Contribuições das teorias do Desenvolvimento humano para a concepção contemporânea da adolescência

Iniziamo. È gratuito!
o registrati con il tuo indirizzo email
Contribuições das teorias do Desenvolvimento humano para a concepção contemporânea da adolescência da Mind Map: Contribuições das teorias do Desenvolvimento humano para a concepção contemporânea da adolescência

1. Tendências Atuais: a Visão do Desenvolvimento Positivo

1.1. Problemas inter-relacionados, referentes ao desenvol- vimento econômico e tecnológico; à qualidade ambiental, à saúde e aos cuidados ao próximo; à pobreza, ao crime e à violência; às drogas, aos abusos, ao sexo inseguro e ao fracasso escolar, resultaram em efeitos desastrosos em todo o mundo

1.1.1. desenvolvimento positivo do jovem vai exigir, primeiramente, a identificação de seus recursos pessoais - talentos, energias e interesses construtivos e, depois, a elaboração de programas específicos de estimulação desses talentos.

2. O Modelo (Bio)Ecológico de Urie Bronfenbrenner

2.1. Neste modelo, o adolescente, como qualquer pessoa, apresenta características próprias - individuais, psicológicas e biológicas - além de uma forma própria de lidar com suas experiências de vida. Ele é visto como um sujeito ativo, produto e produtor do seu desenvolvimento que ocorre na interação com o contexto .

2.1.1. Na adolescência a família continua a ser considerada o principal microssistema do desenvolvimento, pois nela acontecem as interações mais diretas e as experiências mais significativas para a pessoa.

3. A teoria do curso de vida

3.1. postula a articulação de conceitos do desenvolvimento, ultrapassando modelos mais tradicionais, lineares, unidimensionais, unidirecionais e unifuncionais de crescimento e maturação biológica do indivíduo.

3.2. Esta visão contemporânea do desenvolvimento, presente a partir da segunda fase dos estudos científicos da adoles- cência, contribuiu não somente para a compreensão da atual concepção de adolescência, mas também, para a adoção de metodologias mais apropriadas para responder questões desta fase do curso de vida.

4. Segunda fase : a visão contextualista do desenvolvimento do adolescente.

4.1. Enfatiza o indivíduo e o ambiente na sua dinâmica de relações bi direcionais .

4.2. Cada indivíduo tem seu desenvolvimento delineado por inúmeros fatores reciprocamente interativos, que variam de acordo com o tempo, o contexto e o processo, e que, a cada etapa desse processo, novas possibilidades são geradas para a próxima .

4.2.1. Epigenético e probabilístico

5. O percurso do estudo científico da adolescência no século XX

5.1. Teóricos daquela época já se preocupavam com as mudanças no comportamento como cognição, emoção.

5.2. O principal fundamento era explicar as fases mais difíceis da adolescência, e diferenciando em biológicas, psicanalíticas, sociocultural e cognitiva.

5.3. Fase 1: A descrição dos processos de desenvolvimento na adolescência

5.3.1. G. Stanley Hall

5.3.2. Com ênfase na sua teoria biológica com base no desenvolvimento das espécies (filogênese) e na recapitulação do desenvolvimento do indivíduo ( ontogênese) .

5.3.2.1. Ela diz que a adolescência é uma fase que todos vão passar e é inevitável. Como um “segundo nascimento “

5.3.3. Sigmund Freud

5.3.4. Segundo grupo, o das teorias de baseadas nos pressupostos da psicanálise de Sigmund Freud, diz que a adolescência é uma fase crucial . A Fase de impulsos biológicos

5.3.4.1. Na adolescência “ocorre a reativação, na forma madura e genital, de vários impulsos sexuais e agressivos experimentados pela criança nas fases iniciais do seu desenvolvimento ( oral,anal e edípica)”

5.3.5. Erick Ericsson

5.3.6. Ele destaca a influência do ambiente e o impacto da experiência social durante toda a vida .

5.3.6.1. Cada fase que passamos temos um conflito central, ” uma crise normal saudável a ser ultrapassada”. Que seria o desenvolvimento da identidade do indivíduo.

5.3.7. Aspectos socioculturais da adolescência

5.3.8. Diz que o adolescente é moldado, pelo o ambiente social imediato (pais e pares) e pelo ambiente social amplo (cultura).

5.3.9. Quarto grupo / Jean Piaget

5.3.10. Processo cognitivo do desenvolvimento e afirmar que os comportamentos dos adolescentes que geram preocupações aos adultos.