Max Weber (1864 – 1920)
Wallacy Vicenteにより
1. Ação social de Max Weber
1.1. Segundo o sociólogo, era necessário que o pesquisador fosse dotado de uma neutralidade axiológica, ou seja, de uma neutralidade em relação ao seu objeto de estudo. Com base em uma análise neutra e imparcial, o sociólogo deveria identificar as ações sociais dos sujeitos e classificá-las.
1.2. Ação social racional com relação a fins: é um tipo de ação pensada e calculada para atingir alguma finalidade. Por exemplo, casar-se para constituir uma família. A ação social é o matrimônio e a finalidade dessa ação é a constituição da família.
1.3. Ação social racional com relação a valores: é um tipo de ação social pensada e calculada para atingir algum tipo de valor moral, ou visando como fundo a moralidade. Por exemplo, fazer o que a moral considera certo, como não roubar.
1.4. Ação social tradicional: não é racional e nem calculada. Consiste numa forma de agir de acordo com a tradição, respeitando o que a sociedade considera como o que deve ser feito.
1.5. Ação social afetiva: não é racional. Ela segue os afetos e as paixões, os sentimentos e as afecções. É o tipo de ação motivada por sentimentos, como amor, paixão, medo.
2. teoria da dominação
2.1. A dominação legal: ocorre por meio das leis. É o poder exercido por aqueles que a lei permitiu exercê-lo, como os representantes dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, no caso de nossa República.
2.2. A dominação tradicional: justifica-se pela tradição. Por exemplo, em uma sociedade patriarcal, o pai exerce o poder autoritário dentro da família e respalda-se na tradição para exercitá-lo.
2.3. A dominação carismática: é exercida por lideranças carismáticas, que têm o dom de atrair o apoio das massas com seus discursos, como de maneira mágica. Temos vários exemplos desse tipo de liderança na história mundial, como Hitler, Mussolini, Getúlio Vargas e Fidel Castro.
3. Analisou a formação do capitalismo
4. Desenvolveu a teoria da ação social como método de análise sociológica.
5. Feito por Wallacy Vicente
6. Principal influenciador da filosofia
6.1. influenciado pela filosofia de Immanuel Kant sustentada pelo idealismo. Para Kant, o plano das ideias e conceitos deveria pautar todo o trabalho filosófico, que partiria da prática para chegar aos conceitos mais puros e a priori.
7. Captalismo e protestantismo
7.1. Weber encara-o como o fruto de um ideal, o ideal do capitalismo. Como um ideal, o capitalismo promovia uma espécie de racionalização do trabalho e do dinheiro, sendo sustentado pela prosperidade e pela capacidade cada vez maior de gerar dinheiro.
8. Sociólogo e economista alemão
9. Ao contrário de Marx, era a favor do capitalismo
10. Desenvolveu uma teoria que aproximava a origem do capitalismo à religião protestante
11. Influências de Max Weber
11.1. Vários são os pensadores que influenciaram a sociologia de Max Weber. Por ser um grande estudioso, dedicado à leitura e à pesquisa, podemos destacar como principais influenciadores:
11.2. Friedrich Nietzsche
11.3. Immanuel Kant
11.4. John Stuart Mill
11.5. Alexis de Tocqueville