Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
SISTEMA NERVOSO por Mind Map: SISTEMA NERVOSO

1. Sistema nervoso central

1.1. Constituído pelo encéfalo e medula espinal, que estão protegidos pelo crânio e coluna vertebral, respectivamente.

1.1.1. Nos vertebrados o encéfalo localiza-se na cabeça protegido pelo crânio, próximo aos aparatos sensoriais primários: visão, audição, equilíbrio, paladar, e olfato.

1.1.2. A medula a continuação do bulbo. Ela se inicia na junção do crânio com a primeira vértebra cervical e termina na altura entre a primeira e segunda vértebra lombar no adulto, atingindo entre 44 e 46 cm de comprimento. Desempenha papel de mediação entre os estímulos captados pelos neurônios sensoriais (sensitivos / aferentes), transmitindo impulsos até o encéfalo, que reenvia uma mensagem (reação) para a medula espinhal, conduzindo essa resposta para um neurônio motor (eferente), realizando algumas atividades, por exemplo, locomotora (uma simples caminhada).

2. Sistema nervoso periférico

2.1. Formado pelos nervos e gânglios. Sua função principal é levar informações dos órgãos periféricos até o SNC e trazer as respostas desse sistema novamente para os órgãos. Sendo assim, esse sistema é responsável por conduzir informações.

2.1.1. autônomo (involuntário)

2.1.2. Somático (voluntário) tem por função reagir a estímulos provenientes do ambiente externo. Ele é constituído por fibras motoras que conduzem impulsos do sistema nervoso central aos músculos esqueléticos. O corpo celular de uma fibra motora do SNP voluntário fica localizado dentro do sistema nervoso central e o axônio vai diretamente do encéfalo ou da medula até o órgão que inerva.

2.1.3. Nervos

2.1.3.1. Cordões formados por fibras nervosas dispostas paralelamente e envoltas por tecido conjuntivo. Essas estruturas são responsáveis por unir o sistema nervoso central aos órgãos do nosso corpo, conduzindo, pelas fibras, os impulsos nervosos.

2.1.4. Gânglios

2.1.4.1. Os gânglios são regiões dilatadas que estão localizadas nos caminhos percorridos pelos nervos. Eles são formados por acúmulos de corpos celulares e estão situados fora do SNC.