Conquista da América Espanhola
Dani Cassianoにより
1. Causas da Conquista
1.1. A história nos conta a vitória dos espanhóis sobre os nativos à custa do extermínio destes.
1.1.1. Doenças: o contato dos nativos com doenças trazidas pelos europeus foi mortal. A varíola, principalmente, dizimou vilas e tribos inteiras de maneira epidêmica e fulminante .
1.1.2. Superioridade de armas: as armas utilizadas pelos espanhóis eram notadamente superiores, pois as armaduras de metal dos espanhóis garantiam importante proteção, além do uso de espadas, bestas, arcabuzes etc.
1.1.3. Alianças: a conquista dos incas e astecas só foi possível porque inúmeros outros povos conquistados por incas e astecas aliaram-se aos espanhóis na esperança de se libertarem dos seus algozes.
2. Violência
2.1. Nos primeiros anos, a colonização espanhola aconteceu apenas nas ilhas do Caribe, as populações nativas do Caribe foram quase completamente dizimadas .
2.2. Em várias partes da América, entretanto, houve resistências dos nativos, que lutaram para sobreviver. Outros, optaram por fugir. Além disso, muitos espanhóis tentaram defender os nativos, denunciando as violências cometidas. E estima-se que cerca de 80% da população nativa original tenha morrido durante o século da conquista.
2.3. O bispo Frei Bartolomé de Las Casas foi o maior nome na defesa dos índios contra a violência espanhola .
3. em 1492, iniciou um processo que levou ao domínio dos povos indígenas e foi o auge de um longo processo de exploração do Atlântico durante todo o século XV.
3.1. ocorreu, por meio da violência. Os contatos iniciais amigáveis logo foram superados pela ambição do espanhol de conquistar e explorar, principalmente à procura de metais preciosos.
4. O aval da Igreja Católica durante o século XV era extremamente importante porque as decisões decretadas pelo Papa estavam acima das decisões dos reis.
5. expedição de Cristóvão Colombo
6. Isabel de Castela e Fernando de Aragão, conhecidos também como os reis católicos, fizeram uso da sua influência com a Igreja Católica e, assim, surgiu o Tratado de Tordesilhas, de 1494.
6.1. O Tratado estipulou uma linha imaginária sobre a América. Assim, as terras descobertas a oeste da linha foram nomeadas como posse da Espanha e as terras descobertas a leste foram nomeadas como posse de Portugal
6.1.1. Nas terras que foram consideradas espanholas pela Igreja, estavam duas grandes civilizações: astecas e incas.