Entrevista Clínica
Door iara alves

1. Conceito
1.1. A entrevista clínica é um conjunto de técnicas de investigação, de tempo delimitado, dirigido por um entrevistador treinado, que utiliza conhecimentos psicológicos, em uma relação profissional.
1.1.1. A entrevista faz parte de um processo
2. Objetivo
2.1. Com o objetivo de descrever e avaliar aspectos pessoais, relacionais ou sistêmicos
2.1.1. Indivíduo casal, família e rede social
3. Delimitação de tempo
3.1. A delimitação temporal entre a entrevista inicial e o processo terapêutico tem a função de explicitar as diferenças de objetivos dos dois procedimentos e dos papéis diferenciados do profissional nas duas situações.
4. HABILIDADE + DOMÍNIO = SUCESSO DA TECNICA
5. Entrevistado e Entrevistador
5.1. nesse processo, atribuições diferenciadas de papéis. A função específica do entrevistador coloca a entrevista clínica no domínio de uma relação profissional. É dele a responsabilidade pela condução do processo e pela aplicação de conhecimentos psicológicos em benefício das pessoas envolvidas. É responsabilidade dele dominar as especificidades da técnica e a complexidade do conhecimento utilizado. Essa responsabilidade delimita (estrutura) o processo em seus aspectos clínicos.
5.1.1. O papel principal da pessoa entrevistada é o de prestar informações. A entrevista pressupõe pelo menos uma pessoa que esteja em condições de ser um participante colaborativo, e o sucesso da entrevista depende do seu modo de participação.
6. Processo de Entrevista
6.1. Saber o que perguntar. Ter conhecimento especifico para intepretação das resposta do entrevistado. Investigar em outros conhecimentos, como, como anda a saúde, qualidade do sono e a vida pessoal. Nesse processo é importante o entrevistador der atendo, pois será definido os limites e as estratégias.
6.1.1. A entrevista é única técnica capaz de testa os limites de aparentes contradições e de torna explicitas características indicadas pelas instrumentos padronizados.
6.1.1.1. O papel do entrevistador e o entrevistado é definido. O entrevistado é o protagonista e o entrevistador é o que dirigir.