FORMAS DE GERAÇÃO DE ENERGIA E FONTES DE ENERGIA

Iniziamo. È gratuito!
o registrati con il tuo indirizzo email
FORMAS DE GERAÇÃO DE ENERGIA E FONTES DE ENERGIA da Mind Map: FORMAS DE GERAÇÃO DE ENERGIA E FONTES DE ENERGIA

1. fontes de energia

1.1. Contudo, como são encontradas diretamente na natureza, esta matéria-prima necessita passar por uma transformação antes de gerar energia. O carvão, o petróleo, as águas dos rios e dos oceanos, o vento e certos alimentos são alguns exemplos de fontes energéticas. A energia gerada será empregada em diversos fins como os transportes, indústria, agricultura, uso doméstico, etc.

1.2. Fontes de energia são matérias-primas que direta ou indiretamente produzem energia para movimentar máquinas.

2. Energia renováveis e não renováveis

2.1. As fontes de energia ou recursos energéticos podem ser classificados em dois grupos: energias renováveis e não renováveis.

2.2. Energias renováveis são aquelas que se regeneram espontaneamente ou através da intervenção humana. São consideradas energias limpas, pois os resíduos deixados na natureza são nulos.

2.2.1. Alguns exemplos de energias renováveis são: Hidrelétrica - oriunda pela força da água dos rios; Solar - obtida pelo calor e luz do sol; Eólica - derivada da força dos ventos, Geotérmica - provém do calor do interior da terra; Biomassa - procedente de matérias orgânicas; Mares e Oceanos - natural da força das ondas; Hidrogênio - provém da reação entre hidrogênio e oxigênio que libera energia.

2.3. Energias não renováveis são aquelas que uma vez esgotadas, não podem mais ser regeneradas,pois é necessário muito tempo para sua formação na natureza. Apesar de serem encontradas na natureza em grandes quantidades, têm reservas finitas. São consideradas energias poluentes, porque sua utilização causa danos para o meio-ambiente.

2.3.1. Exemplos de energia não renováveis: Combustíveis fósseis: como o petróleo, o carvão mineral, o xisto e o gás natural; Energia Nuclear: que necessita urânio e tório para ser produzid

3. formas de geração de energia

3.1. biomassa

3.1.1. Biomassa é a massa total de organismos vivos numa área. Esta massa constitui uma importante reserva de energia, pois é formada essencialmente por hidratos de carbono. Do ponto de vista energético, para fins de outorga de empreendimentos do setor elétrico, biomassa é todo recurso renovável oriundo de matéria orgânica (de origem animal ou vegetal) que pode ser utilizada na produção de energia.

3.2. eólica

3.2.1. Energia eólica é a energia cinética contida nas massas de ar em movimento (vento). Seu aproveitamento ocorre por meio da conversão da energia cinética de translação em energia cinética de rotação, com o emprego de turbinas eólicas – também denominadas aerogeradores – para a geração de eletricidade, ou de cata-ventos (e moinhos), para trabalhos mecânicos como bombeamento d’água.

3.3. solar

3.3.1. A energia solar é aquela energia obtida pela luz do Sol que pode ser captada com painéis solares. É uma fonte de vida e de origem da maioria das outras formas de energia na Terra. A energia solar chega ao planeta nas formas térmica e luminosa.

3.4. geotérmica

3.4.1. A energia geotérmica (ou geotermal) é aquela obtida pelo calor que existe no interior da Terra. Os principais recursos são os gêiseres – fontes de vapor no interior da Terra que apresentam erupções periódicas.

3.5. Marítima

3.5.1. A água é o recurso natural mais abundante do planeta e uma das poucas fontes para produção de energia que não contribui para o aquecimento global. Além disso, é renovável.

3.6. Nuclear

3.6.1. A energia nuclear ou nucleoelétrica é proveniente da fissão do urânio em reator nuclear. Apesar da complexidade de uma usina nuclear, seu princípio de funcionamento é similar ao de uma termelétrica convencional, na qual o calor gerado pela queima de um combustível produz vapor, que aciona uma turbina, acoplada a um gerador de corrente elétrica.