Estudo de Acessibilidade

Laten we beginnen. Het is Gratis
of registreren met je e-mailadres
Estudo de Acessibilidade Door Mind Map: Estudo de Acessibilidade

1. Autism Designs: How to Build Inclusive Products for People With Autism

1.1. Layout

1.2. Imagens

1.3. Navegação

1.4. Interação

2. Acessibilidade Digital e UX

2.1. não é apenas PCD

2.2. mobilidade limitada temporária

2.3. pessoas não fluentes em algum idioma original do produto

2.4. pessoas com mais idade

2.5. acesso sem ajuda de terceiros

2.6. Instruções para o acesso

2.6.1. Caso tenha dificuldade, possibilidade de consultar um tutor on-line

3. Tecnologias assistivas

3.1. O que são?

3.1.1. "[...] área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social” (ATA VII – Comitê de Ajudas Técnicas – CAT, que reúne representantes do governo e da sociedade civil em prol da inclusão).

3.2. - Softwares de diminuição de contraste - Textos ampliados - Softwares de tradução - Leitores de tela - Comunicação alternativa - Audiobooks, fontes não serifadas e elementos visuais - Vídeos com legendas

3.2.1. - Se puder, evitar usar textos dentro de imagem (como jpeg e png) pois pode barrar os leitores de tela e softwares de tradução. - Se puder, evitar usar apenas cores para a comunicação, por exemplo o vermelho para sinalizar resposta incorreta.

3.3. A prioridade é *acessar o conteúdo*, não apenas abri-lo.

3.3.1. A acessibilidade é a adaptação do conteúdo de acordo com as necessidades especiais de cada indivíduo

3.4. OpetInspira

3.5. Exemplo de site: Liz e seus amigos

4. Acessibilidade para materiais didáticos. Um grande desafio por conta das diferentes necessidades. Recomendado a elaboração de, pelo menos, quatro versões: visual, sonora, tátil e digital.

5. 4 DICAS PARA CRIAR CONTEÚDOS ACESSÍVEIS:

5.1. 01- Criar conteúdo multiplataforma e multissensorial - Quanto mais sentido, mais acessível

5.2. 02- Usar legenda nos vídeos. - Não ajuda apenas pessoas deficiência auditiva, mas também facilita e possibilita que o usuário tenha acesso ao conteúdo de outra forma.

5.3. 03- Incluir descrição das imagens - Possibilita que pessoas com baixa visão consigam acessar as informações na web, permitindo que o usuário ouça em vez de visualizar.

5.4. 04- Estruturar textos de maneira acessível: - Evitar fontes como as serifas, as fontes cursiva e fantasia, pois são difíceis de serem lidas por grande parte das pessoas com baixa visão e com deficiências visuais; - Alinhar o texto a esquerda, pois facilita a visualização para o maior número de usuários possível; - Contraste e visibilidade: A escolha de cores certas de textos, imagens, ícones e fundos é essencial para garantir a acessibilidade do conteúdo.