Iniziamo. È gratuito!
o registrati con il tuo indirizzo email
Castração bovino de corte da Mind Map: Castração bovino de corte

1. A castração em gado de corte é realizada em vários sistemas de produção para reduzir agressão entre animais, aumentar a segurança do homem, evitar o risco de prenhez não planejada no rebanho e aumentar a eficiência produtiva.

2. A idade à castração de bovinos de corte é questionada freqüentemente por produtores, pois seus efeitos irão influenciar de diferentes formas a resposta produtiva do animal. Os efeitos da castração estão diretamente relacionados com a idade em que é feito o procedimento. Quando for possível, os bezerros devem ser castrados antes dos três meses de idade, ou na primeira oportunidade que surgir após essa idade usando métodos que causem a menor dor ou sofrimento ao animal. Produtores devem procurar aconselhamento veterinário sobre uso da analgesia ou anestesia em bovinos de corte, sobretudo para animais mais velhos.

3. Tabela 1: Características das diferentes idades a castração

3.1. A escolha da idade à castração deve ser ponderada dos pontos de vista prático e econômico em função do sistema de produção. Em sistemas de produção nos quais a castração é uma prática requerida, a realização da mesma logo após o nascimento é aparentemente a melhor idade, devido à menor possibilidade de estresse e de não comprometer o desempenho futuro quando comparada com as outras idades de castração estudadas.

4. Desvantagens

4.1. Se a castração for realizada logo após o nascimento, a desvantagem é que esse animal não aproveita o efeito anabólico do hormônio produzido nos testículos, mas tem menos riscos e estresse no animal.

4.2. A castração na hora da desmama tem a desvantagem do desencadeamento de dois estresses, o do desmame e da castração. Porém, o risco é moderado. Se for castrar boi com 12 meses ou início da puberdade, tem a desvantagem de conter o animal para o procedimento, causar um forte estresse e o risco de perder esse animal já com um valor de mercado considerado.

5. Métodos de castração

5.1. Dos métodos utilizados para castrar machos bovinos, os mais praticados são: Torquês ou burdizzo: assim chamado porque o objeto serve para esmagar as veias, artérias, canais e ligamentos dos órgãos reprodutores. Ablação dos testículos: também conhecido como “castração a canivete”. Consiste em se fazer um corte na bolsa escrotal e retirar os testículos do animal. Imunocastração, que, por meio de injeção, elimina a dor e o desconforto do animal.

6. Vantagens