Análise do comportamento do consumidor

Mapa

Iniziamo. È gratuito!
o registrati con il tuo indirizzo email
Análise do comportamento do consumidor da Mind Map: Análise do comportamento do consumidor

1. Consumidor :

1.1. Quais são os desejos que sente?

1.1.1. Os desejos dependem das necessidades que aprendemos ao longo da vida que dependem da nossa cultura, nossas crenças, nosso estilo de vida, entre outros aspectos.

1.1.1.1. Cultura do consumo | Ascenção Social | Pouco tempo para atividades domesticas

1.2. Como avalia o valor para aquisição ?

1.2.1. O consumo é motivado por cinco grupos de motivos: funcionais, sociais, emocionais, epistêmicos e situacionais.

1.2.1.1. Quando avaliamos o produto o produto 4 entre os 5 são percebidos como possivelmente característicos para o perfil de consumidor : Funcionais — consumo motivado pela função do produto (benefícios utilitaristas). Sociais — consumo motivado pela necessidade de aceitação social do indivíduo. Emocionais — consumo motivado pelas emoções despertadas ou associadas a marcas, produtos e serviços. Epistêmicos — consumo ligado às necessidades do indivíduo de conhecer, ter contato com novidades e vivenciar nova experiências.

1.3. Quais benefícios espera receber ?

1.3.1. Percepção de relevância que o consumidor tem sobre o produto ou serviço, com base em suas necessidades, seus valores e seus interesses.

1.3.1.1. Envolvimento do cliente em três fatores pessoais, situação ou objeto:

1.4. Qual o perfil quando ao poder de compra ?

1.4.1. Levando em consideração divisões sociais

1.4.1.1. De acordo com o custo x benefício e possibilidade comprometimento de renda.

2. Processo de Decisão de Compra:

2.1. Etapas do comportamento do processo de decisão :

2.1.1. Reconhecimento de necessidade

2.1.1.1. Considerando a perspectiva do produto antes, durante e depois da sua aquisição . Avalia o produto com indispensável para o seu dia a dia e seu principal estimulo é o "externo".

2.1.2. Busca de informações

2.1.2.1. Consulta naWeb . Blogs . Sites de reclamação . Vídeos no Youtube. Outros consumidores.

2.1.3. Avaliação das alternativas pré compra

2.1.3.1. Busca maximizar seu investimento , fazendo a relação custo benefício . Relaciona a compra e compara com outros sites ou lojas visitas para melhor oferta.

2.1.4. Decisão de compra

2.1.4.1. Satisfaz suas necessidades estando compatível com a seu dinheiro ou condição de pagamento.

2.1.5. Consumo

2.1.5.1. Experimentar , usar efetivamente .

2.1.6. Descarte

2.1.6.1. Descarte , ou no caso reutilização por se tratar de um bem durável.

3. Fatores de Influência Externa

3.1. Fatores Culturais

3.1.1. Crenças

3.1.1.1. Segundo Kotler (1998), a crença é um pensamento descritivo que uma pessoa sustenta sobre algo;

3.1.2. Valores

3.1.2.1. Valores são o conjunto de características de uma determinada pessoa ou organização que determinam a forma como estas se comportam e interagem com outros indivíduos e com o meio ambiente. Existem diversos tipos de valores: estéticos, religiosos, éticos, profissionais, familiares etc

3.1.3. Hábitos

3.1.3.1. Inclinação por alguma ação, ou disposição de agir constantemente de certo modo, adquirida pela frequente repetição de um ato

3.1.4. Rituais

3.1.4.1. Rituais associados ao comportamento de compra: Aquisição , posse, troca, embelezamento , despojamento.

3.1.5. Símbolos

3.1.5.1. Qualquer coisa usada para representar ou substituir outra, estabelecendo uma correspondência ou relação entre elas. 2 Aquilo que, em determinada cultura, apresenta valor evocatório ou místico. 3 Ser, objeto ou imagem ao qual se pode atribuir mais de um significado.

