Ética e atualidade: algumas reflexões com enfoque nos profissionais de saúde

Iniziamo. È gratuito!
o registrati con il tuo indirizzo email
Ética e atualidade: algumas reflexões com enfoque nos profissionais de saúde da Mind Map: Ética e atualidade: algumas reflexões com enfoque  nos profissionais de saúde

1. UMA VISÃO GERAL SOBRE A ÉTICA NA ATUALIDADE

1.1. Ao longo dos tempos, os princípios morais têm servido como norteadores das ações humanas, visando a garantir a vida imediata e possibilitar a vida futura.

1.2. A Ética, se ocupa da moralidade e estuda os princípios fundamentais e sistemas morais, legitimados pela sociedade, sendo, assim, a parte da filosofia que considera os atos humanos enquanto atos bons e maus.

1.3. Problemas éticos na sociedade moderna:

1.3.1. 1) o homem, no excesso do pragmatismo do mundo ocidental, procura com verdadeira obsessão apenas coisas e práticas de prazeres imediatos, que beneficiam a si próprio;

1.3.2. 2) a atividade intelectual só é prestigiada quando concorre para atividades lucrativas, sendo um meio para grandes empreendimentos econômicos e financeiros;

1.3.3. 3) a compulsão que o homem na sociedade contemporânea tem pela tecnologia e pelo automatismo leva-o a considerar perda de tempo a reflexão, o exercício do questionamento e a análise da realidade, como dizem os filósofos.

1.4. Todos estes elementos incidem de forma intensa sobre os profissionais de saúde, sendo que, também, seus pacientes trazem à relação interesses, valores, direitos e deveres, todos estes moldados por determinados princípios e normas de justiça.

2. CONSIDERAÇÕES FINAIS

2.1. As reflexões sobre a ética e os profissionais de saúde na atualidade põem em evidência que é de fundamental importância que, na formação prática de saúde, seja incorporado o aprendizado e o aprimoramento constante dos aspectos interpessoais da tarefa assistencial.

2.2. A ética que tem uma longa tradição, mas que é desafiada a modernizar-se, sem perder-se, a cada momento em que se dá o encontro do profissional de saúde com o seu paciente.

3. HISTÓRIA

3.1. Após a crise do rigorismo da ética kantiana do dever, não houve um vazio moral, mas, primeiramente, o aparecimento da respostas para perguntas lógicas e, em segundo lugar, o auge da ética aplicada, quando do surgimento de uma nova sensibilidade moral.

3.2. O renovado interesse pela ética aplicada filosofia ocidental das últimas décadas, é um dos traços filosóficos mais importantes e que diferencia o pensamento ético do século XX

3.3. A inserção de disciplinas como Ética, Deontologia, Bioética, Problemas Morais Contemporâneos, entre outras, nos currículos dos cursos para formação acadêmica de profissionais liberais.

3.4. Dentre os profissionais de saúde, o debate ético torna-se ainda mais complexo e cotidiano, devido à própria natureza do seu trabalho.

4. CONSIDERAÇÕES SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL

4.1. Todo profissional de saúde conta com um código de Ética, formalmente instituído.

4.2. Pode-se afirmar que qualquer regra de comportamento só pode ser verdadeiramente exercida se encontrar uma ressonância na personalidade de cada um de nós, e, para isto, é necessário o sentimento ético.

4.3. Novas Diretrizes Curriculares (NDC) para os cursos de Medicina, Enfermagem e Nutrição.

4.3.1. Deter um diploma oficialmente reconhecido constitui-se parte do requisito para o exercício de uma profissão.

4.3.2. É necessário se torna a qualificação moral, a qual capacita para o exercício digno de uma profissão, ou seja, para uma prática mais humana, benemerente, capaz de respeitar a autonomia do paciente, de atender todas as pessoas da mesma maneira, sem discriminação e privilégios de qualquer natureza.

4.4. Entretanto os dilemas éticos tendem a crescer com o desenvolvimento tecnológico, com o avanço da ciência e com a democratização da informação em níveis globais, tanto para o profissional como para o paciente.

4.5. Toda e qualquer medida profilática no campo da ética envolve um processo de conscientização na tentativa de modificação de atitudes, e este processo costuma ser demorado e doloroso, porque as resistências não são pequenas.

4.6. É importante ao profissional ético ter consciência de seus atos e responsabilidade quanto às possíveis conseqüências.