Educação Financeira

Iniziamo. È gratuito!
o registrati con il tuo indirizzo email
Educação Financeira da Mind Map: Educação Financeira

1. Antes de investir é preciso primeiros si informar bastante.

1.1. O mercado financeiro é dinâmico e o que é verdade hoje pode não ser mais uma certeza daqui a seis meses.

1.2. É fundamental analisar tudo com calma antes de decidir, para evitar investimentos inadequados. Mas, se necessário, não se deixe paralisar em uma decisão errada.

1.2.1. Risco x Retorno

1.2.1.1. Todo investimento trabalha com a relação Risco x Retorno. por isso, cada pessoa precisa determinar que nível de risco ela aceita e pode correr antes de escolher um investimento.

1.2.1.2. O Risco é possibilidade de acontecer um evento desfavorável por exemplo, o risco de um negócio dar errado e a empresa ir á falência, ou risco de perder dinheiro em um investimento financeiro.

1.2.1.2.1. A relação risco x retorno diz que, quanto maior for o possível retorno de um investimento, maior é o risco nele envolvido.

1.2.1.3. O Retorno é o quanto uma pessoa espera ganhar com seu investimento. Por exemplo, ela aplica R$ 1.000,00 em um investimento financeiro em um banco por um ano e espera, no fim desse prazo, receber mais do que os R$ 1.000,00 que ela aplicou. Esse "a mais" é o retorno.

2. Relação risco x retorno

2.1. Perfil do Investidor

2.2. Os investimentos mais arriscados são aqueles que podem proporcionar um retorno maior, mas que, se derem errado, podem também trazer um prejuízo maior.

2.2.1. A definição do nosso perfil de investidor leva em consideração os aspectos racionais e os aspectos psicológicos. Para verificar qual tio de investimentos seria o mais adequado, o investidor deve procurar uma instituição financeira.

2.2.1.1. A comissão de valores mobiliários(C V M), Autarquia federal vinculada ao ministério da fazenda e que regula e fiscaliza o mercado financeiro, definiu que as instituições que fazem intermediação financeira devem orientar os investidores para que eles escolham os produtos, serviços e operações mais adequados ao seu perfil.

2.2.1.1.1. Tipos de Investimentos

2.2.2. Definir o perfil do investidor: A Definição do seu perfil de investidor implica, portanto, perceber condições emocionais e racionais de investimento.

3. Conta poupança

3.1. A conta de poupança é considerada o investimento mais seguro, pois existe uma entidade privada sem fins lucrativos, o Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

3.1.1. Fundos de investimentos

3.1.1.1. Fundos de investimentos são condomínios constituídos com o objetivo de promover a aplicação coletiva dos recursos de seus participantes.

4. Quem Semeia Hoje colhe Amanhã.

4.1. Os investimentos são parte essencial de uma vida financeira saudável

4.2. O investimentos financeiro é o emprego do dinheiro poupando em aplicações que rendam juros ou outra forma de remuneração. Ou seja, a pessoa investe o dinheiro que ela vem economizando em ma aplicação na expectativa de que com isso venha receber um valor maior do que aquele que ela aplicou.

4.2.1. O Termo Investimento

4.2.2. É usado também para se referir, por exemplo, quando empresários adquirem equipamentos par aumentar a capacidade produtiva de sua empresa ou ando investem no capital humano da empresa da empresa, capacitando os seus colaboradores. Ou mesmo quando falamos que estamos investindo em um curso para aprimorar nossa formação.

5. Os Bancos fazem a intermediação.

5.1. Ou seja, recebem juros de quem faz empréstimos ou financiamentos e, por sua vez pagam juros para quem faz investimentos.

5.2. Os juros sobre investimentos costumam ser compostos, isto é, as taxas de juros se aplicam sobre o principal investido e também sobre os juros acumulados.

5.2.1. Já os investimentos financeiros feitos por meio de compras de ações de empresas ( que são uma parcela da empresa) tem uma remuneração diferente.

5.2.1.1. A escolha do investimento mais adequado é um caminho a ser percorrido com muita cautela e com ajuda qualificada.

5.3. Ou seja, Juros correndo sobre juros. Assim, os valores sobem mais rapidamente e é por isso que investir no mercado financeiro pode fazer a nossa riqueza ou patrimônio crescer.

6. Tesouro direto

6.1. É um investimento feito por meio de um programa de venda de títulos públicos a pessoas físicas, que foi desenvolvido pelo Tesouro Nacional em parceria com a bolsa de valores brasileira, a BM&FBovespa.

6.1.1. Ações

6.1.1.1. Comprar Ações significa adquirir uma fatia da empresa. As ações correspondem a uma parte do valor da empresa.