登録は簡単!. 無料です
または 登録 あなたのEメールアドレスで登録
NERVO FACIAL により Mind Map: NERVO FACIAL

1. Inervação: MOTORA: Músculos da expressão facial, músculo estilo-hióideo, ventre posterior do músculo digástrico, músculo estapédio. SENSITIVA: Paladar dos dois terços anteriores da língua. PARASSIMPÁTICO: Glândula submandibular, glândula sublingual e glândulas lacrimais.

2. RAMOS: Os cinco principais ramos do nervo facial são: Marginal, mandibular, bucal, zigomático e temporal.

2.1. O ramo marginal/mandibular supre os músculos risório e do lábio inferior e do queixo.

2.2. O ramo bucal do NC VII segue externamente ao músculo bucinador para suprir este músculo e os músculos do lábio superior.

2.3. O ramo zigomático do NC VII segue inferiormente ao olho para suprir a parte inferior do músculo orbicular do olho e outros músculos faciais inferiores à órbita.

2.4. O ramo temporal é responsável por inervar, principalmente, a parte superior do músculo orbicular do olho, mas também inerva os músculos auricular superior e auricular anterior e o ventre frontal do músculo occipitofrontal.

3. DOENÇAS: Paralisia de Bell – é a causa mais comum de paralisia facial periférica espontânea aguda.

3.1. Paralisia facial unilateral – de modo geral, identifica-se lagoftalmia, ausência do ato de piscar, epífora, desvio da boca para o lado normal com queda do lado paralisado quando o indivíduo fala, sorri ou faz caretas.

3.2. Fraqueza muscular facial – pode ser observada através da retificação da prega nasolabial e a queda da pálpebra inferior.

3.3. Doença de Lyme – é uma doença transmitida por carrapatos que, dentre várias sequelas, pode cursar com paralisia do nervo facial.

3.4. Paralisia facial bilateral – é rara e sua ocorrência deve alertar para a investigação de condições como síndrome de Guillain-Barré, sarcoidose, infecção por HIV, doença de Lyme e outras meningites basilares.

4. Tipo: Nervo misto (motor, sensitivo, fibras autônomas)

5. Origem: Ponte (tronco encefálico)

6. ANATOMIA: O nervo facial é o sétimo dos doze nervos cranianos. As fibras eferentes são fibras motoras ou fibras parassimpáticas, enquanto as fibras aferentes são sensitivas.

7. TRAJETO: VIA EFERENTE: O trajeto das fibras eferentes do ramo principal do nervo facial antes e após a sua divisão é o seguinte (do início no cérebro até as suas terminações, na periferia).

7.1. VIA AFERENTE: O trajeto das fibras aferentes do ramo principal do nervo facial, antes e após a sua divisão, é o seguinte (de seu início na periferia até o final, no cérebro).