Esta guerra não é do povo, mas sim do General

Kom i gang. Det er Gratis
eller tilmeld med din email adresse
Esta guerra não é do povo, mas sim do General af Mind Map: Esta guerra não é do povo, mas sim do General

1. Amonitas e moabitas

1.1. Povo descendente de Ló e suas duas filhas, que apenas mostraram que saíram de Sodoma pelo auxílio de Deus e pelo amor Dele por Abraão, porém Sodoma não saiu do coração das filhas de Ló, mas Deus com sua misericórdia que dura para sempre ainda abençoou essa descendência pelo clamor de Abraão pela vida de seu sobrinho, por mais que foram povos inimigos de Israel posteriormente, porém a bisavó de Davi, Rute, era moabita, mostrando que Deus por amor a Abraão ouviu o seu clamor e honrou sua família, não porque Abraão e Ló mereciam , mas para que ele entendesse que o próprio Deus que prometeu a Sua benção,Sua proteção e Sua presença, como também estendeu a Sua aliança para a descendência da herança da pátria celestial; é imutável, é fiel e é o Pai que não nos deixa faltar nada.

2. Guerra travada entre Israel e seus inimigos

2.1. Então o Rei de Judá, Josafá, soube que os inimigos estavam próximos. A bíblia nos relata que o rei teve medo e pôs-se a buscar ao SENHOR e propagar jejum em todo o Judá. E então a cidade se juntou para pedir socorro ao SENHOR e de todos os locais próximos vieram povos para unir-se nesse clamor. Então Josafá orou ao SENHOR:

2.1.1. E disse: Ah! Senhor Deus de nossos pais, porventura não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos das nações? Na tua mão há força e potência, e não há quem te possa resistir. Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo Israel, e não a deste para sempre à descendência de Abraão, teu amigo? E habitaram nela e edificaram-te nela um santuário ao teu nome, dizendo: Se algum mal nos sobrevier, espada, juízo, peste, ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti, pois teu nome está nesta casa, e clamaremos a ti na nossa angústia, e tu nos ouvirás e livrarás. Agora, pois, eis que os filhos de Amom, e de Moabe e os das montanhas de Seir, pelos quais não permitiste passar a Israel, quando vinham da terra do Egito, mas deles se desviaram e não os destruíram, Eis que nos dão o pago, vindo para lançar-nos fora da tua herança, que nos fizeste herdar. Ah! nosso Deus, porventura não os julgarás? Porque em nós não há força perante esta grande multidão que vem contra nós, e não sabemos o que faremos; porém os nossos olhos estão postos em ti. 2 Crônicas 20:6-12

3. Então o SENHOR ali respondeu ao Seu povo através do levita Jaaziel

3.1. E disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá; assim o Senhor vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a guerra não é vossa, mas de Deus. Amanhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis no fim do vale, diante do deserto de Jeruel. Nesta batalha não tereis que lutar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do Senhor para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor será convosco. 2 Crônicas 20:15-17

3.2. Ouvindo isso toda Judá e habitantes de Jerusalém se renderam com rosto em terra e adoraram ao SENHOR.

4. A Guerra

4.1. Pela manhã se levantaram e saíram ao deserto (Deserto é lugar de batalha, porém se o Senhor for convosco, vocês estarão seguros e preparados para enfrentá-lo e logo após vencer)

4.2. Então Josafá toma a frente ali e manda o povo acreditar no SENHOR, pois é Dele que vem a segurança e a prosperidade para Seu povo e ali ordenou que os levitas fossem a frente do exército louvando e dizendo: Rendei graças ao SENHOR, porque a sua misericórdia dura para sempre.

4.3. Então quando estavam marchando em direção ao local, louvando e engrandecendo o nome do SENHOR, preparados e postados como o SENHOR lhes ordenara.

4.3.1. o Senhor pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá, e foram aniquilados; Porque os filhos de Amom e de Moabe se levantaram contra os moradores das montanhas de Seir, para os destruir e exterminar; e, acabando eles com os moradores de Seir, ajudaram uns aos outros a destruir-se. 2 Crônicas 20:22,23

5. E então... acho que você já entendeu, sempre quem vence é o General, chamado por SENHOR Dos Exércitos, Ele e o Seu povo

5.1. Tendo Judá chegado ao alto e ao olhar para o deserto, procurou a multidão que lhes perseguia, porém só encontraram corpos mortos, sem nenhum sobrevivente e ainda nos despojos dessa guerra entre eles, ainda houve grandes riquezas que Judá se apropriou, era tamanha que passaram três dia para pegar tudo.

5.2. Ao quarto dia, se ajuntaram num vale denominado por eles de "Vale de Bênção". Depois disso, retornaram todos os homens de Judá e de Jerusalém com alegria, porque o SENHOR os alegrara com vitória sobre seus inimigos e a palavra nos relata que "E veio o temor de Deus sobre todos os reinos daquelas terras, ouvindo eles que o Senhor havia pelejado contra os inimigos de Israel. E o reino de Jeosafá teve paz; e o seu Deus lhe deu repouso ao redor."

6. Aliança exige compromisso

6.1. Após decorrer tudo isso e o SENHOR ter dado vitória diante da guerra. A palavra nos relata que Josafá fez o que era reto perante o SENHOR durante seu reinado. Contudo, o povo ainda não tinha disposto o coração para com Deus ( Por mais que o povo ali estivesse adorando ao SENHOR, mas o coração não estava voltado para Deus, pois só "foram atrás de Deus" quando estavam com medo e aflitos, mas quando Deus deu a vitória o povo esqueceu e isso nos comprova mais ainda quando Josafá faz aliança com Acazias, rei de Israel, que procedia com pecado e desviou seu olhar do Céu e colocou seu olhar no Ego).

6.2. Isso trouxe grandes consequências a Josafá e ao povo, pois o SENHOR exige compromisso unicamente com Ele e com Sua Palavra que dá a vida e vida com abundância; e ao fazer aliança com um rei pagão, ele sofre por esquecer daquele que nos assegura e prospera, como também exorta, castiga e age conforme lhe aprouver com justiça divina.

7. Aplicação para nós

7.1. Quantas vezes nós nos encontramos como o povo de Judá, onde usaram o SENHOR como válvula de escape, o SENHOR deu o livramento pois como Ele mesmo disse a guerra não é de vocês, porque pra guerrear é necessário estar preparado e bem armado, trazendo pro Novo Testamento, a armadura do cristão, é necessário termos a fé que Davi teve ao enfrentar o gigante entendendo que sua força não vinha de si, mas provinha de Deus. Deus não é válvula de escape, o SENHOR é o general que exige compromisso do seu exército, não somente quando precisam sair vitoriosos de uma guerra, mas trata-se de viver obedecendo, exercendo seu papel como soldado que morre pelo General que de nenhuma forma o entrega para fazerem o que quiser de sua imagem, mas o defendem e vivem para Ele, ahhh kkk e quem é o General? O SENHOR dos Exércitos. Fiquem com a sua paz.