3.1.6. Modo

3.1.6.1. Forma ou maneira de expressão; estilo

3.2. Sociais

3.2.1. Grupos de Referência

3.2.1.1. Para Churchill e Peter (2000, p. 16), “os grupos de referência são aqueles grupos de pessoas que influenciam os pensamentos, os sentimentos e os comportamentos do consumidor”. Essa influência pode afinidade pode ocorrer de maneira direta sobre o indivíduo e tem possui duas classificações : Primária e Secundária

3.2.2. Líderes de Opinião

3.2.2.1. Lideres de opinião é uma categoria de influenciador digital , que tem prodfundo conhecimento e pesquisa sobre produtos ou temas , em geral com aporte técnico ou hipótese bem estruturadas.

3.2.3. Propaganda

3.2.3.1. Propaganda é uma estratégia de persuasão para fins ideológicos, com o objetivo de promover alguma ideia, princípio, doutrina, causa ou prática. Para isso, ela apela para recursos psicológicos, que mexem com emoções, opiniões e sentimentos, e motiva a ação a partir deles

4. Fatores de Influência Interna

4.1. Fatores Pessoais

4.1.1. Idade

4.1.1.1. Tem importante papel para que seja definido inicialmente qual classificação de geração o consumidor está inserido , exemplo: Daby boomer, Geração X, Geração Y , Geração Z .

4.1.2. Ciclo de Vida

4.1.2.1. Indicações do tipo : Renda, quantidade de filhos e o gênero.

4.1.3. Ocupação

4.1.3.1. Atividades econômicas e geração de valor do âmbito social

4.1.4. Condições econômicas

4.1.4.1. Indicações de quais potenciais financeiros o consumidor possuir e qual a condição de crédito .

4.1.5. Estilo de vida

4.1.5.1. Aspectos comportamentais, expressos geralmente sob a forma de padrões de consumo, rotinas, hábitos ou uma forma de vida adaptada ao dia a dia

4.1.6. Autoconceito

4.1.6.1. Conhecimento de si mesmo, das próprias características, sentimentos, inclinações

4.2. Fatores Psicológicos

4.2.1. Motivação

4.2.1.1. Temos fontes ideológicas que se complementam neste pondo: Uma rocura responder questões sobre a natureza humana , outra indica que temos dois fatores , os satisfatórios e os insatisfatorios . Outra fonte indica que a motivação parte do pensamento ou cognição e uma aprendizagem anterior.

4.2.2. Percepção

4.2.2.1. As características individuais de personalidade também podem determinar um padrão de comportamento. Essas características pessoais determinariam a percepção do ambiente, influenciando, dessa maneira, a motivação (MAN-TELLO, 2012).

4.2.3. Aprendizado

4.2.3.1. Na literatura, diversos autores falam sobre as influências internas e externas na tomada de decisão (SOLOMON, 2002; KOTLER; KELLER, 2006). Dentre esses fatores, Solomon (2016) acredita que o consumidor sofre influências culturais, sociais, pessoais e psicológicas.

4.2.4. Crenças

4.2.4.1. Crenças são ideias generalizadas sobre um tema, que organizam nossa percepção e definem nosso comportamento sobre este tema com a função de nos adaptar. Além disso, elas também definem como avaliamos os resultados e comportamentos que temos sobre o tema

5. Conclusões

5.1. Tendências de mudanças no comportamento do consumidor para os próximos anos , considerando os movimentos do consumidor 2.0 e 4.0

5.1.1. Estamos em meio a uma revolução digital e o comportamento do consumidor 2.0 será transformado gradativamente com a advento da inteligência artificial. O próximo nível de consumidor terá , muito provavelmente, a sua disposição painéis estatísticos indicando opiniões e classificação de experiências , podendo inclusive com base em seu próprio comportamento de consumo ter uma indicação de um possível nível se satisfação que ele terá ao realizar uma compra de um produto ou contratação de um serviço. As nossas interações em redes sociais poderão ainda alimentar de maneira mais significativa essa espécie de algoritmo sobre nós mesmo. A realidade aumentada provavelmente será a porta de entrada para a experiência de nova identidade virtual com a disseminação do Metaverso e teremos possíveis correlações entre os diferentes tipos de expectativas que teremos sobre os dois mundos e a analise de como isso poderá influenciar no nosso comportamento de consumo em ambos os ambientes.