ESPAÇO URBANO

Kom i gang. Det er Gratis
eller tilmeld med din email adresse
ESPAÇO URBANO af Mind Map: ESPAÇO URBANO

1. A CLASSIFICAÇÃO da cidade se dá com base no número de habitantes. Quanto ao porte:

2. Desenvolvimento industrial- provocou um contínuo deslocamento sentido campo-cidade de trabalhadores atraídos pela regularização salarial

3. GLOBAIS: São metrópoles de relevância mundial em diversos aspectos.

4. A ampliação dos estabelecimentos comerciais, a produção e a implantação de serviços públicos são alguns dos itens do PROCESSO DE URBANIZAÇÃO.

5. URBANIZAÇÃO - aumento da população de uma cidade como resultado do êxodo rural. CRESCIMENTO URBANO - expansão da estrutura de uma cidade para acomodar melhor seus habitantes.

5.1. O principal fator de diferenciação entre o campo e a cidade é a CONCENTRAÇÃO DE PESSOAS E SERVIÇOS.

6. FASES DA ECONOMIA:

6.1. Produção de açúcar - povoamento das áreas litorâneas.

6.2. Produção de Ouro - povoamento para o interior do país.

6.3. Produção do café - desenvolvimento das cidades (comércio e transporte desse produto)

7. CLASSIFICAÇÃO DAS CIDADES

7.1. Para classificarmos uma cidade, além da localização geográfica, destacamos a origem, o porte e a função urbana.

7.1.1. PEQUENAS: Apresentam rítmo pacato, com trânsito tranquilo. - Até 100.000 hab.

7.2. Cidades planejadas- se desenvolvem conforme um projeto preestabelecido. Ex. Brasília.

7.2.1. MÉDIAS: Atuam como centros regionais de áreas urbanas menores próximas. - De 100.000 a 500.000 hab.

7.3. Cidades espontâneas - crescem a partir de um núcleo inicial de forma irregular.

7.3.1. GRANDES: Abrigam centros de cultura e lazer diversificados e são referência em termos hospitalares e educacionais.

8. Organização das cidades:

8.1. Conurbação é um fenômeno urbano que ocorre quando duas cidades limítrofes expandem-se ao ponto de encontrar-se, compondo um único núcleo urbano. Em algumas situações, as duas cidades crescem até se encontrar em um ou mais pontos do território. Em outros casos, apenas uma das cidades “alcança” a outra e acaba por “invadir” esse outro centro urbano.

8.2. Regiões metropolitanas - ocorre quando em torno de uma grande metrópole se desenvolvem várias cidades menores, conurbadas e políticas com a cidade pólo.

8.3. Tecnopolos - são as cidades com expressivas concentração de atividades que requerem o emprego de mão de obra altamente especializada. E. São José dos Campos (Sede da EMBRAER)

9. PROBLEMAS URBANOS:

9.1. SUBEMPREGO E HABITAÇÃO - com o excessivo deslocamento das pessoas do campo para as cidades em busca de emprego, as vagas de trabalho são insuficientes. na busca pela sobrevivência são direcionados `economia informal. Com o crescimento das cidades, se eleva o valor dos imóveis, provocando a ocupação irregular de espaços próximos a morros, margens de rio e viadutos (processo de favelização).

9.2. QUESTÕES AMBIENTAIS -Enormes quantidades de lixo, despejos de esgotos domésticos e industriais nos rios, impermeabilização dos solos, excessiva poluição, chuvas ácidas, ilhas de calor, depredação do patrimônio público.

9.3. VIOLÊNCIA URBANA - as aglomerações urbanas são as responsáveis por elevados índices de violência social. atividades ilegais como consumo e tráfico de drogas, desemprego, alcoolismo e os conflitos familiares.

9.4. MOBILIDADE URBANA - o número de automóveis ultrapassou a capacidade normal de fluxo e o transporte público não consegue atender a necessidade populacional.

10. FUNÇÃO URBANA: é o conjunto de atividades realizadas por uma cidade na rede urbana em que ela está inserida determinam sua função.

10.1. POLÍTICO ADMINISTRATIVA - capitais estaduais e capital federal (Brasília) que abrigam as principais sedes administrativas dos governos e mantêm elevada oferta de emprego no setor público

10.2. INDUSTRIAL - cidades cuja economia está centralizada na produção industrial. ex. Camaçari (BA).

10.3. COMERCIAL - cidades que o comércio é a atividade principal. Ex. Manaus.

10.4. HISTÓRICA - cidades reconhecidas por seu acervo histórico, expresso por intermédio da arquitetura e das relações culturais do local. Ex. Ouro Preto.

10.5. RELIGIOSA - cidade nas quais os monumentos e as festas religiosas atraem uma multidão de fiéis durante determiando período. Ex. Aparecida do Norte.

10.6. TURÍSTICA - cidades com atrativos naturais capazes de atrair um grande numero de turistas. Ex. Caldas Novas.

10.7. PORTUÁRIA - cidades litorâneas cuja economia está centralizada em atividades de importação e exportação por meio da estrutura portuária. Ex. Paranaguá.

11. Os estados brasileiros são divididos em unidades territoriais menores , chamadas CIDADES.

12. O surgimento de uma cidade envolve desbravamento de uma paisagem natural, forma-se um povoado e atrai novos moradores.

13. HIERARQUIA DOS CENTROS URBANOS BRASILEIROS:

13.1. Metrópoles

13.2. Capitais Regionais

13.3. Centros sub-regionais

13.4. Centros de zona

13.5. Centros locais