
1. As Ciências Sociais são fruto de transformação social
1.1. As ciências sociais devem sua origem ao intenso processo de mudanças na sociedade desencadeado pelas revoluções burguesas, principalmente a Primeira Revolução Industrial, a Revolução Francesa e o Iluminismo, movimento intelectual que embasou as mudanças em curso.
1.1.1. As Revolução industrial transformou o modo de produzir, modificando a maneira de os seres humanos se relacionarem.
1.1.2. Alem de medidas como o cercamento dos campos na Inglaterra, gerou um êxodo rural de camponeses sem terre e sem trabalho, dando inicio a um acelerado processo de urbanização.
1.2. As Ciências Sociais se constituíram no auge da modernidade para explicar por que e quais características das sociedades mudam ou permanecem.
1.3. De modo geral as Ciências Sociais foram influenciadas pelas ciências naturais com seu Rigor nos métodos o estabelecimento de leis e a busca de objetividade do cientista.
2. Nasce a Sociologia
2.1. o fenômeno da sociedade com suas forças políticas , econômicas , culturais e religiosas despertou na Europa de fins do século 17 um conhecimento questionador e sistemático.
2.2. a sociologia foi proposta inicialmente como uma forma de filosofia social para compreender a origem a mudança e o destino da sociedade em fins do século 19 ela se constituiu como a ciência autônoma a partir da contribuição do francês Émile Durkheim entre 1858 e 1917 que sistematizou a abordagem do fenômeno.
2.3. Os primeiros pensamentos sistemáticos sobre a sociedade visavam conciliar a manutenção da ordem social e a aceitação das mudanças ocorridas naquela época.
3. O que é modernidade?
3.1. A expressão "tudo o que é sólido desmancha no ar" de Karl Marx faz referência às transformações das revoluções econômica política e do conhecimento.
3.2. Na atual concepção de modernidade de modo geral está referente a ideia de que tudo aquilo que é contemporâneo se encontra em estado transitório
4. A divisão entre as Ciências Sociais
4.1. As ciências sociais são divididos em três disciplinas a sociologia antropologia e a ciência política.
4.1.1. A sociologia acompanha Os questionamentos que a sociedade se coloca e os enfrenta por meio da construção de teorias sociais.
4.1.2. A antropologia estuda as dimensões do ser humano entre as quais: sua origem seu desenvolvimento e suas formas de organização social.
4.1.3. A ciência política volta o seu olhar para os fenômenos relacionados ao poder principalmente a instituição do estado e suas formas de organização e aos processos de tomada de decisões políticas