Iniziamo. È gratuito!
o registrati con il tuo indirizzo email
Fake News da Mind Map: Fake News

1. O que são fake news?

1.1. O termo significa 'notícias falsas' na tradução gratuita para o inglês. Na prática, é usado para definir fofocas, fofocas ou notícias imprecisas publicadas na Internet. Ou seja, eles são velhos amigos de quem trabalha com jornais e afins. A fama desse conceito aumentou em 2017, quando - não por acidente - foi reconhecida como a palavra do ano pelo dicionário Collins. Em 2016, o então candidato Donald Trump usou o termo extensivamente em sua campanha durante a eleição presidencial dos EUA - ele certamente ajudou a popularizá-lo. No Brasil, eles são distribuídos principalmente em redes sociais. Muitas vezes, eles podem ser encontrados no Facebook e grupos no WhatsApp, usados ​​para espalhar vírus e até espalhar truques usados ​​por trapaceiros.

2. Quais impactos elas causam na sociedade?

2.1. O mais importante deles é, sem dúvida, a propagação de mentiras. Esses rumores geralmente surgem de uma foto que tem uma convocação ou texto breve. Isso é para facilitar o compartilhamento desse conteúdo entre as pessoas, o que acelera ainda mais o processo de desinformação. Eles alcançam vários leitores em pouco tempo. A disseminação de inúmeras informações falsas certamente dificulta a formação do pensamento crítico. De qualquer forma, as notícias falsas são contrárias ao jornalismo sério, que assume fatos e dedicação a informações verdadeiras e consistentes. Não compartilhe sem ler e verifique, sempre que puder, a veracidade das mensagens que encontrar lá.

3. Por que as fake news viralizam?

3.1. Quando algo se torna viral, significa que "infectou" o mundo inteiro, tornando-se um movimento global. O termo vem da palavra "vírus" e dá uma idéia da epidemia. Ou seja, poluição de pessoa para pessoa até infectar uma grande população. As mensagens falsas atraem tanta atenção que se tornam virais devido ao fenômeno sociológico conhecido como pós-verdade. Para manter a consistência com o tempo histórico, esse conceito ficou conhecido em 2016 - o ano das eleições presidenciais na América. De acordo com o conceito de verdade, é mais provável que cada pessoa acredite em informações de que gosta ou está mais relacionada às suas orientações e crenças morais. Dessa forma, a pessoa começa a excluir a possibilidade de críticas e análises para confiar cegamente nas informações recebidas, simplesmente porque concorda com suas crenças.

4. Fake news no Brasil

4.1. Graças à democratização da Internet, a mídia e as redes sociais tornaram-se parte integrante da vida de grande parte da população. Por causa disso, as notícias falsas encontraram terreno fértil para se espalhar em nosso país. Portanto, o ritmo e a frequência com que informações falsas são cada vez mais transmitidas sem a devida investigação são assustadores. Recentemente, as notícias falsas tiveram um sério impacto na imprensa brasileira durante as eleições presidenciais de 2018. Devido à escalada da disputa, várias informações foram transmitidas ilegalmente para ganhar simpatia dos eleitores e, assim, obter votos.

5. Como combater as fake news?

5.1. As mensagens falsas são uma ameaça para a população porque são problemas mais imediatos, como acusações falsas de alguém - e que podem causar algum dano físico ou mental - como problemas gerais, como influenciar a vitória de um candidato na corrida presidencial. Para que o erro não se torne um grande pesadelo, é importante fazer um esforço coletivo e contínuo para analisar as informações. É importante saber como filtrar as mensagens recebidas, analisar com calma o tipo de fonte, o que sugere conteúdo, se houver links adicionais que sustentem reivindicações ao texto e quem o escreveu. Todo texto tem uma intenção, todo autor tem o objetivo inicial de dar algo. É por isso que é importante saber qual era o objetivo do autor, o veículo em que as notícias aparecem e quais são as propostas do próprio veículo. Dessa maneira, o dano que pode causar mensagens falsas é reduzido