1. Documento normativos que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens que desenvolve ao longo das etapas a modalidade da educação escolar.
2. A BNCC é definida como a mobilização de conhecimentos, habilidades, práticas sócio emocionais, atitudes e valores para resolver demandas do cotidiano, Essas demandas são para o ensino infantil, ensino básico, ensino fundamental ensino médio e do mundo do trabalho.
3. A LDB diz que a base nacional deve ser completa, em cada estabelecimento escolar
4. A BNCC se identifica na comunhão de princípios e valores, que orienta a LDB e as DNC. Dessa maneira a educação tem um compromisso com a formação e o desenvolvimento humano, em suas dimensões intelectuais, físicas, afetivas, sociais, éticas, moral e simbólicas. Isso resulta em processos de participação das famílias e comunidade.
5. Os itinerários formativos – para a flexibilização da organização do Ensino Médio, possibilitam a escolha aos estudantes com foco em uma área do conhecimento, na formação técnica e profissional ou, também, na mobilização de competências e habilidades de diferentes áreas, integrados, nos seguintes termos das DCNEM/2018:No Ensino Fundamental, nos diferentes componentes da área, a BNCC procurou garantir aos estudantes a ampliação das práticas de linguagem e dos repertórios, a diversificação dos campos nos quais atuam, a análise das 482 BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR linguísticas com essas manifestações constituem a vida social. No Ensino Médio, a área tem a responsabilidade de oportunizar a consolidação e a ampliação das habilidades de uso e de reflexão sobre as linguagens – artísticas, corporais e verbais (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita) – de seus componentes.
6. mobilizar os campos de atuação social e nas mídias, e ampliar as formas de
7. participação social, no entendimento das possibilidades de explicação e interpretação
8. os jovens podem desenvolver uma compreensão mais aprofundadas das diferentes linguagens literárias, para ampliar sua aprendizagem, de atuar socialmente e compreender, explicar e interpretar criticamente os atos da linguagem. Também é importante que os alunos compreendam a potencialidade dos recursos oferecidos pelas tecnologias digitais.
9. Do ponto de vista contemporâneas de linguagens, ganha destaque, no ensino médio, a cultura digital, a cultura juvenis, os novos letramentos e os multi letramentos, os processos colaborativos, as intervenções e atividades que tem lugar nas mídias e redes sociais, hibridização no contexto do leitor/autor e produtor já explorando o ensino fundamental leitura do texto literário, que ocupa o centro do trabalho no Ensino Fundamental, deve permanecer nuclear também no Ensino Médio. Por força de certa simplificação didática, as biografias de autores, as características de épocas, os resumos e outros gêneros artísticos substitutivos, o texto literário é um plano secundário do ensino simplificado e didático.
10. Aluna Maria Lucia Oliveira da Silva, polo Esteio
11. O MEC, em parceria com o consed e a undime. Explicitam as diretrizes curriculares nacionais do ensino médio de 2011, ( DCNEM, 2011 ) com a perspectiva de adolescente, jovens e adultos que se diferenciam pelo futuro desiguais, é por esse motivo que o ensino médio deve trabalhar para tornar a recontextualização e as finalidades do Ensino Médio pela lei de diretrizes e bases da educação( LDB, art.35)53. A consolidação dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o processamento dos estudos; II de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade de novas condições de ocupação posteriores ; III o aprimoramento do educando como pessoa incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico ; IV a compreensão dos fundamentos tecnológicas do processo produtivo; relacionando a teoria com a pratica, no ensino de cada disciplina.