
1. causas
1.1. assim como na Revolução Francesa, a Revolução Russa foi movida por uma forte crise social, política e econômica
2. antecedentes
2.1. o contexto ainda feudalista tinha a maioria da população no meio rural, mas sem acesso às terras e pagando taxas feudais, ainda que o feudalismo tivesse sido abolido pelo Czar Alexandre II no final do século XIX. O Czar, imperadores oriundos de César, ainda se enquadrava como absolutista na política do Império Russo.
2.1.1. apesar da modernização russa desde meados do século XIX com a criação das primeiras indústrias, os abismos entre as classes foram aumentando e entrando em evidência diante do povo. Esse descontentamento fomentou o surgimento de organizações e partidos políticos que propunham mudanças.
2.1.1.1. a repressão àqueles que se opunham ao governo, após o assassinato de Alexandre II, cresceu nas mãos de Alexandre III, seu sucessor. A violenta onda de repressão e a política Okhrana, que controlava brutalmente os movimentos de manifestantes, foram caracterizadas pela deportação dos rebeldes e até enforcamentos.
3. URSS
3.1. 1922
3.1.1. nesse ano, Lenin assumiu o governo, provendo a criação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
3.2. 1924
3.2.1. com a morte de Lenin, Stalin e Trotski disputaram o poder, O primeiro defendia o socialismo consolidado dentro da Rússia, o segundo, a expansão da revolução socialista a outros países, defendendo a tese de uma "revolução permanente".
3.2.1.1. Joseph Stalin
3.2.1.1.1. ao utilizar de sua força e da GPV, a polícia secreta, Stalin vendeu os adversários e expulsou Trotski da URSS, que foi exilar-se no México. Em 1940, porém, Trotski foi morto por um agente de Stalin a marteladas.
3.2.1.1.2. 1928
3.2.1.1.3. 1929
3.2.1.1.4. a burocratização da revolução consolidou-se sob seu governo, no qual inimigos do novo regime foram expurgados, assim como massas camponesas foram eliminadas e siberianos, degradados.
3.2.1.1.5. Segiunda Guerra Mundial
4. Lenin: a liderança socialista
4.1. a formação à época do Partido Operário Socialista Democrático Russo, marxista, liderado por Plekanov, e o seu crescimento entre os intelectuais e a classe operária russa, que, mesmo sob ataque, conseguiu se firmar.
4.1.1. Vladimir Ulianov, que adotou o pseudônimo de Lenin, para fugir da perseguição política, foi um dos intelectuais participantes do partido. Esse partido discutia mudanças e a consequente necessidade de uma revolução proletária. Lenin, dessa forma, liderou o grupo chamado de Bolchevique ("maioria"), ao passo que Martov e Trotski lideraram os Menchevique ("minoria").
5. Nicolau II
5.1. em 1905, subiu ao trono Nicolau II, o que o fez enfrentar diversas manifestções do novo partido. Sem desejar o fim da monarquia, o partido denominado Cadete, formado por burguesses e pela classe média, pedia pela instauração de uma constituição.
5.1.1. em Petrogrado, os incidentes revolucionários puseram um pressão que levou Nicolau II a lançar um manifesto no qual fazia certas concessões e uma constituição que elegesse um novo parlamento -- Duma.
5.1.1.1. as Dumas (parlamentos) eleitas, a despeito de serem conservadoras, fizeram mudanças como a reforma agrária.
5.2. a corrupção da corte e da Coroa se deu sob a influência de uma figura chamada de Rasputin, que em meio a promessas de curar o filho doente da Czarina, influenciava a família politicamente e absorvia riquezas.
6. A Primeira Guerra Mundial e o Ano Vermelho
6.1. apesar de fazer parte da Tríplice Entente durante a Grande Guerra e ter sofrido pesadas perdas territoriais, humanas e de ganhos, devido à paralisação industrial, os mencheviques, os bolcheviques e os anarquistas se opunham fortemente contra a participação russa. Além disso, a escassez de alimentos estimulou as greves que requeriam o fim do governo czarista.
6.2. 1917, o Ano Vermelho
6.2.1. nesse ano, surgiu uma guerra espontânea, sem ligação com os partidos, mas liderada por operários do bairro industrial de Viborg. No lugar das bandeiras do Czar, bandeiras vermelhas foram hasteadas. Mesmo com a repressão por parte dos generais, os soldados, em sua maioria, obedecia à revolução e aos sovietes, e um governo provisório foi formado.
6.2.2. em dezembro, a Rússia retirou-se da Grande Guerra, assinando o Tratado de Brest-Litovsky, e, com proposta de paz à Alemanha, a República Federada Socialista Soviética foi instaurada.
6.2.2.1. brancos vs. vermelhos
6.2.2.1.1. uma guerra civil se instaurou entre os brancos, pró-czar, e os vermelhos, bolcheviques. Os primeiros eram apoiados pelo capitalismo internacional enquanto a Grande Guerra durou. Com o fim da guerra, a situação econômica delicada dos países fez com que o apoio fosse retirado. OS bolcheviques, com o apoio dos camponeses, acabaram por vencer a guerra.