Fatores Climáticos
Vinícius Franco Souzaにより
1. Massas de ar
1.1. Grandes porções de ar que se descolocam na atmosfera.
1.2. Massas de ar se dividem em quente e frio, em relação a temperatura. E massas de ar úmidas e secas, em relação a presença de água.
1.3. Influenciam no tempo, nas chuvas e no clima.
2. Altitude
2.1. Altitude é a distância vertical entre o nível do mar e um ponto na atmosfera. Quanto maior a altitude, mais rarefeito o ar é, ocorrendo a diminuição da espessura de gases.
2.2. Quanto mais próximo do nível do mar, ou seja, da troposfera, mais quente costuma ser a temperatura.
3. Relevo
3.1. O relevo atua como uma barreira natural à passagem de massas de ar. É comum a formação de desertos em regiões de alto relevo, pela baixa umidade.
3.2. Influencia na formação de chuvas orográficas, quando os ventos sobem e provocam chuvas.
4. Vegetação
4.1. Consiste na vida vegetal, que são as plantas.
4.2. Promove a evapotranspiração.
4.3. Influencia e se relaciona com o clima.
4.4. É influenciada principalmente pelo regime de chuvas e pela radiação solar.
5. A circulação geral da atmosfera
5.1. Ocorre a troca de gases entre diferentes localidades.
5.2. Regiões próximas à linha do equador absorvem mais radiação solar do que perdem. As regiões polares perdem mais radiação solar do que absorvem.
6. O que são Fatores Climáticos?
6.1. Diferem de Elementos Climáticos.
6.2. Os fatores climáticos são aqueles que, quando interage entre si, afetam os elementos climáticos (radiação solar, pressão atmosférica, temperatura e umidade do ar), fazendo-os variar.
6.3. Os fatores climáticos são: altitude, massa de ar, latitude, relevo, maritimidade, continentalidade, vegetação e correntes marítimas.
6.4. Relação com os tipos climáticos na Terra.
7. Latitude
7.1. Latitude é uma coordenação geográfica de localização medida em graus. Sua referência é a linha do equador, sendo a latitude calculada indicando o ângulo da distância de um ponto do meridiano de Greenwich até a linha do equador. Variam de 0° a 90° de norte a sul.
7.2. Interfere no clima.
8. Maritimidade e Continentalidade
8.1. São fatores climáticos ligados à proximidade ou distância de oceanos e grandes corpos de água.
8.2. Influencia na amplitude térmica, que corresponde às variações de temperatura, sendo a diferença entre a mais quente e a mais fria.
8.3. A maritimidade consiste na proximidade de corpos de água, onde a temperatura é mais estável e a amplitude térmica menor.
8.4. A continentalidade é o efeito oposto, quando os índices de umidade são baixos e amplitude térmica é maior. Já que as áreas continentais perdem muito calor.
9. Correntes marítimas
9.1. Correspondem à movimentação das águas oceânicas.
9.2. As correntes marítimas quentes, provenientes de regiões intertropicais, promovem temperaturas elevadas e um regime de chuvas mais vigoroso.
9.3. As correntes marítimas frias apresentam quedas na temperaturas e escassez de chuvas, pois geram massas de ar secas e frias.