Tipologias da Pesquisa em ciências humanas e sociais

登録は簡単!. 無料です
または 登録 あなたのEメールアドレスで登録
Tipologias da Pesquisa em ciências humanas e sociais により Mind Map: Tipologias da Pesquisa em ciências humanas e sociais

1. Natureza:

1.1. A pesquisa pura é um tipo de pesquisa teórica sem uma preocupação direta com suas aplicações e consequências práticas. A pesquisa aplicada, orientada para uma aplicação prática.

2. Abordagem

2.1. A pesquisa quantitativa parte do pressuposto de que é possível mensurar ou quantificar um determinado fenômeno. Uma outra principal característica além da mensuração é a objetividade; Quando a abordagem qualitativa procura trabalhar com dados estatísticos tem-se a intenção de representar em números uma determinada realidade social e, nesse caso, temos uma pesquisa de tipo quanti-qualitativa; A pesquisa qualitativa, nas Ciências Sociais, “trabalha com o universo de significados, dos motivos, das aspirações, das crenças, dos valores e das atitudes.

3. Objetivos

3.1. A pesquisa exploratória tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses”; A pesquisa descritiva tem como objetivo principal a descrição de um determinado objeto de estudo, como descrever as características de um determinado grupo de acordo com os parâmetros de sexo, idade, nível de escolaridade etc., ou pesquisas eleitorais que visam descrever a preferência de um eleitorado; A pesquisa explicativa é aquela que procura “identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos” , procura explicar a razão e o porquê das coisas.

4. Procedimentos

4.1. Na pesquisa bibliográfica o investigador irá levantar o conhecimento disponível na área, identificando as teorias produzidas, analisando-as e avaliando sua contribuição para auxiliar a compreender ou explicar o problema objeto da investigação A pesquisa documental, à maneira da pesquisa bibliográfica, se atém a material impresso ou digital, com a diferença de que a pesquisa documental baseia-se em material ainda não publicado ou documentos oficiais como reportagens de jornais, relatórios de empresas, publicações em diários oficiais, fotografias, filmes. A pesquisa experimental, como o próprio nome sugere, trabalha com a experimentação científica para observar um determinado fenômeno, analisar as variáveis envolvidas, construir hipóteses e corroborar (ou não) teorias. A pesquisa ex post facto, à maneira da pesquisa experimental, realiza procedimentos semelhantes ao da experiência, só que “depois dos fatos” e, via de regra, de modo espontâneo, já que o pesquisador não A pesquisa participante caracteriza-se pela interação entre o pesquisador e os sujeitos pesquisados. O pesquisador ao realizar o processo de observação participa, de alguma forma, no campo de pesquisa com o objeto investigado. A pesquisa ação tem a mesma característica da pesquisa participante, ou seja, se baseia na interação pesquisador-pesquisado, envolvidos de modo cooperativo e participativo, e “concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo” A pesquisa etnográfica tem origem na Etnografia (do grego ethnos, que significa nação e/ou povo e graphein, que significa escrita) e na Antropologia Social, onde o principal foco é o estudo da cultura e o comportamento de determinados grupos sociais, que envolve um exame aprofundado (intenso e prolongado) de tais comportamentos, costumes, crenças, entre outras coisas

5. Estudo de caso

5.1. O estudo de caso é um estudo profundo e exaustivo de um objeto específico ou, no máximo, de alguns poucos objetos de modo a permitir uma compreensão mais detalhada sobre um determinado fenômeno. O estudo de caso tem a limitação de impossibilitar uma maior generalização sobre um determinado fenômeno, já que se limita a estudar um ou poucos objetos.

6. A pesquisa por meio de levantamentos

6.1. A pesquisa por meio de levantamentos “se caracteriza pela interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer procede-se à solicitação de informações a um grupo significativo de pessoas do problema estudado a partir das quais se reflete sobre os dados, mediante análise quantitativa, para se chegar a uma conclusão