Implicações da brincadeira para a educação infantil

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Rocket clouds
Implicações da brincadeira para a educação infantil by Mind Map: Implicações da brincadeira para a educação infantil

1. “A brincadeira constitui o recurso privilegiado de desenvolvimento da criança em idade pré-escolar” (OLIVEIRA, 1996, p. 144).

2. “A brincadeira interliga funções cognitivas como o afeto, a motricidade, a linguagem e a percepção, a representação, a memória e outras funções. ” Para a criança, brincar é, assim, uma ponte entre esses diferentes aspectos, que a faz perceber, conhecer e se relacionar com seu entorno e com as outras pessoas, desenvolvendo-se social, emocional e intelectualmente" (OLIVEIRA, 1996, p. 144).

3. “A brincadeira favorece o equilíbrio afetivo da criança e contribui para o processo de apropriação de signos sociais.” É brincando que a criança apreende as normas, os papéis e os símbolos que regem nossa sociedade" (OLIVEIRA, 1996, p. 144).

4. “Ela [a brincadeira] cria condições para uma transformação significativa da consciência infantil, por exigir das crianças formas mais complexas de relacionamento com o mundo” (OLIVEIRA, 1996, p. 144).

5. “Através do brincar, a criança passa a compreender as características dos objetos, seu funcionamento, os elementos da natureza e os acontecimentos sociais” (OLIVEIRA, 1996, p. 144).

6. “Ao mesmo tempo, ao tomar o papel do outro na brincadeira, ela começa a perceber as diferentes perspectivas de uma situação, o que lhe facilita a elaboração do diálogo interior característico de seu pensamento verbal.” Ao brincar, as crianças interagem e experimentam outros papéis e olhares sobre as situações vividas, o que é fundamental para o desenvolvimento do pensamento e da linguagem" (OLIVEIRA, 1996, p. 144).