登録は簡単!. 無料です
または 登録 あなたのEメールアドレスで登録
núcleos da base により Mind Map: núcleos da base

1. Córtex cerebral

1.1. localização : camada mais externa do cérebro,sendo rico em neurônios e o local do processamento neuronal mais sofisticado e distinto.

1.1.1. Função: memória, atenção, consciência, linguagem, percepção

2. Tronco Cerebral

2.1. é a porção do sistema nervoso central, situada entre a medula espinhal e o diencéfalo, Ocupa a fossa craniana posterior diante do cerebelo.

2.2. *

2.2.1. Bulbo ou Medula oblonga: Conecta o encéfalo com a medula espinhal. O bolbo contém os centros cardíacos, respiratórios e vasomotores responsáveis por regular a freqüência cardíaca, respiração e pressão arterial. Também regular o reflexo de tossir, espirrar, engolir e vomitar. É onde a maioria das vias motoras se cruzam contralateralmente

3. corpo estriado (núcleo caudado e putâmen)

3.1. núcleo caudado: é um núcleo localizado nos núcleos da base do cérebro de muitas espécies de animais. Possui um papel importante no sistema de aprendizado e memória do cérebro.

3.2. O núcleo lenticular ou núcleo lentiforme: corresponde ao putâmen e ao globo pálido. É uma grande massa de substância cinzenta, em forma de cone, disposta lateralmente à cápsula interna.

4. subtálamo

4.1. localização : pequena área que fica na região posterior e inferior do diencéfalo, abaixo do sulco hipotalâmico, em contato com o mesencéfalo. Sua principal estrutura é o núcleo subtalâmico de Luys.

5. funções motoras, pertencendo ao sistema extrapiramidal.

6. é uma estrutura sub-cortical do cérebro que integra o telencéfalo. Junto com o subtálamo forma o sistema extrapiramidal, parte importante na coordenação motora. É o principal elemento do sistema dos núcleos da base, e uma das partes do encéfalo que evoluiu mais cedo. Possuem importante função na aquisição e manutenção de informações (aprendizagem) e no processamento de emoções. Seus neurônios são longos e com muitos dendritos e coberto com axônios com densa mielina que lhe dão a cor pálida característica.

7. tálamo

7.1. localizada : no diencéfalo, entre o córtex cerebral e o mesencéfalo, formada fundamentalmente por substância cinzenta (núcleos de neurônios) do encéfalo

7.1.1. funções: transmissão de sinais motores e sensitivos para o córtex , além da regulação da consciência, sono e estado de alerta.

8. esencéfalo: Dividido em tectum (teto em latim) e pedúnculo cerebral possui núcleos que regulam movimentos oculares, audição, tônus muscular, prazer, sono/vigília, alerta e regulação da temperatura.

9. Ponte: A ponte de Varolio conecta os sinais do cérebro, medula e cerebelo. Foi descrita pela primeira vez pelo anatomista italiano Costanzo Varolio (1543–75). A ponte contém núcleos que regulam principalmente sono, respiração, deglutição, controle da bexiga, audição, equilíbrio, gosto, movimento dos olhos, expressões faciais, sensação facial e postura.

10. globo pálido

11. Sua principal função é a de controle de movimentos voluntários subconscientes. Sua principal fonte de aferências vêm do corpo estriado. Seus principais receptores são para GABA, glutamato e dopamina.