Inter-poli-transdisciplinaridade Disciplina
Adriele Mendesにより
1. Virtude da especialização e risco de hiperespecialização
1.1. Instituição disciplinar acarreta, ao mesmo tempo, um perigo de hiperespecialização do pesquisador e um risco de “coisificação” do objeto estudado, do qual se corre o risco de esquecer que é destacado ou construído
2. O olhar extradisciplinar
2.1. Um olhar ingênuo de amador, alheio à disciplina, mesmo a qualquer disciplina, resolva um problema cuja solução era invisível dentro da disciplina.
3. Invasões e migrações interdisciplinares
3.1. Diferentes disciplinas vão ser agregadas e aglutinadas
4. Para além das disciplinas
4.1. Variedade de circunstâncias que fazem progredir as ciências, quando rompem o isolamento entre as disciplinas
5. O ecodisciplinar e o metadisciplinar
5.1. "Ecologizar” as disciplinas, isto é, levar em conta tudo que lhes é contextual, inclusive as condições culturais e sociais, ou seja, ver em que meio elas nascem, levantam problemas, ficam esclerosadas e transformam-se. É necessário também o “metadisciplinar”; o termo “meta” significando ultrapassar e conservar.
6. Objetos e projetos Inter-poli-transdisciplinar
6.1. Certos conceitos científicos mantêm a vitalidade porque se recusam ao fechamento disciplinar.
7. Migrações
7.1. Noções migradoras fecundam um novo terreno, onde vão enraizar-se, ainda que à custa de um contra-senso
8. Os esquemas cognitivos reorganizadores
8.1. Conceito organizador de caráter sistêmico e de hibridação.