1. Cerimônias
1.1. Daily
1.1.1. Reunião diária onde os integrantes da equipe respondem basicamente as seguintes perguntas: "O que fez no dia anterior?", "O que está fazendo agora?", "Precisa de ajuda? Algo está te impedindo de terminar a tarefa?"
1.2. Review (demo)
1.2.1. A equipe de desenvolvimento mostra para o PO o que foi feito da Sprint, deixa ele testar e aponta o que faltou completar, justificando o motivo de não haver a entrega de tudo que foi acordado.
1.3. Grooming de negócio
1.3.1. A equipe de desenvolvimento se reúne com o PO para que ele explique todas as regras de negócio por trás das tarefas levantadas por ele.
1.4. Grooming técnico
1.4.1. A equipe de desenvolvimento se reúne para discutir a parte técnica de cada uma das tarefas passadas pelo PO, pontuando as tarefas (essa pontuação é usada no Burndown)
1.5. Planning
1.5.1. Reunião da equipe de desenvolvimento para decidir o que entrará na próxima sprint, de acordo com a priorização feita pelo PO anteriormente.
1.6. Retrospective
1.6.1. Momento que a equipe toda tem para analisar como foi a semana anterior, ver o que foi produtivo, e o que há para melhorar. Esse é o momento que o SM costuma usar para fazer dinâmicas com a equipe, para proporcionar uma melhor relação entre eles e levantar pontos que podem estar atrapalhando o desenvolvimento do time.
2. Facilitadores
2.1. Sprint
2.1.1. Espaço de tempo que é acordado para entregas. Por exemplo: numa sprint de uma semana, ao final dela, todas as tarefas deverão ter sido terminadas e as cerimônias feitas.
2.2. Backlog
2.2.1. Levantamento de futuras tarefas de desenvolvimento. O PO deve deixar o backlog sempre atualizado, para que o time de desenvolvimento consiga pontuar e analisar quais os próximos passos do projeto.
2.3. Burndown
2.3.1. Quadro de acompanhamento da sprint, onde é possível verificar o rendimento do time, e as alterações que podem surgir (como uma tarefa emergencial entrar no meio da sprint)
3. Pessoas
3.1. Scrum Master
3.1.1. Responsável por ser a "ponte DEV-PO", cuida da equipe e é responsável por cobrar do time a entrega da sprint. Além de buscar ajuda quando for necessário,
3.2. Product Owner (PO)
3.2.1. O "dono do produto" é responsável por lidar com os clientes, e repassar as necessidades levantadas para o time de desenvolvimento.
3.3. Time DEV (equipe de desenvolvimento)
3.3.1. Equipe responsável pela parte do desenvolvimento técnico
4. Alunos: Ana Paula Fidelis, Anderson Pozzi, Bárbara Marquez e Leonardo Pereira Vieira.
5. Características e valores
5.1. Entregas de valor
5.1.1. Visa entregar coisas que agreguem ao cliente, nada de papeladas ou processos complicados. O foco está no valor da funcionalidade no projeto.
5.2. Errar rápido, corrigir rápido
5.2.1. Erros são válidos, mas é necessário arrumá-los rápido também.
5.3. Mais planejamento, menos correções
5.3.1. Quanto melhor planejada e discutida a ideia (entre a equipe, ou com o cliente) menos chances de erros.
5.4. Maior transparência
5.4.1. Entregas parciais mostram para o cliente o que está sendo feito pela equipe, gerando maior segurança e visibilidade para o cliente.