ser sobre quem se declara.

4.1.1. Sujeito simples:é aquele que tem um único núcleo.

4.1.2. Sujeito composto: é aquele que apresenta mais de um núcleo, isto é, mais de um vocábulo diretamente relacionado ao verbo.

4.1.3. Sujeito indeterminado: ocorre quando não é possível identificar a quem se refere o predicado.a)verbo na terceira pessoa do plural, desde que o sujeito não tenha sido identificado anteriormente.b)verbo na terceira pessoa do singular, acompanhado do pronome SE.

4.1.4. Oração sem sujeito:PREDICA FORMADO POR UM VERBO IMPESSOAL.a) verbos que indicam fenômenos da natureza.b)os verbos ser,estar,fazer e haver , usados para indicar fenômenos meteorológicos ou relativos ao tempo em geral.c)o verbo haver no sentido de existir, acontecer.

4.2. Predicado:trata-se da informação propriamente dita.

4.2.1. Predicado verbal:é aquele que tem como núcleo significativo um verbo.

4.2.2. Predicado nominal: é aquele que tem como núcleo significativo um nome. ESSE NOME ATRIBUI QUALIDADE OU ESTADO AO SUJEITO, DAÍ SER CHAMADO PREDICATIVO DO SUJEITO.O VERBO FUNCIONA COMO ELEMENTO DE LIGAÇÃO ENTRE O SUJEITO E O PREDICADO(ser ,estar , permanecer,paracer, ficar,continuar)

4.2.3. Predicado verbo-nominal:é aquele que apresenta dois núcleos significativos: um verbo e um nome.

5. Período=A frase constituída de uma ou mais orações.Período simples:constituído por apenas uma oração(oração absoluta);Período composto:constituído por duas ou mais orações.