Introdução à Cartografia

Iniziamo. È gratuito!
o registrati con il tuo indirizzo email
Introdução à Cartografia da Mind Map: Introdução à Cartografia

1. Tópico 6

1.1. Cartografia e suas escalas

1.2. Basicamente existem dois tipos de escalas ou duas formas de representação da escala: escala gráfica e escala numérica.

2. Tópico 7

2.1. Alguns ramos da cartografia

2.2. Apesar de, atualmente ser considerada uma destrinça com algumas deficiências, a distinção da Cartografia a partir da sua função continua a ser dominantemente referida e reconhecida, dividindo-se tradicionalmente a atividade cartográfica em três ramos: Cartografia Topográfica, Cartografia Hidrográfica e Cartografia ...

3. Tópico 8

3.1. Qual a diferença entre geografia e Cartografia

3.2. A Geografia ensina a ler o mundo por meio da cartografia que se dá por meio da abstração espacial, sendo esta a capacidade de reconhecer a dinamicidade que configura a fisionomia do espaço. no Ensino Básico: uma relação complexa – percursos e possibilidades.

4. Tópico 9

4.1. Você sabe os principais elementos de um mapa?

4.2. Título: Local, Assunto, Data. Legenda: o que os símbolos significam. Orientação: as direções cardeais. Coordenadas geográficas: Latitude e Longitude. Escala: convém a escala gráfica. Projeção cartográfica. Representação gráfica. Encarte de localização.

5. Tópico 10

5.1. Qual a conclusão da cartografia

5.2. Passaram a ter também a função de transmitir conhecimentos para favorecer a dominação e o controle de territórios. Isso levou a cartografia a grandes avanços técnicos, tornando os mapas cada vez mais fiéis à realidade. Em cartografia, diferenciam-se os mapas de outras representações, como a carta

6. Tópico 12

6.1. Latitude e Longitude

6.2. Latitude e Longitude são conceitos essenciais que tratam das linhas imaginárias do Equador e do Meridiano de Greenwich, fundamentais para a cartografia. Referem-se ao posicionamento ou coordenadas geográficas de um lugar do planeta Terra.

6.3. Suas funções

6.4. As latitudes e as longitudes são as linhas imaginárias responsáveis pela formação das coordenadas geográficas. O sistema de Coordenadas Geográficas é uma forma de representação cartográfica utilizada para representar e localizar qualquer ponto da superfície terrestre.

7. Movimentos da Terra, coordenadas geográficas, meridianos e paralelos.

7.1. Tópico 1

7.1.1. Paralelos e Meridianos

7.1.1.1. Tópico 2

7.1.1.1.1. Movimentação da terra

7.1.1.1.2. Além da rotação e da translação, a Terra realiza outros movimentos, com destaque para a nutação (oscilação do eixo de rotação da Terra), revolução (deslocamento da Terra em torno do centro da Via Láctea) e precessão dos equinócios (movimento do eixo da Terra).

7.1.1.1.3. Quantos movimentos a terra faz

7.1.1.1.4. A Terra realiza, ao todo, catorze movimentos, incluindo aqueles que ocorrem com o Sistema Solar, a Via Láctea e o universo, que está sempre em movimento e expansão. No entanto, para nós, um dos mais importantes movimentos é a rotação, que nada mais é do que o “giro” que a Terra executa em torno de si mesma.

7.1.2. Os meridianos são as linhas imaginárias dispostas verticalmente sobre o globo terrestre, formando semicírculos, ou seja, curvas que representam a metade de um círculo. Como todos os meridianos possuem o mesmo tamanho, não há diferenças técnicas entre um e outro, o que fez com que o meridiano principal fosse escolhido por meio de uma convenção realizada em Washington D.C. no final do século XIX

7.1.3. Os paralelos são, pois, linhas imaginárias dispostas sobre o eixo do globo terrestre no sentido horizontal, formando círculos que são maiores na parte central, entre o norte e o sul, e menores nas proximidades dos polos. O maior e mais importante desses paralelos é a Linha do Equador por dividir o planeta em hemisfério norte (também chamado de Boreal e Setentrional) e hemisfério sul (chamado também de Austral e Meridional).

8. Tópico 1

8.1. Qual o conceito da cartografia?

8.2. Hoje entendemos cartografia como a representação geométrica plana, simplificada e convencional de toda a superfície terrestre ou de parte desta, apresentada através de mapas, cartas ou plantas.

9. Tópico 2

9.1. Quais são os principais conceitos de cartografia?

9.2. A cartografia, como sabemos, é a área do conhecimento responsável pela elaboração e estudo dos mapas e representações cartográficas em geral, incluindo plantas, croquis e cartas gráficas.

10. Tópico 3

10.1. Como entender a Cartografia

10.2. Ao se preparar para resolver os exercícios de cartografia, a principal dica é que o estudante analise bem os elementos do mapa, como legenda, título, fontes e contexto. “O mapa é uma linguagem igual a um texto, só que, em alguns casos, pode até ser de interpretação mais difícil

11. Tópico 4

11.1. Como é feita a Cartografia nos dias de hoje

11.2. Hoje, a cartografia é feita por meios modernos, como as fotografias aéreas (realizadas por aviões) e o sensoriamento remoto por satélite. Além disso, com os recursos dos computadores, os geógrafos podem obter maior precisão nos cálculos, criando mapas que chegam a ter precisão de até 1 metro.

12. Tópico 5

12.1. Qual a sua origem

12.2. A cartografia surgiu devido à necessidade do homem de se localizar, curioso em conhecer o mundo que vivia.

13. Tópico 11

13.1. Fuso horário

13.2. Para dar uma volta completa em torno de si, o planeta gira 360º e faz isso em um dia, ou seja, em 24 horas. Dessa forma, foram determinadas 24 faixas longitudinais (no sentido norte-sul do globo) de 15º. Cada faixa, denominada de fuso horário teórico ou astronômico, corresponde, portanto, a 1 hora.

14. Tópico 13

14.1. Projeções cartográficas

14.2. Projeções cartográficas são representações da superfície esférica da Terra em um plano, possibilitando a construção de um mapa. Um mapa corresponde à representação aproximada da superfície terrestre em um plano utilizando as coordenadas geográficas.