Alimentação e seus efeitos na saúde do corpo e do cérebro

登録は簡単!. 無料です
または 登録 あなたのEメールアドレスで登録
Alimentação e seus efeitos na saúde do corpo e do cérebro により Mind Map: Alimentação e seus efeitos na saúde do corpo e do cérebro

1. Uma em cada 5 mortes no mundo poderia ser evitada com alimentação saudável

1.1. Em 2017, 11 milhões de mortes e 255 milhões de anos de vida perdidos ajustados por incapacidade foram atribuídos a fatores de risco dietéticos

1.1.1. A alta ingestão de sódio foi responsável por 3 milhões de mortes e 70 milhões de DALYs; o baixo consumo de grãos integrais representou 3 milhões de mortes e 82 milhões de DALYs e e, o baixo consumo de frutas foi responsável por 2 milhões de mortes e 65 milhões de DALYs.

2. O que comemos afeta diretamente a estrutura e a função cerebral e, finalmente, nossa saúde mental. Por isso, comer alimentos de alta qualidade, que contêm muitas vitaminas, minerais e antioxidantes nutre o cérebro e o protege do estresse oxidativo.

2.1. É necessário eliminar alimentos processados da nossa dieta, pois alimentos altamente processados ​​são ricos em gorduras e açúcares, mas pobres em nutrientes. E muitos desses nutrientes que foram retirados dos alimentos ultra processados ​​são os mesmos que nosso cérebro precisa para desenvolvimento, crescimento, saúde e função normal. Um estudo recente, com mais de 7 mil adolescentes australianos, mostrou que, depois de eliminar todos os outros fatores em potencial, os jovens com dietas pouco ou nada saudáveis, ​​contendo as maiores quantidades de alimentos processados, ​​tinham 79% mais chances de sofrer de depressão.

2.1.1. Adicionar uma porção de frutas ou vegetais na sua alimentação diária aumentará seu nível felicidade. Pesquisas concluíram que indivíduos que não comiam praticamente frutas ou vegetais e passaram a comer cerca de oito porções por dia, tiveram um aumento equivalente em sua felicidade a uma pessoa desempregada que conseguiu um novo emprego.

2.2. Pesquisas descobriram que o consumo de gorduras trans teve uma forte correlação com um aumento nos níveis de depressão, podendo chegar a 42% ao longo de seis anos. Esta parte da dieta nem exige cortar a gordura, apenas substituir a maléfica pela benéfica.

3. Os alimentos possuem nutrientes que favorecem o funcionamento correto do organismo. Diante da falta de alguns nutrientes, o corpo pode sofrer graves consequências em virtude da interrupção de alguma atividade básica. É por isso que uma alimentação saudável deve conter todos os nutrientes necessários para que a nossa saúde esteja garantida.

3.1. Para evidenciar a necessidade de uma alimentação saudável, podemos citar alguns problemas causados pela falta de vitaminas no corpo. A falta de vitamina A, por exemplo, desencadeia problemas na visão, como a cegueira noturna, em que pacientes não conseguem enxergar em ambientes pouco iluminados. Já a falta de vitamina D pode levar ao não desenvolvimento dos ossos.