
1. Sidra/IBGE
1.1. O Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA – visa facilitar aos administradores públicos e à sociedade em geral, através da Internet, a obtenção gratuita dos dados agregados de estudos e pesquisas realizados pelo IBGE.
1.2. Com o SIDRA é possível consultar dados na forma de séries temporais, acompanhando seu comportamento ao longo do tempo, bem como ter os mesmos disponibilizados por níveis territoriais desagregados, como município, distrito e bairro, de modo a facilitar o conhecimento da realidade municipal.
1.3. Atualmente estão disponíveis planos tabulares de 33 pesquisas, totalizando quase 600 milhões de dados agregados. O processo de disponibilização de novos dados é contínuo, o que faz com que cresça, ao longo do tempo, a cobertura das informações passíveis de serem extraídas a partir destes dados.
1.4. Censos Demográficos: https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/censo-demografico/series-temporais/series-temporais/
1.5. Estimativas da População: https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/EstimaPop/
1.6. Estatísticas do Registro Civil: https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/registro-civil/tabelas/brasil/2016
2. Datasus
2.1. O DATASUS disponibiliza informações que podem servir para subsidiar análises objetivas da situação sanitária, tomadas de decisão baseadas em evidências e elaboração de programas de ações de saúde.
2.2. A mensuração do estado de saúde da população é uma tradição em saúde pública. Teve seu início com o registro sistemático de dados de mortalidade e de sobrevivência (Estatísticas Vitais - Mortalidade e Nascidos Vivos). Com os avanços no controle das doenças infecciosas (informações Epidemiológicas e Morbidade) e com a melhor compreensão do conceito de saúde e de seus determinantes populacionais, a análise da situação sanitária passou a incorporar outras dimensões do estado de saúde.
2.3. Dados de morbidade, incapacidade, acesso a serviços, qualidade da atenção, condições de vida e fatores ambientais passaram a ser métricas utilizadas na construção de Indicadores de Saúde, que se traduzem em informação relevante para a quantificação e a avaliação das informações em saúde.
2.4. Nesta seção também são encontradas informações sobre Assistência à Saúde da população, os cadastros (Rede Assistencial) das redes hospitalares e ambulatoriais, o cadastro dos estabelecimentos de saúde, além de informações sobre recursos financeiros e informações Demográficas e Socioeconômicas.
2.5. Estatísticas vitais - http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php?area=0205
2.6. Informações demográficas e socioeconômicas: http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php?area=0206&id=6942
3. Pnad Anual (2001-2015)
3.1. O sistema de pesquisas domiciliares, implantado progressivamente no Brasil a partir de 1967, com a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD, tem como finalidade a produção de informações básicas para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do País.
3.2. Trata-se de um sistema de pesquisas por amostra de domicílios que, por ter propósitos múltiplos, investiga diversas características gerais da população, educação, trabalho, rendimento e habitação, e outras com periodicidade variável, como as características sobre a migração, fecundidade, nupcialidade, saúde, nutrição e outros temas que são incluídos no sistema de acordo com as necessidades de informação para o País.
3.3. A pesquisa, a partir de 2004, abrange a população residente nas unidades domiciliares (domicílios particulares e unidades de habitação em domicílios coletivos) de todas as Unidades da Federação (até 2003 não incluía aquelas localizadas na área rural de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá).
3.4. As características gerais de migração e de educação são pesquisadas para todas as pessoas. As características de trabalho e rendimento são investigadas para as pessoas de 5 anos ou mais de idade. O levantamento das características de fecundidade abrange as mulheres de 10 anos ou mais de idade.
3.5. Apresentam-se a seguir as datas e períodos de captação e referência utilizados na classificação das características que foram objeto de divulgação.
