Matrizes teóricas e espaços de atuação presentes na psicologia

Iniziamo. È gratuito!
o registrati con il tuo indirizzo email
Matrizes teóricas e espaços de atuação presentes na psicologia da Mind Map: Matrizes teóricas e espaços de atuação presentes na psicologia

1. psicologia social

1.1. Psicologia social é um ramo de estudo da psicologia que se foca na análise do comportamento do indivíduo perante as suas relações sociais.

1.2. A psicologia social psicológica se limita a explicar as ações do indivíduo a partir dos estímulos que recebe do exterior (os seus sentimentos, comportamentos e pensamentos, por exemplo). seu problema chave e identificar os traços que ligam os indivíduos aos grupos( método qualitativo).

1.3. recebeu influencia de le bon (184/1931) psicólogo social, sociólogo e físico amador francês. Foi o autor de várias obras nas quais expôs teorias de características nacionais, superioridade racial, comportamento de manada e psicologia de massas.

1.3.1. seu autor foi psicólogo alemão-americano, nasceu em 9 de setembro de 1890 em Mogilno; morreu em Newtonville, Massachusetts, Estados Unidos, em 12 de fevereiro de 1947.

1.3.1.1. espaço de atuação:psicologia do transito,educacional , psicologia do trabalho.

2. estruturalismo

2.1. primeira definição de psicologia como ciência ,tem como autores wundt e titchener. wundt em 1879 fundou o primeiro laboratório experimental em Leipzig, Alemanha.. Titchener (1867-1927) foi um psicólogo estruturalista britânico. Estudou em Leipzig, Alemanha com o mestre Wundt.

2.2. O objeto de estudo era a consciência, a experiência consciente do indivíduo fase uma dada situação (pensamentos, emoções) e usava o método de introspecção controlada, em condições laboratoriais, pelo que se distingue da auto-observação na primeira pessoas que pode ser feita por qualquer pessoa (não treinada), em qualquer altura e sem quaisquer intenções científicas.

2.3. problema chave: investigar as estruturas do funcionamento mental consciente e tem como espaço de atuação a psicologia educacional, pode se enquadrar em ciência da experiencia humana.

3. psicanálise

3.1. Psicanálise é um ramo clínico teórico que se ocupa em explicar o funcionamento da mente humana, ajudando a tratar distúrbios mentais e neuroses. O objeto de estudo da psicanálise concentra-se na relação entre os desejos inconscientes e os comportamentos e sentimentos vividos pelas pessoas. seu autor e o neurologista austríaco Sigmund Freud (1856 / 1939)

3.2. sofreu influencia de nietzsche(1844/1900) um filósofo, crítico cultural, poeta e compositor prussiano do século XIX, nascido na atual Alemanha. E também da filosofia , anatomia cerebral, neurologia e psiquiatria

3.3. utiliza o método de associação livre(*o paciente é orientado a dizer o que lhe vier à cabeça, deixando de dar qualquer orientação consciente a seus pensamentos. ) seu espaço de atuação :hospitais, clinicas ,abrigos, creches e psicologia jurídica. se enquadra em ciências clinicas

4. cognitivismo

4.1. corrente da psicologia que se especializa no estudo da *cognição (*os processos da mente relacionados com o conhecimento).. O cognitivismo procura perceber de que forma é que as pessoas entendem/percepcionam a realidade em que vivem a partir da transformação da informação sensorial. utilizam o método de investigação.

4.1.1. tem como espaço de atuação psicologia escolar e pode se considerado ciências humanas

4.2. foi influenciado por Piaget (1896/1980) um biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX

4.3. teve influencia da *neuropsicologia( estudo as relações entre o cérebro e o comportamento humano).

4.4. autor Ulric Neisser (1928/2012) foi um psicólogo norte-americano de origem alemã e membro da Academia Nacional de Ciências dos EUA. Ele foi referido como o "pai da psicologia cognitiva ".

5. funcionalismo

5.1. foi o primeiro sistema de psicologia exclusivamente americano , influenciado por charles darwin um naturalista britânico famoso pela sua teoria da adaptação e pela neurofisiologia (ramo da fisiologia que cuida do sistema nervoso.)

5.1.1. tem como objeto de estudo a experiencia comum consciente, fazendo uma analise da mente e usa o método de *introspecção (*Os indivíduos eram submetidos a estímulos numa situação padronizada; auto-observando-se descreviam a observadores treinados o que sentiam e assim permitiam a análise dos processos mentais consciente ).

5.1.1.1. pode ser concideada ciência da experiencia humana e tem seu espaço de atuação em psicologia escolar;

5.2. autor william james (1842/1910) um dos fundadores da psicologia moderna e importante filósofo ligado ao *pragmatismo; formado como médico. (*Doutrina filosófica que adota como critério da verdade a utilidade prática, identificando o verdadeiro como útil; senso prático.)

6. gestalt

6.1. é uma doutrina da psicologia baseada na ideia da compreensão da totalidade para que haja a percepção das partes.faz parte dos estudos da percepção humana,

6.1.1. autores foram Kurt Koffka( (1886-1941)) filosofo e psicologo.. Köhler (1887/ 1967 ) professor de psicologia e Max Werteimer.(1180/1943) psicologo.

6.2. recebe influencia de cristian von (1856/1932) , um filósofo austríaco.. utiliza o método percepção (estímulos fornecidos pelo meio e a resposta do indivíduo.)

6.2.1. espaço de atuação:psicologia clinica, hospitais,organizações com dinâmica de grupo ,publicidade e psicologia do esporte. ciência clinica

7. behaviorismo

7.1. Behaviorismo, também chamado de Comportamentalismo e Psicologia Comportamental, é um termo que abrange diversas teorias da psicologia que tem como principal objeto de estudo o comportamento. Essa escola de psicologia foi fundada por John B. Watson (1878/1921), que era professor de psicologia animal. e por skinner (1904/1990)autor e psicólogo norte-americano. Conduziu trabalhos pioneiros em psicologia experimental e foi o propositor do behaviorismo radical.

7.1.1. utiliza o método da experiencia e tem como problema chave prever e controlar o comportamento. pode se enquadrar em psicologia clínica e seus espaços de atuação são: psicologia da educação e psicologia do trabalho

7.2. teve influencias de jonh locke ( 1632/ 1704) foi um filósofo inglês considerado o principal representante do *empirismo (movimento filosófico que acredita nas experiências humanas como únicas responsáveis pela formação das ideias e conceitos existentes no mundo.é caracterizado pelo conhecimento científico, quando a sabedoria é adquirida por percepções)

7.2.1. outra influencia da frenologia , estudo da estrutura do crânio de modo a determinar o caracter pessoa e sua capacidade mental..