Processo de Enfermagem

Kom i gang. Det er Gratis
eller tilmeld med din email adresse
Processo de Enfermagem af Mind Map: Processo de Enfermagem

1. O PE é aplicável em uma variedade de ambientes e situações clínicas em que ao identificar as necessidades humanas que estão afetadas, Fazendo um processo de raciocínio crítico e tomada de decisão para que sejam alcançados os resultados esperados a partir das intervenções propostas.

2. Teorias de enfermagem

2.1. Uma teoria é composta de conceitos, definições, fenômenos e suposições/pressupostos.

2.1.1. Conceitos

2.1.1.1. formulações mentais que a ajudam a descrever um fenômeno.

2.1.2. Definições

2.1.2.1. comunicam os significados dos conceitos; as definições irão descrever as ações necessárias para avaliar os conceitos propostos pela teoria.

2.1.3. Fenômenos

2.1.3.1. aspectos da realidade que podem ser conscientemente sentidos ou experimentados; rótulos dados para descrever uma ideia ou acontecimento.

2.1.4. Suposições

2.1.4.1. são afirmações que se pressupõem que estejam certas e que determinam a natureza dos conceitos, definições, finalidades, relações e estrutura da teoria

2.2. teorias de enfermagem possibilitam que as complexidades da prática e da pesquisa façam sentido e fazem parte do alicerce do PE ao buscar estruturar e organizar os conhecimentos e oferecerem uma forma sistemática de coleta de dados e também permitem a delimitação da atuação da enfermagem no trabalho com outros profissionais.

2.3. Os enfermeiros devem estar preparados para analisar, avaliar, criticar e usar as teorias de enfermagem.

3. O processo de enfermagem foi introduzido na década de 70 com a professora Wanda Horta.

4. De acordo com a resolução COFEN 358/2009 considera um instrumento metodológico que orienta e guia a prática profissional.

5. Classificação e características das teorias

5.1. Grande amplitude

5.1.1. são mais sistemáticas e abrangentes.

5.2. Médio alcance

5.2.1. são mais específicas e englobam um número limitado de conceitos.

6. Prática baseada em evidências e teorias de enfermagem

6.1. Com achados consistentes, provenientes de pesquisas sérias sobre o assunto.

7. O Processo de Enfermagem é uma ferramenta de trabalho do enfermeiro, e que visa proporcionar uma assistência de enfermagem humanizada e dirigida a resultados, para a melhoria do paciente no decorrer da assistência (da admissão à alta).

7.1. Formada por 5 etapas inter-relacionadas

7.1.1. investigação

7.1.1.1. Coleta de informações sobre a situação do indivíduo( saúde,família ou comunidade), utiliza de variados métodos e técnicas.

7.1.2. diagnóstico

7.1.2.1. Nesta fase identifica-se os problemas reais e potenciais baseados nos dados coletados na primeira etapa; e também a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem.

7.1.3. planejamento

7.1.3.1. Determina os resultados que se espera alcançar por meio da identificação dos problemas que necessitam de intervenção naquele momento e aqueles que podem ser abordados depois para a elaboração de um plano de cuidados.

7.1.4. Implementação

7.1.4.1. Realização das ações elaboradas na etapa de planejamento colocando o plano em ação.

7.1.5. Avaliação

7.1.5.1. processo sistemático se o indivíduo, atingiu os resultados esperados após as intervenções propostas. Ver a necessidade de mudança das fases do processo.