Filo dos Invertebrados

Filo dos invertebrados. Aluno: Jerfferson, Professora: Leonice. Sidrolândia/MS. Escola: Sidrônio Antunes de Andrade

Kom i gang. Det er Gratis
eller tilmeld med din email adresse
Filo dos Invertebrados af Mind Map: Filo dos Invertebrados

1. Anelídeos

1.1. Nome Popular: Minhoca

1.2. Nome Científico: Lumbricina

1.3. Tipo de Alimentação: : As minhocas utilizam materiais orgânicos que estão em decomposição no solo para sua alimentação. O tipo de material orgânico que as minhocas utilizam, varia de local para local, pois depende do que há por perto para que haja esses dejetos descartados e absorvidos pelo solo local. A variedade de animais que podem se tornar alimentos para as minhocas são imensas. Vegetais, flores e folhas também viram alimentos para as minhocas quando entram em decomposição.

1.4. Características Morfológicas: Com seus corpos alongados de formato cilíndrico formado por diversos anéis (segmentos), que variam em quantidade de acordo com a espécie. O sistema digestório é completo: a boca está presente no primeiro segmento, e o ânus, no último. Apresentam também um papo, que armazena temporariamente o alimento, e uma moela, que o tritura. O intestino apresenta tiflossole, que são dobras que aumentam a superfície de absorção. Sua respiração também se dá pela pele que realiza trocas gasosas com o ar existente nas partículas da terra. O sistema nervoso é constituído por um par de gânglios cerebrais, um anel de nervos em torno da faringe, um cordão nervoso ventral, que se estende até o segmento anal, bem como um par de gânglios por segmento; Reprodução sexuada, as minhocas são hermafroditas, isto é, uma mesma minhoca apresenta sistema reprodutor masculino e feminino. No entanto, elas não se autofecundam: sempre é necessária a união de dois indivíduos para a troca de espermatozoides. Esse processo chama-se fecundação cruzada.

2. Equinodermos

2.1. Nome Popular: Estrela-do-Mar

2.2. Nome Científico: Asterias rubens

2.3. Tipo de Alimentação: As estrelas-do-mar se alimentam de crustáceos, ostras e lesmas, usando as patas tubulares para despedaçar a carapaça de presas maiores. Certas estrelas-do-mar levam os alimentos até a boca, que fica na parte inferior do corpo. Outras colocam o saco digestivo para fora para apanhar a comida. Algumas engolem a presa inteira.

2.4. Características Morfológicas: Possuem a presença de um complexo sistema de lâminas, canais e válvulas, denominado sistema aquífero ou ambulacrário. O corpo tem um disco no centro, do qual se projetam os braços (embora cinco seja o número mais comum, algumas espécies chegam a ter cinquenta braços). O disco e os braços são cobertos por pequenos espinhos. Muitas estrelas-do-mar têm capacidade de regeneração, ou seja, quando elas perdem um braço, outro cresce no lugar. O sistema digestório contém apenas boca, estômago, intestinos e ânus. A respiração, isto é, a troca gasosa é realizada por minúsculas brânquias, próximas à boca, e também por toda a extensão dos pés ambulacrários, pelos quais circula a água. Realizam reprodução sexuada, isto é, reprodução com a participação de gametas. Eles possuem sexos separados e a fecundação externa ocorre na água. Seu desenvolvimento é indireto, pois as larvas se transformam em animais jovens com forma própria.Têm um sistema nervoso radial simples que consiste em uma rede nervosa modificada (neurônios interconectados sem nenhum órgão central) e anéis nervosos compostos por nervos radiais em volta da boca se estendendo por cada braço.

3. Moluscos

3.1. Nome Popular: Polvo

3.2. Nome Científico: Octopus vulgaris

3.3. Tipo de Alimentação: Os polvos são animais carnívoros em todo seu ciclo de vida e alimentam-se, principalmente, de crustáceos, como caranguejos, camarões e lagostas, de peixes e de outros moluscos. A maioria desse animais alimenta-se à noite, embora existam espécies diurnas, como é o caso do polvo comum do recife

3.4. Características Morfológicas: Possuem oito tentáculos, que apresentam uma série de ventosas. A região de sua cabeça lembra um grande saco e apresenta olhos, um bico córneo quitinoso, possuem sistema nervoso complexo apresentando neurônios e órgãos sensoriais desenvolvidos. Os gânglios são grandes e formam estrutura como um cérebro que é subdivido com partes para memória e aprendizagem. O sistema digestório dos moluscos é do tipo completo, ou seja, eles possuem boca e ânus, além de esôfago, estômago e intestino. Os polvos respiram por meio de uma abertura que fica na região do manto que permite que a água entre em seus corpos e chegue até as guelras. A reprodução é sexuada. Os polvos são animais de sexo separado, ou seja, existem machos e fêmeas. Durante a cópula, os machos utilizam um braço especializado para garantir a introdução de espermatozoides na fêmea.

4. Artrópodes

4.1. Nome Popular: Borboleta

4.2. Nome Científico: Chaetodon spp.

4.3. Tipo de Alimentação: As larvas ou lagartas de borboletas comem apenas folhas de plantas, lagartas de diferentes espécies comem diferentes tipos de plantas. As folhas permitem que as lagartas cresçam e obtenham todas as vitaminas necessárias para se transformar em uma borboleta. No entanto, além de folhas, qualquer material vegetal pode servir como alimento para as lagartas, seja folhas, flores, sementes, fungos, frutas, etc. Dependendo da espécie de borboleta, ela pode comer pólen e néctar, sal e suor, estrume de animais e aves, seiva de árvores e até mesmo algumas frutas em estado de decomposição ou podre.

4.4. Características Morfológicas: Borboletas são artrópodes pertencentes à Classe Insecta. Assim, apresentam corpo dividido em cabeça, tórax e abdome; um par de antenas, três pares de patas, e também asas, estas encontradas somente nesta classe, embora nem todos os seus representantes as possuam. Podemos distinguir três porções do tubo digestório: anterior, médio e posterior. As porções anterior e posterior são revestidas internamente por quitina. A porção anterior é responsável principalmente pelo tratamento mecânico dos alimentos, embora possa haver atuação de enzimas digestivas produzidas na porção média. A porção posterior é responsável pela reabsorção de água e elaboração das fezes. Destaca-se ainda, no tubo digestório, um papo de paredes finas, e uma moela de paredes grossas. No papo ocorre a ação de diversas enzimas digestivas e na moela se dá a trituração do alimento. Respiram por traqueias, pequenos canais que ligam as células do interior do corpo com o meio ambiente. Cada túbulo traqueal se ramifica e gera túbulos cada vez mais delgados que penetram nas células, oxigenando-as e removendo o gás carbônico como produto da respiração. Movimento de contração dos músculos abdominais renovam continuamente o ar das traqueias, de modo semelhante a um fole. O sistema nervoso consiste em um cérebro localizado na cabeça, e um cordão nervoso localizado centralmente, com gânglios em cada segmento. As células sensoriais captam estímulos do ambiente e transmitem esses estímulos para o sistema nervoso central. Sua reprodução é sexuada.