Capítulo 6- Regionalização Brasileira

Kom i gang. Det er Gratis
eller tilmeld med din email adresse
Capítulo 6- Regionalização Brasileira af Mind Map: Capítulo 6- Regionalização Brasileira

1. Regionalizar é dividir, utilizando um critério.

1.1. Existem 3 tipos de regionalização: a primeira é o IBGE--- oficial ( norte/ NE/ CO/ SE/sul. Os critérios que o IBGE tomou foi primeiramente respeitar os limites estaduais. Também usou critério natural( clima,vegetação,relevo,vegetação) e aspectos socioeconômicos ( IDH por exemplo).

1.1.1. A segunda regionalização foi a Geoeconômica ( Pedro Pinchas ). Ele regionalizou o Brasil, o dividindo em 3 regiões ( Amazônia , Nordeste e Centro-Sul. Ele não respeitou os limites estaduais como critério, e sim os naturais e socioeconômicos.

1.1.1.1. A terceira foi criada por Milton Santos-- "4 brasis " Divide o Brasil em 4 regiões ( Amazônia, Nordeste e Centro-Oeste ) A região concentrada era Sul e Sudeste, elas respeitam os limites estaduais e utilizou o termo ( meio técnico-científico-informacional)

2. Economia de Arquipélago: predominou-se no período do século XX e tinha núcleos de desenvolvimento econômico pouco integrados, tendo como objetivo principal o mercado externo.

2.1. Principais ilhas desse arquipélago: Nordeste açucareiro, o Sudeste cafeeiro e a Amazônia extrativista

3. Divisão Regional de 1940: O IBGE levou em consideração aspectos físicos e socioeconômicos. Assim eram as cinco regiões criadas ( Norte, Nordeste, Centro, Sul e Este).

4. Divisão Regional de 1970 ( regiões homogêneas ): Aspectos naturais, sociais e econômicos ( foi determinado limites políticos-administrativos), formando as microrregiões e macrorregiões.

4.1. *Microrregiões: composta por municípios limítrofes. Macrorregiões: agregam diversos municípios de uma área geográfica com similaridades econômicas e sociais.

5. Divisão regional de 1988: Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

6. As Regiões Socioeconômicas ou complexos regionais: Três grandes unidades territoriais ( Amazônia, Centro-Oeste e Nordeste) utilizando critérios geográficos, históricos econômicos. O geógrafo Pedro Pinchas apresentou essa proposta, que é muito útil para a geografia devido a uma perspectiva de análise histórica.

6.1. Centro-Sul: Baseia-se na agricultura de exportação e na indústria. Responsável pela produção de maior parte do PIB nacional. Abrange a região Sul por inteiro e a região Sudeste ( exceto o norte de MG). É a região mais dinâmica do ponto de vista econômico, onde SP,RJ e BH tem maior destaque.

6.2. Nordeste: Segunda maior em população do país. Inclui todo o Nordeste da divisão oficial ( exceto o nordeste do Maranhão) e o Norte de MG ( onde se localiza o importante Vale do Jequitinhonha). Região com mais graves taxas sociais população mal distribuída, entretanto, possui muitas riquezas históricas e naturais.

6.2.1. Amazônia: Estados da Região Norte ( exceção do extremo-sul de Tocantins), o Oeste do Maranhão e todo Mato Grosso. Ocorre o "vazio demográfico" ( menor número de habitantes do país). Na economia predomina-se o extrativismo, o polo petroquímico e a Zona Franca de Manaus( que fabrica a maior parte dos produtos eletrônicos brasileiros).

7. Milton Santos: Baseia-se na divisão do meio-técnico-informacional), no qual são identificadas quatro brasis: a Amazônia, o Nordeste, o Centro-Oeste e a Região Concentrada ( Sudeste e Sul).

7.1. Amazônia: ( Amapá, Pará, Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia ), baixa densidade econômica e técnica e seu critério fundamental foram suas características físicas.------ vivenciou muitas modificações devido a: ocupação e integração de projetos governamentais, promovendo um maior dinamismo econômico e populacional, além disso aprofundou os impactos ambientais e conflitos sociais.

7.1.1. Nordeste: abrange basicamente os mesmos estados da Região Nordeste da divisão regional oficial do IBGE. O meio técnico se desenvolveu de forma pontual e pouco densa.

7.1.2. Centro-Oeste: Divisão do IBGE mais Tocantins. Área de ocupação periférica, devido aos comandos da Região Concentrada. Destaca-se o desenvolvimento da agropecuária moderna e desenvolvimento agroindustrial.

7.1.3. Região Concentrada: Mesmos estados das macrorregiões Sudeste e Sul da divisão do IBGE. Alto fluxo de mercadorias, capitais e informações. Tem como São Paulo a maior metrópole do país. FORTE INDUSTRIALIZAÇÃO

8. RESUMO: