Documentário nossas origens. Episódio - 01

Iniziamo. È gratuito!
o registrati con il tuo indirizzo email
Documentário nossas origens. Episódio - 01 da Mind Map: Documentário nossas origens. Episódio - 01

1. ÁRVORE GENEALÓGICA

1.1. Podemos observar nossa evolução a partir de nossos ancestrais, seus tamanhos de cérebro e modo de vida.

1.1.1. SAHELANTHROPUS TCHDENSIS, DO CHADE, de seis a sete milhões de anos, andava ereto mais tinha cérebro pequeno do mesmo tamanho do chimpanzé

1.1.2. Quatro milhões de anos, algo mais humanóide AUSTRALOPITECINOS AFRICANUS, cérebro um pouco maior 3.2,5 milhões de anos.

1.1.3. HOMO HABILIS primeiro membro do nosso gênero, homem habilidoso, fabricante de ferramentas, cerca de 2,5 milhões de anos.

1.1.3.1. HOMO HABILIS foram os primeiros a fabricar ferramentas, ambas de pedra, sendo produzidas a 2,5 milhões de anos. Seu cérebro era cerca de metade do tamanho do nosso cérebro. Por produzir essas ferramentas é chamado de HOMO (homem).

1.1.3.2. Eles superavam desafios no seu habitat, com as ferramentas e a caça, ampliando suas capacidades biológicas, se armando com presas, dentes e garras afiadas que não possuíam naturalmente. Significando que poderiam ter uma gama maior de alimentos.

1.1.4. HOMO ERECTUS, cérebro um pouco maior, cerca de 2 milhões de anos.

1.1.4.1. Um milhão de anos após os HOMO HABILIS, uma nova espécie evoluíra HOMO ERECTUS mais esbelto, mais alto e com cérebro maior que seus antecessores.

1.1.4.1.1. Para fabricarem suas ferramentas eles extraiam a rocha vulcânica testando qual era melhor como machado de mãos. Pesquisadores encontraram Milhares de detritos pedra lascada provando que foram eles.

1.2. Para afiar a pedra para fazer o machado deve-se atingir a borda, desencadeando uma força que percorre a pedra e do outro lado solta-se uma lasca. A ferramenta pode ser a própria pedra lascada afiada, ou pode ser a lâmina afiada do machado de mão (canivete suíça da idade da pedra).

1.2.1. Sua cultura de fabricação de ferramentas foi um divisor de águas na história humana, ferramenta para se proteger eles disseminavam para novas áreas em busca de alimento e abrigo.

1.2.1.1. O machado de mão foi o ápice da tecnologia por mais de um milhão de anos.

1.3. HOMO HEIDELBERGENESIS (NEANDERTAIS), há 600 mil anos cérebro quase idêntico ao nossos (tamanho).Sairam da África e foram para a Europa eles evoluíram para os NEANDERTAIS.

1.3.1. Os NEANDERTAIS eram uma espécie bem parecida com a HOMO SAPIENS (nossa).

1.3.2. Os NEANDERTAIS no rosto têm uma grande protuberância supraciliar sobre os olhos, e uma testa inclinada para trás.

1.3.2.1. O HOMO SAPIENS tem uma discreta protuberância supraciliar e um osso frontal mais pronunciado (testa).

1.4. HOMO SAPIENS sobreviveu até os dias atuais, réplica do nosso crânio, 200 mil anos.

1.4.1. O ser humano é a única espécie que necessita de ajuda para dar a luz nascemos com o maior cérebro com o qual a anatomia da mãe consegue lidar.

1.4.1.1. A capacidade de vocalizar nossos pensamentos deu a nossa espécie o poder de ensinar e aprender um mundo tal e complexo que nenhum outro animal da terra consegue igualar. A linguagem humana é bem mais que uma série de sons, ela é o pensamento simbólico no humano.

1.4.1.1.1. Os índios da áfrica podem nos dar uma ideia pelo seu modo de vida de como nós evoluiu.

1.4.1.1.2. O cérebro de um bebê é totalmente imaturo ele não tem poder sobre o seu corpo e nenhuma capacidade de entender o mundo a sua volta. Serão necessários 8 anos para que seu cérebro atinja o tamanho máximo e terá chegado a adolescência antes que ele seja maduro.

1.4.1.2. Mais para garantir que possa nascer ele precisa nascer antes do seu cérebro estar pronto, ele esta totalmente indefesa.

1.4.2. Os NEANDERTAIS viviam no entreposto colonial Britânico Gibraltar, cerca de 10 mil anos do homem chegar a Europa os NEANDERTAIS desapareceram.

1.5. Com o nosso cérebro maior prosperamos em novos habitats, mais não éramos os únicos sabem-se a partir de fósseis e da arqueologia que nossos ancestrais pioneiros não estavam entrando em território virgem, haviam outras espécies humanas no mundo.

2. PARA ENTENDER PORQUE ESTAMOS AQUI E OS NEANDERTAIS NÃO, DEVEM,OS IR AONDE ELES VIVIAM

2.1. Os NEANDERTAIS viviam em cavernas (ultimo local aonde encontraram vestigios deles foi a Caverna de Gorham).

2.2. Na caverna pedras e moluscos marinhos provam que os NEANDERTAIS consumiam moluscos marinhos, as ferramentas que eles usavam mostra sua inteligência.

2.2.1. Na Europa HOMO SAPIENS invadiram o território dos NEANDERTAIS Poucos anos após a chagada dos HOMO SAPIENS á Europa, os NEANDERTAIS e demais espécies humanas anteriores foram extintos. Considera-se o motivo de nossa sobrevivência foi à inteligência superior.

2.2.1.1. Há uma semelhança no tamanho das caixas cranianas, o cérebro de um NEANDERTAL era quase o tamanho do nosso (HOMO SAPIENS). Se dependessem do tamanho do cérebro um NEANDERTAL e o HOMO SAPIENS não eram mais inteligentes, seus cérebros eram idênticos.

2.3. Sua extinção se deu por uma drástica mudança climática na Europa, as florestas deram lugar a paisagens abertas onde o homem moderno prosperou.

2.3.1. O homem moderno fazia as suas ferramentas comprida e estreita, era tão inteligente quanto nós, mais faziam as coisas diferentes.

3. O QUE NOS TORNA AS PESSOAS QUE SOMOS?

3.1. O surgimento da mente humano é um dos mistérios uma questão que foi enfrentada pela religião, filosofia e ciência.

3.2. Cientista traz a resposta física: mente é igual produto do cérebro.

3.3. Nosso cérebro hoje como pensou, agimos, sentimos é conseqüência direta da luta de nossos ancestrais pela sobrevivência.

4. História Humana

4.1. Ela iniciou na África (VALA RIFTE)

4.1.1. Cientistas recentes observando as rochas do local para ver como era o habitat há milhões de anos.

4.1.1.1. Durante nossa evolução essa área mudava a cada poucas centenas de anos. A mudança rápida dificultava adaptar-se fisicamente.

4.1.1.1.1. Os macacos daqui aprenderam a mudar o comportamento, apenas quem fosse inteligente conseguia encontrar novos meios de obter água e alimento conforme a paisagem mudava sobreviveria e transmitiria seus genes.

4.2. COMPORTAMENTO

4.2.1. O comportamento não pode ser observado através de registros fósseis, por isto é estudo a partir dos chimpanzés ( sendo eles nosso primos próximos).

4.2.1.1. Ao observamos conclui-se que herdamos o cérebro deles, temos senso de consciência, o modo de viva em grupos.

4.2.1.1.1. Mais nos diferimos por uma característica: nossos olhos são exclusivos, somos os únicos animais do planeta a mostrar o branco dos olhos, sabemos o que se pensa só de olhar nos olhos. (podemos literalmente ler pensamentos).

5. CONCLUSÃO

5.1. Toda essa mudança cultural deve estar ligada a uma mudança biológica de nosso cérebro. Com aumento da população, e trocas de informações e idéias, o nosso mundo evoluiu criando maior chance de invenção e inovação. As idéias adquirem vida própria competindo entre si, melhorando e proliferando; essa é a evolução cultural.

5.1.1. Evoluímos para pensar e agir de maneira que se mostram extremamente exitosas. Temos uma capacidade incomparável de colaborar uns com os outros, de se comunicar, entender o que os outros pensam e sentem e de produzir cultura e tecnologia.

5.1.1.1. Conforme nossa população crescia aumentava os efeitos cumulativos das contribuições das pessoas para a sociedade, geração após geração, isso tudo se resume ao nosso cérebro incrivelmente complexo e inteligente.

5.2. Criamos um mundo para nós que mudou radicalmente. Como evoluímos nosso cérebro se nossos ancestrais viveram uma vida simples e fabricavam ferramentas de ferro e madeira?

5.2.1. Capacidade de nos expandirmos por vivermos mais tempo com os avós ajudando a criar nossos filhos de cérebro grande e obtermos uma rara combinação de evolução biológica e cultural que nos leva a fabricação de simples ferramentas de pedra a criar imensos edifícios no mundo moderno.