Danças e Ritmos Brasileiros

Just an initial demo map, so that you don't start with an empty map list ...

Iniziamo. È gratuito!
o registrati con il tuo indirizzo email
Danças e Ritmos Brasileiros da Mind Map: Danças e Ritmos Brasileiros

1. Bumba meu boi

1.1. É uma dança dramática do ciclo natalício, espalhada por todo o Brasil com variedades locais, cuja personagem central faz parte do folcore da região norte, é um boi que morre e ressuscita. Utiliza principalmente os seguintes instrumentos: maracá, zabumba, pandeirão, entre outros.

1.2. https://www.youtube.com/watch?v=07UTOrhONH0

2. Ciranda

2.1. Cantiga de roda infantil, de origem portuguesa. É mais conhecida entre as crianças com o nome de cirandinha, aplica-se também à dança de roda para adultos muito popular no litoral brasileiro.

2.2. http://www.youtube.com/watch?v=UvNru-FXDxA

3. Samba

3.1. Samba vem de semba,ritmo que os escravos tocavam nas senzalas.Na Bahia foi se transformando e foi chamado de ''samba de roda'' até chegar ao Rio de Janeiro, onde ganhou este fomato que nós conhecemos hoje em dia, é uma dança tipica brasileira, geralmente dançada no carnaval. O samba tem ritmo sincopado e danças sensuais.

3.1.1. Vídeo:

3.2. https://www.youtube.com/watch?v=hVUUYiINSe0

4. Frevo

4.1. É um ritmo musical que contém dança, originário do estado de Pernambuco e que mistura elementos do maxixe, da marcha e da capoeira. Caracteriza-se por ser um ritmo acelerado e sincopado, cuja dança tem passos acrobáticos e soltos.

4.2. http://www.youtube.com/watch?v=eV-ti_i4m7I

5. Jongo

5.1. É uma dança rural cantada, espécie de samba rural, de origem africana, cuja coreografia difere de uma localidade para outra. É mais violenta e acompanhada de instrumentos de percussão.

5.2. http://www.youtube.com/watch?v=PCkM3cYERig

6. Caterete

6.1. Dança de origem africana, muito popular na zona rural.Também conhecida como catira. Dança-se em duas filas, uma de homens e outra de mulheres, uns diante dos outros ao som de palmas e bate-pés, sendo acompanhado por duas violas.

6.2. http://www.youtube.com/watch?v=4p4GBSc8pF0&noredirect=1

7. Maracatu

7.1. Ritmo proviniente da Zona da Mata de Pernambuco , podendo ser de baque solto ou de baque virado, a presença de instrumentos percussivos torna o ritmo frenético.

7.2. https://www.youtube.com/watch?v=MNLrzCpOQu8 https://www.youtube.com/watch?v=kcD7lFzodBw