Kom i gang. Det er Gratis
eller tilmeld med din email adresse
O Fado Português af Mind Map: O Fado Português

1. A Origem

1.1. Uma explicação popular para a origem do fado de Lisboa remete para os cânticos dos mouros, no entanto...

1.1.1. é uma explicação ingénua e incorreta duma perspectiva etnomusicológica.

1.1.2. Não existem registos do fado até ao início do século XIX

1.2. No essencial, a origem do fado é ainda desconhecida, mas certo é, que surge no rico caldo de culturas presentes em Lisboa, sendo por isso uma canção urbana.

2. A Guitarra Portuguesa

2.1. A guitarra portuguesa terá aparecido primeiro do que o fado, enquanto expressão musical. Mas foi apenas no fim do século XIX que se terá definido como uma associação ao fado. Assume um papel muito imporatnte, pois é o guitarrista que conduz o fadista, introduzindo o canto e marcando a transição de uma frase local para outra.

3. Atualmente

3.1. Fado é "a expressão artística do século XXI"

3.1.1. No início do século XXI o fado é inscrito na lista do património cultural imaterial da humanidade (27 de novembro de 2011)

3.1.1.1. No mês de junho de 2010, a candidatura do Fado foi distinguida num grupo restrito de 7 candidaturas consideradas “exemplares” pela UNESCO, do ponto de vista da sua concepção, preparação, apresentação e argumentação.

4. Características de antigos fadistas

4.1. Os fadistas eram reconhecidos com os seus modos característicos de se vestirem, as suas atitudes não convencionais, desafiadoras por vezes, que se viam em frequentes contendas com grupos rivais.

4.1.1. Um fadista, ou faia, de 1840 seria reconhecido pela sua maneira de trajar

4.2. " Usava boné de oleado com tampo largo, e pala de polimento, ou boné direito do feitio dos guardas municipais, com fita preta formando laço ao lado e pala de polimento; jaqueta de ganga ou jaqueta com alamares."

4.3. " O seu penteado consistia em trazer o cabelo cortado de meia cabeça para trás, mas comprido para diante, de maneira que formasse melenas ou belezas, empastadas sobre a testa."

5. O Fado em Lisboa

5.1. Foi nos momentos de convívio e lazer de Lisboa do século XIX que o fado nasceu, como expressão musical. Nessa altura era cantado de forma totalmente espontânea, na rua e em ambiente frequentado por marujos, e outras figuras que eram igualmente consideradas marginais. Os temas cantados eram relacionados com o quotidiano, os acontecimentos do bairro, a saudade e o amor.

6. O Fado do Marinheiro

6.1. O fado mais antigo é o fado do marinheiro, e é este fado que vai se tornar o modelo de todos os outros géneros de fado que mais tarde surgiriam

6.2. O fado só passou a ser conhecido depois de 1840, nas ruas de Lisboa, nessa época só o fado do marinheiro era conhecido, e era, tal como as cantigas de levantar ferro as cantigas das fainas, ou a cantiga do degredado, cantado pelos marinheiros na proa do navio.