Vias de Administração. Wendy Lara Tavares Sousa

Mapa Mental sobre as Vias de Administração.Feito pela discente Wendy Lara Tavares Sousa.

登録は簡単!. 無料です
または 登録 あなたのEメールアドレスで登録
Vias de Administração. Wendy Lara Tavares Sousa により Mind Map: Vias de Administração. Wendy Lara Tavares Sousa

1. A via de administração é a maneira como o medicamento entra em contato com o organismo; é sua porta de entrada.

2. Parenteral: É tudo o que não é enteral.

2.1. Intravenosa: A via intravenosa é aquela na qual a administração do medicamento é realizada diretamente na corrente sanguínea por uma veia. A aplicação de medicamentos por essa via pode variar desde uma única dose até uma infusão contínua, como aqueles medicamentos que se dissolvem no soro e ficam pendurados ao lado da cama do paciente.

2.1.1. Intramuscular: A administração via intramuscular permite que o medicamento seja injetado diretamente no músculo. É indicado para medicamentos de aplicação única ou de efeito mais prolongado, como o caso de anticoncepcionais injetáveis; devem ter pequeno volume. Dependendo do medicamento, a administração por via intramuscular pode causar dor no local de aplicação

2.2. Subcutânea: Na via subcutânea, os medicamentos são administrados debaixo da pele, no tecido subcutâneo. Nessa via, a absorção é lenta. Os pacientes que mais fazem uso dessa via são os bebês e idosos, por dificuldade de punção em suas veias.

2.2.1. Respiratória: É a via que se estende desde a mucosa nasal até os pulmões. Pode ser utilizada para efeito local (descongestionante nasal ou medicamento para asma) ou sistêmico (anestesia inalatória).

2.3. Tópica: Esta via geralmente é utilizada para tratamento de afecções da pele e mucosas. Os medicamentos são apresentados em forma de pomadas, géis ou cremes e devem ser administrados somente no local onde há a lesão.

2.3.1. Ocular, Nasal e Auricular: Para utilização desta via os medicamentos devem ser de aplicação local. Os medicamentos para a via ocular se apresentam sob a forma de colírio ou pomadas. Já os medicamentos utilizados por via nasal se apresentam na forma de solução (como os descongestionantes nasais); os medicamentos administrados pela via auricular são apresentados na forma de solução otológica.

3. Cada via é indicada para uma situação específica; cada uma apresenta vantagens e desvantagens.

3.1. Enteral: É tudo o que é administrado pelo trato gastro intestinal.

3.1.1. Oral: os medicamentos podem ter apresentação em comprimidos, cápsulas, pós ou líquidos; eles se espalham pelo corpo principalmente através do intestino, assim como os alimentos, quando comemos. É a mais utilizada, segura e econômica, além de ser bastante confortável, sem apresentação de dor.

3.1.2. Sublingual: Os medicamentos sublinguais são absorvidos rapidamente pela mucosa sublingual. Nessa forma de administração, o medicamento (em comprimidos ou gotas) deve ser colocado embaixo da língua e deve permanecer ali até a sua absorção total. Nesse período, não se deve conversar nem ingerir líquidos ou alimentos. É utilizada para administração de medicamentos em algumas urgências, como ataque cardíaco. Nessa situação, o medicamento tem que chegar rapidamente ao coração.

3.1.3. Retal: Os medicamentos administrados por via retal são os supositórios. São receitados quando a pessoa não pode tomar o medicamento por via oral. Nem todos os medicamentos podem ser administrados por essa via.