4. UNData, World Development Indicators
4.1. UNData
4.1.1. UNdata traz bancos de dados estatísticos internacionais de fácil acesso aos usuários por meio de um ponto de entrada único. Os usuários podem pesquisar e baixar uma variedade de recursos estatísticos compilados pelo sistema estatístico da Organização das Nações Unidas (ONU) e outras agências internacionais. Os numerosos bancos de dados ou tabelas coletivamente conhecidas como "datamarts" contêm mais de 60 milhões de pontos de dados e abrangem uma ampla gama de temas estatísticos, incluindo agricultura, crime, comunicação, assistência ao desenvolvimento, educação, energia, meio ambiente, finanças, gênero, saúde, mercado de trabalho, manufatura, contas nacionais, população e migração, ciência e tecnologia, turismo, transporte e comércio.
4.1.2. UNdata foi lançado como parte de um projeto em 2005, chamado "Estatísticas como um Bem Público", cujos objetivos eram fornecer acesso livre a estatísticas globais, educar os usuários sobre a importância das estatísticas para políticas baseadas em evidências e tomada de decisões e ajudar os institutos nacionais de estatística dos países membros a reforçar as suas capacidades de divulgação de dados. O projeto foi implementado em parceria com a Statistics Sweden e a Gapminder Foundation, com apoio financeiro parcial da Agência Sueca de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (SIDA).
4.2. World Development Indicators
4.2.1. Descrição: é uma compilação de estatísticas relevantes, de alta qualidade e comparáveis internacionalmente sobre o desenvolvimento global e a luta contra a pobreza. O banco de dados contém 1.600 indicadores de séries temporais para 217 economias e mais de 40 grupos de países, com dados para muitos indicadores que remontam a mais de 50 anos.
4.2.2. Temas de dados
4.2.2.1. PESSOAS: dinâmica populacional, educação, trabalho, saúde, gênero
4.2.2.2. POBREZA E DESIGUALDADE: pobreza, prosperidade, consumo, distribuição de renda
4.2.2.3. ECONOMIA: crescimento, estrutura econômica, renda e poupança, comércio, produtividade do trabalho
4.2.2.4. MEIO AMBIENTE: agricultura, alterações climáticas, energia, biodiversidade, água, saneamento
4.2.2.5. ESTADOS E MERCADOS: negócios, bolsas, militares, comunicações, transportes, tecnologia
4.2.2.6. LINKS GLOBAIS: dívida, comércio, dependência da ajuda, refugiado, turismo, migração
5. Microdados: Demography and Health Surveys, IPUMS
5.1. DHS
5.1.1. O Programa de Pesquisas Demográficas e de Saúde (DHS) coletou, analisou e disseminou dados precisos e representativos sobre população, saúde, HIV e nutrição por meio de mais de 400 pesquisas em mais de 90 países.
5.1.2. Tópicos DHS
5.1.2.1. NUTRIÇÃO
5.1.2.2. METAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
5.1.2.3. PLANEJAMENTO FAMILIAR
5.1.2.4. ÍNDICE DE RIQUEZA
5.1.2.5. MORTALIDADE INFANTIL
5.1.2.6. GÊNERO SEXUAL
5.1.2.7. MORTALIDADE MATERNA
5.1.2.8. MALÁRIA
5.2. IPUMS
5.2.1. O que é o IPUMS?
5.2.2. O IPUMS fornece dados de censo e pesquisas de todo o mundo integrados no tempo e no espaço. A integração e a documentação do IPUMS tornam mais fácil estudar mudanças, conduzir pesquisas comparativas, mesclar informações entre tipos de dados e analisar indivíduos dentro do contexto familiar e comunitário. Dados e serviços disponíveis gratuitamente.
5.2.3. IPUMS-International se dedica a coletar e distribuir microdados censitários de todo o mundo. Os objetivos do projeto são coletar e preservar dados e documentação, harmonizar dados e divulgar os dados harmonizados gratuitamente.
5.2.4. Cobertura: 102 PAÍSES - 473 CENSOS E PESQUISAS - MAIS DE 1 BILHÃO DE REGISTROS DE PESSOAS
5.2.5. OS DADOS DE FONTE PARA IPUMS-INTERNATIONAL SÃO GENEROSAMENTE FORNECIDOS PELOS ESCRITÓRIOS DE ESTATÍSTICA NACIONAIS PARTICIPANTES