VITAMINAS e MINERAIS

Kom i gang. Det er Gratis
eller tilmeld med din email adresse
VITAMINAS e MINERAIS af Mind Map: VITAMINAS e MINERAIS

1. Vitamina A

1.1. Fontes: fígado, peixes, leites e derivados. Carotenóides (são convertidos em vit. A no organismo): óleos, frutas e vegetais.

1.2. Funções

1.2.1. Estimula a fagocitose;

1.2.2. Estimula a ativação da citotoxicidade;

1.2.3. Estimula o aumento na resposta de timócitos a mitógenos específicos.

1.3. Ácido retinoico (forma oxidada da vit. A): Liberação seletiva de interleucina-1 por monócitos; Aumenta porcentagem de células linfóides com expressão de marcadores de superfície de linfócitos T auxiliares.

1.4. β-caroteno (fonte indireta de vit. A): Aumenta a porcentagem de células linfóides com expressão de marcadores de células natural-killers.

2. Vitamina E

2.1. Fontes: óleos vegetais, germe de trigo, milho e soja.

2.2. Deficiência: compromete a imunidade mediada por células B e T.

2.3. Excesso: contribui para a melhora da resposta imunitária celular e diminuição da produção da prostaglandina E2 nos idosos.

3. Vitamina C

3.1. Funções

3.1.1. Antioxidante: evita o dano oxidativo das células imunes; Auxilia nas funções dos fagócitos, na produção de citocinas, na proliferação de linfócitos T e na expressão gênica das moléculas de adesão dos monócitos

3.2. Fontes: frutas e hortaliças.

4. Ferro

4.1. Função: compõem proteínas, enzimas, mioglobinas e hemoglobinas.

4.2. Fontes: carnes vermelhas e vísceras.

4.3. Deficiência: Defeitos na resposta imunitária adaptativa: diminuição na proliferação e no número de células T e diminuição de citocinas; Defeitos na resposta inata: diminuição da capacidade fagocitária dos neutrófilos.

5. Zinco

5.1. Função catalítica: parte da estrutura de algumas proteínas envolvidas na expressão gênica tendo influencia na apoptose e na atividade da proteína C quinase.

5.2. Função estrutural: parte integrante de enzimas antioxidantes (ex.: cobre-zinco-superóxido dismutase).

5.3. Função regulatória: atividade de células T auxiliadoras, desenvolvimento de linfócitos T citotóxicos, retardamento da hipersensibilidade, proliferação de linfócitos T, produção de interleucina-2 e apoptose de células de linhagens mielóide e linfoide.

5.4. Fonte: carnes, laticínios, frutos do mar e cereais.

5.5. Deficiência: redução na produção de citocinas.

6. Vitamina D

6.1. Fontes: óleo de peixe, óleo de fígado de bacalhau e gema de ovo, porém sua ação depende da síntese na pele pela exposição solar.

6.2. Funções

6.2.1. Formação óssea;

6.2.2. Metabolismo do cálcio;

6.2.3. Sistema imunológico: atua na diferenciação e regulação dos linfócitos, macrófagos e células natural-killer, interferindo na produção de citocinas in vivo e in vitro.

6.2.4. Efeitos imunomoduladores: diminui a produção de interleucina-2, do interferongama e do fator de necrose tumoral; inibe a expressão de interleucina-6 e a secreção e produção de auto anticorpos pelos linfócitos B.