登録は簡単!. 無料です
または 登録 あなたのEメールアドレスで登録
AGRICULTURA により Mind Map: AGRICULTURA

1. • produção em degraus

2. • A Lei nº. 4.829/65 surge após o Estatuto da Terra, institucionalizando o Crédito Rural no Brasil, disciplinado pelo Conselho Monetário Nacional. O Crédito Rural tornou-se um grande incentivo à produção, investimento e comercialização agropecuária, antes da referida Lei o Brasil era mero importador de alimentos.

3. TERRAGAMENTO OU JARDINAGEM

3.1. • sudeste asiático

3.2. • muita mão de obra

3.3. • evita erosão

4. ROTAÇÃO DE CULTURAS

4.1. • cultivos alternado, deixando uma parte em descanso

4.2. • evita o desgate do solo, cada safra um cultivo

5. PLANTAÇÕES

5.1. • latifúndios

5.2. Monocultura

5.3. Exportação

6. AS LEIS QUE REGEM A AGRICULTURA

6.1. • As principais Leis voltadas ao Agronegócios são: a Lei nº. 4.829/65 que instituiu o Crédito Rural, Dec-lei 167/67 que instituiu os títulos de crédito e as garantias do Crédito Rural, e a recentíssima “Lei do Agro” Lei nº. 13.986/20 que instituiu novos instrumentos e garantias do Crédito Rural.

6.2. Recentemente foi sancionada a Lei nº. 13.986/20, advinda da “MP do Agro”, hoje podendo ser considerada Lei – dos credores - do Agro, tendo em vista que, apesar de ter como objetivo principal impulsionar o agronegócio no Brasil, facilitando o acesso dos Produtores Rurais ao crédito rural e reduzindo o custo do crédito rural, a lei tem diversos pontos que beneficia somente os credores do agronegócio.

7. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA

7.1. O Ministério da Agricultura é o órgão responsável pela agropecuária e pelo agronegócio no Brasil a nível federal. Ser responsável pela agricultura significa entender como é a dinâmica desse setor no Brasil, quais as potencialidades, quais as principais barreiras enfrentadas pelos produtores e quais as consequências ambientais e sociais decorrentes dessa produção para o país. A partir de então, o ministro da pasta, juntamente com sua equipe, irá desenvolver políticas públicas para estimular o setor.

7.1.1. O Ministério da Agricultura é importante porque o setor agropecuário tem uma grande representatividade na economia do país. O Brasil possui uma das áreas mais agricultáveis do mundo, as condições climáticas e territoriais nos dão grande vantagem e capacidade de produção. Além da produção para o mercado interno, destaca-se a posição do Brasil em fornecer alimentos para grande parte do mundo. No que diz respeito à produtos agrícolas, nós exportamos muito mais do que importamos, assim esse setor tem importante contribuição para o equilíbrio da balança comercial do país (o número de exportações menos [subtraindo] o número de importações).

8. ARTIGO

8.1. Nome da obra: Agricultura: uma atividade em movimento

8.2. Mendes Lamas- 2019

8.3. Últimas obras: Automação na agricultura, produzir trigo no Brasil, mais que uma opção.

9. CONCEITO

9.1. A agricultura implica a transformação do meio ambiente para satisfazer as necessidades do homem. É esta capacidade que distingue o ser humano dos restantes seres vivos.

10. BIOGRAFIA

10.1. Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objetivo de obter alimentos, bebidas, fibras, energia, matéria-prima para roupas, construções, medicamentos, ferramentas, ou apenas para contemplação estética (paisagismo).

11. Há pouco mais de 50 anos, a realidade da produção rural no Brasil era completamente diferente. Entre os anos de 1950 e 1960, apenas 2% das propriedades agrícolas usavam máquinas para a produção, ou seja, quase a totalidade do que se produzia era feito manualmente pelos trabalhadores do campo. Havia pouco conhecimento sobre o solo e as doenças e, devido à ineficiência do setor, havia escassez de alimentos – que precisavam ser importados para atender a demanda interna. O cenário agropecuário começou a mudar com investimentos do Estado em políticas públicas que tinham como objetivo aumentar a produção e a produtividade. Além das políticas de estímulo ao setor, o empreendedorismo de muitos produtores também contribuiu para essa transformação. Entre 1975 e 2017, a produção de grãos passou de 38 milhões para 236 milhões, um aumento de mais de 6 vezes e com o dobro da área plantada, ou seja, houve ganho em produtividade também. Nesse mesmo período, a produção do trigo aumentou em 346%, o arroz em 317% e o milho em 270%.

12. • Eugênio Avila Pedrozo

13. AGRICULTURA MODERNA

13.1. • Alta produtividade

13.2. • Capital + investimento em pesquisas

13.3. • agronegócio

14. AGRICULTURA TRADICIONAL

14.1. • minifúndios

14.2. • policultura

14.3. • subsistência

15. A IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA

15.1. O surgimento da agricultura teve um impacto evidente: pela primeira vez, era possível influir na disponibilidade dos alimentos. As conseqüências desta descoberta foram estremecedoras: apareceram as primeiras aldeias, os colhedores nômades transformaram-se em camponeses sedentários. A atividade agrícola foi predominante para as economias por milhares de anos antes da revolução industrial. Sua importância não diminui nem mesmo com o surgimento de fábricas nem com a proclamada chegada de uma era digital. Depois de tudo, trata-se de produzir alimentos. E sem alimentos a vida não é possível.

16. OS PRINCIPAIS AUTORES

16.1. •

16.2. • Guilherme Cunha Malafaia

16.2.1. Obras: A exploração do pequi na região de Minas Gerais, integração vertical nos sistemas de saúde

16.3. • Marina Keiko Nakayama

16.3.1. Obras: E-rh: Conceitos e Práticas de Rh Eletrônico

16.4. • Ana Silva Rocha Ipiranga

16.4.1. Obras: história, práticas sociais e gestão nas/das cidades

17. A AGRICULTURA NO BRASIL

18. DESENVOLVIMENTO

18.1. A agricultura foi inventada várias vezes ao longo da história humana e em diferentes partes do mundo. Mas surgiu pela primeira vez – ou é o que os registros arqueológicos sustentam – em uma região apelidada de Crescente Fértil, uma área banhada por rios no Oriente Médio.

18.2. A princípio, a prática da agricultura surgiu cerca de 12 mil anos atrás durante o período neolítico, sendo um dos processos constitutivos das primeiras civilizações. Nesse sentido, ela foi desenvolvida de forma gradual, sendo que a plantação de cereais e tubérculos foram as primeiras formas de cultivo.

19. IDEIA CENTRAL

19.1. História da agricultura, desenvolvimento, conceito Agricultura no Brasil, a importância da agricultura, as leis.